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Desde o seu nascimento, toda pessoa interage com objetos do mundo letrado e, segundo Faria e Kuhnen (Ostetto org., 2012), não se pode negar à criança o seu desejo de interagir de forma mais efetiva e significativa com esses objetos. Consequentemente, a educação infantil deverá assegurar a existência de:

Desde o seu nascimento, toda pessoa interage com objetos do mundo letrado e, segundo Faria e Kuhnen (Ostetto org., 2012), não se pode negar à criança o seu desejo de interagir de forma mais efetiva e significativa com esses objetos. Consequentemente, a educação infantil deverá assegurar a existência de:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A interação das crianças com o mundo letrado começa desde os primeiros anos de vida, conforme destacam Faria e Kuhnen (Ostetto org., 2012). Essa relação inicial com textos, livros e outros materiais escritos é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Negar a ela a oportunidade de explorar esses objetos de forma significativa seria limitar seu potencial de aprendizagem e compreensão do mundo.

Diante disso, a educação infantil deve priorizar estratégias que permitam às crianças não apenas ter contato com a escrita, mas também compreender sua função social. Isso significa ir além de atividades mecânicas ou preparatórias para o ensino fundamental, como sugerido na alternativa A, ou mesmo evitar o contato com livros e revistas, como propõe a opção B. Da mesma forma, a aplicação de testes precoces, conforme a alternativa D, não contribui para uma abordagem significativa da linguagem escrita.

A alternativa correta, portanto, é a C, que defende a criação de espaços onde a criança possa vivenciar e entender o papel da escrita em sua vida cotidiana. Essa abordagem respeita o desenvolvimento infantil e promove uma relação autêntica e prazerosa com a leitura e a escrita, preparando a criança não apenas para a alfabetização formal, mas para uma participação ativa na sociedade letrada.

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