Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em uma classe com crianças de aproximadamente 4 e 5 anos de idade, o professor dispôs tampinhas em fileira alternando suas cores, azul e amarelo. Em seguida, perguntou quem era capaz de descobrir a cor da próxima tampinha que ele iria incluir na fileira. Essa atividade tem por objetivo desenvolver a capacidade de:

Em uma classe com crianças de aproximadamente 4 e 5 anos de idade, o professor dispôs tampinhas em fileira alternando suas cores, azul e amarelo. Em seguida, perguntou quem era capaz de descobrir a cor da próxima tampinha que ele iria incluir na fileira. Essa atividade tem por objetivo desenvolver a capacidade de:

Resposta:

A alternativa correta é E)

Em uma classe com crianças de aproximadamente 4 e 5 anos de idade, o professor realizou uma atividade utilizando tampinhas coloridas, dispostas em fileira com cores alternadas (azul e amarelo), e questionou os alunos sobre qual seria a próxima cor a ser adicionada. Essa dinâmica tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas específicas nas crianças.

A alternativa correta é a letra E) seriação, pois a atividade proposta pelo professor estimula a capacidade de perceber e continuar um padrão sequencial, elemento fundamental da seriação. A seriação envolve a organização de objetos ou elementos em uma ordem lógica e previsível, como cores, tamanhos ou formas, seguindo uma regra clara. Neste caso, as crianças precisam identificar o padrão alternado das cores (azul, amarelo, azul, amarelo...) e prever qual tampinha virá a seguir.

As outras alternativas não se aplicam diretamente ao contexto da atividade:

  • A) Conservação: refere-se à compreensão de que a quantidade de um objeto não muda mesmo que sua forma ou disposição seja alterada, o que não é o foco aqui.
  • B) Medição: envolve comparar grandezas utilizando unidades de medida, algo não relacionado à sequência de cores.
  • C) Classificação: consiste em agrupar elementos por características comuns, mas não em ordená-los em uma sequência.
  • D) Comparação: está ligada a identificar semelhanças e diferenças entre objetos, mas não à continuidade de um padrão.

Portanto, a atividade proposta pelo professor visa principalmente o desenvolvimento da seriação, habilidade essencial para o raciocínio lógico e a resolução de problemas em etapas posteriores da aprendizagem infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *