Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Há crianças que ingressam nas unidades de educação infantil recitando sequências numéricas. A contagem de objetos, porém, envolve colocar em ação, gradativamente, um procedimento termo a termo entre os nomes dos numerais e os objetos a serem contados. Para explorar o sistema numérico oral com as crianças e evitar a mecanização, é necessário que elas:

Há crianças que ingressam nas unidades de educação infantil recitando sequências numéricas. A contagem de objetos, porém, envolve colocar em ação, gradativamente, um procedimento termo a termo entre os nomes dos numerais e os objetos a serem contados. Para explorar o sistema numérico oral com as crianças e evitar a mecanização, é necessário que elas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O processo de aprendizagem numérica na educação infantil vai muito além da simples memorização de sequências. Enquanto algumas crianças chegam à escola já capazes de recitar números, a verdadeira compreensão matemática exige a construção de significados e relações entre os símbolos numéricos e o mundo concreto.

A alternativa correta (B) destaca a importância das vivências cotidianas no desenvolvimento do pensamento matemático infantil. Essa abordagem está alinhada com as teorias construtivistas, que enfatizam a aprendizagem significativa através da interação com o ambiente. Quando as crianças contam objetos reais em situações do dia a dia - como distribuir lápis para os colegas ou organizar brinquedos - elas estabelecem conexões entre a linguagem matemática e sua aplicação prática.

As outras alternativas apresentam limitações importantes: a memorização mecânica (A) não garante compreensão conceitual; a cópia de números (C) é uma atividade motora sem necessária reflexão matemática; e as operações formais (D) são precoces para crianças em fase de construção dos conceitos básicos de número e quantidade.

Portanto, a abordagem mais adequada é aquela que transforma o ambiente escolar em um espaço de exploração e descoberta, onde as crianças possam vivenciar situações reais que demandem contagem e quantificação, construindo assim um conhecimento matemático significativo e duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *