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Leia as afirmativas a seguir:I. As instituições de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas para que possam se arriscar e, assim, vencer os desafios propostos, pois um ambiente rico e desafiador favorece a ampliação de conhecimentos a cerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem. Assim, na Educação Infantil, através de brincadeiras e atividades educacionais, as crianças podem formar conceitos e organizar seu esquema corporal baseadas em suas próprias experiências.II. A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade que partilha de uma determinada cultura. A criança não é marcada pelo meio social em que se desenvolve e não contribui com ele, não sendo considerada uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura. Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:
I. As instituições de Educação Infantil devem favorecer um
ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e
acolhidas para que possam se arriscar e, assim, vencer os desafios
propostos, pois um ambiente rico e desafiador favorece a
ampliação de conhecimentos a cerca de si mesmas, dos outros e
do meio em que vivem. Assim, na Educação Infantil, através de
brincadeiras e atividades educacionais, as crianças podem formar
conceitos e organizar seu esquema corporal baseadas em suas
próprias experiências.
II. A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em
uma sociedade que partilha de uma determinada cultura. A criança
não é marcada pelo meio social em que se desenvolve e não
contribui com ele, não sendo considerada uma abstração, mas um
ser produtor e produto da história e da cultura.
Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A importância do ambiente acolhedor e do papel social da criança na Educação Infantil

A primeira afirmativa apresenta uma visão essencial sobre o papel das instituições de Educação Infantil ao destacar a necessidade de um ambiente físico e social que proporcione segurança e acolhimento às crianças. Essa abordagem é fundamental, pois um espaço desafiador e enriquecedor estimula a exploração e a construção de conhecimentos sobre si mesmas, os outros e o mundo ao seu redor. Através das brincadeiras e atividades educativas, as crianças desenvolvem conceitos e organizam seu esquema corporal, consolidando aprendizagens baseadas em vivências concretas. Essa perspectiva está alinhada com as teorias contemporâneas de desenvolvimento infantil, que valorizam a experiência prática e o ambiente como facilitadores do crescimento.

Por outro lado, a segunda afirmativa contém uma contradição ao negar a influência do meio social no desenvolvimento da criança, afirmando que ela não é marcada por esse contexto nem contribui para ele. Essa ideia é equivocada, pois a criança é, de fato, um ser social e histórico, profundamente influenciado pela cultura e pela sociedade em que está inserida. Diversos estudos, como os de Vygotsky, comprovam que o desenvolvimento humano ocorre em interação com o meio, sendo a criança tanto produtora quanto produto de sua realidade social. Portanto, a afirmativa II é falsa ao desconsiderar essa relação dialética entre indivíduo e sociedade.

Assim, a alternativa correta é a B), pois a afirmativa I apresenta uma concepção válida e atualizada sobre a Educação Infantil, enquanto a II falha ao negar a dimensão sociocultural do desenvolvimento infantil. Essa análise reforça a importância de compreendermos a criança como um ser integral, que se constrói nas relações com o ambiente e com os outros, exigindo práticas pedagógicas que respeitem sua natureza social e individual.

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