O monitor de creche Flávio trabalha com uma turma de crianças de um ano de idade. Ele tem conhecimento de que a crianças, durante o primeiro ano de vida, processam informações, constroem conhecimentos e se expressam por meio das ações que realizam. Sendo assim, ele propõe, acertadamente, atividades em que elas possam se expressar e aprender por meio dos movimentos. Assinale a alternativa que apresenta a atividade que Flávio pode propor às crianças de sua turma, por ser adequada à faixa etária delas.
O monitor de creche Flávio trabalha com uma turma de
crianças de um ano de idade. Ele tem conhecimento de
que a crianças, durante o primeiro ano de vida, processam
informações, constroem conhecimentos e se expressam
por meio das ações que realizam. Sendo assim, ele propõe, acertadamente, atividades em que elas possam se
expressar e aprender por meio dos movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a atividade que
Flávio pode propor às crianças de sua turma, por ser adequada à faixa etária delas.
- A)Jogar peteca: colocar as crianças em círculo – ou uma de frente para o outra, no caso de apenas dois jogadores; elas devem jogar a peteca de um lado para outro, batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
- B)Agrupar algumas crianças e amarrar uma fralda na parte de trás da roupa de cada uma delas, como se fosse o rabo de um animal; a um sinal combinado, todas devem correr e tentar tirar a cauda dos amiguinhos.
- C)Colocar a criança no colo, segurar os bracinhos dela estendidos e fazer movimentos para frente e para trás cantando: “serra, serra, serrador, serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma, duas, três!”
- D)Brincar de “morto-vivo”: um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo: é ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Ao dizer “morto”, todos se deitam no chão, “vivo”, todos ficam de pé.
- E)Brincar de “passa-anel”: as crianças ficam em fila e uma delas passa pela fila tocando as mãos dos amiguinhos, deixando cair uma pedrinha nas mãos de um deles; terminada a fila, escolhe-se alguém para adivinhar com quem está a pedrinha.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O monitor de creche Flávio, ao trabalhar com crianças de um ano de idade, demonstra compreensão sobre o desenvolvimento infantil nessa fase. Nessa etapa, as crianças aprendem e se expressam principalmente por meio de ações e movimentos, ainda não possuindo habilidades motoras e cognitivas mais complexas. Portanto, a escolha de atividades deve ser adequada ao seu estágio de desenvolvimento.
Entre as opções apresentadas, a alternativa C) é a mais apropriada, pois envolve uma interação física simples e afetiva entre o adulto e a criança, com movimentos suaves e repetitivos acompanhados de uma cantiga. Essa atividade estimula o vínculo, o ritmo e a coordenação motora de forma segura e prazerosa para bebês de um ano.
As demais alternativas envolvem regras complexas (A, D, E) ou movimentos muito elaborados (B) que não são compatíveis com as capacidades de crianças tão pequenas. A atividade proposta na opção C) respeita as limitações e potencialidades dessa faixa etária, promovendo desenvolvimento por meio de uma experiência lúdica e acessível.
Deixe um comentário