O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:
indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre
ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do
conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:
- A)a partir de 4 anos de idade, até aproximadamente os 6 anos, a criança recorre a uma ação internalizada, presa à ação, orientada pelas aparências e baseando-se em dados perceptivos, mas ainda desconsiderando as transformações nos objetos.
- B)até cerca de, aproximadamente, 2 anos de idade, a criança constrói noções de objeto, espaço, tempo, causalidade por meio de experiências sobre as propriedades dos objetos, construindo assim seu esquema sensório-motor por meio de ações.
- C)o objetivo do ensino das noções sociais ou naturais é fazer com que as crianças sejam capazes de entender o mundo em que vivem, nos aspectos relacionados a essas áreas, envolvendo noções de geografia, história, economia, direito, política, sociologia, dentre outros.
- D)os conteúdos em ciências sociais relacionados à geografia, história, política, direito e sociologia não devem ser trabalhados com crianças até 3 anos de idade, uma vez que elas não possuem ainda os conhecimentos prévios para compreender esses conteúdos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A construção do conhecimento científico pelas crianças é um processo contínuo e complexo, que se inicia desde os primeiros anos de vida. O texto apresentado aborda as diferentes fases desse desenvolvimento, destacando como as crianças interagem com o mundo natural e social desde muito cedo. Dentre as alternativas apresentadas, a afirmação incorreta é a de que conteúdos de ciências sociais não devem ser trabalhados com crianças até 3 anos, pois elas não teriam conhecimentos prévios para compreendê-los.
Essa visão é equivocada porque subestima a capacidade das crianças pequenas de estabelecer relações e construir conhecimentos sobre o mundo social que as cerca. Mesmo antes dos 3 anos, as crianças já desenvolvem noções básicas sobre espaço, tempo, causalidade e relações sociais por meio de suas vivências cotidianas. O trabalho com temas sociais nessa fase não precisa ser formal ou abstrato, mas pode ocorrer por meio de situações concretas e significativas para a criança.
As demais alternativas apresentam concepções adequadas sobre o desenvolvimento infantil. A alternativa A descreve corretamente o pensamento pré-operatório característico da faixa etária entre 4 e 6 anos. A alternativa B aborda de forma precisa o estágio sensório-motor, enquanto a C apresenta uma visão ampla e pertinente sobre os objetivos do ensino de ciências na educação infantil.
Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa D, pois ela apresenta uma limitação injustificada às possibilidades de aprendizagem das crianças pequenas, contrariando os princípios do desenvolvimento infantil e da educação científica na primeira infância.
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