O processo educativo é um sistema complexo, tão presente em nossas vidas, que temos às vezes dificuldade de compreender como ele acontece, de definir o que é aprender e ensinar. Os estudos e as pesquisas no campo da Educação Infantil mostram que a criança aprende, desde o nascimento, nas experiências cotidianas por ela vividas, por meio do corpo, da emoção e da linguagem verbal. No que diz respeito a essa concepção de ensino e aprendizagem da criança, não é correto:
tão presente em nossas vidas, que temos às vezes
dificuldade de compreender como ele acontece, de
definir o que é aprender e ensinar. Os estudos e as
pesquisas no campo da Educação Infantil mostram
que a criança aprende, desde o nascimento, nas
experiências cotidianas por ela vividas, por meio do
corpo, da emoção e da linguagem verbal. No que
diz respeito a essa concepção de ensino e
aprendizagem da criança, não é correto:
- A)Aprender não é resultado de processos espontâneos. Requer alguns elementos mediadores, em especial, a colaboração de diferentes parceiros na realização de alguma tarefa.
- B)Ensinar é apontar significados para alguém, condição básica para inseri-lo em uma cultura e promover seu desenvolvimento. É, partindo de situações cotidianas, apresentar um significado para outra pessoa, que constrói suas próprias significações em relação ao que foi apontado.
- C)Aprender pode ser entendido como o processo de modificação do modo de agir, sentir e pensar de cada pessoa, que não pode ser atribuído à mera maturação orgânica, mas ao acúmulo de experiências.
- D)Ensinar pode ser uma ação dos adultos, das crianças entre si e de situações interativas do cotidiano. Ou seja, não se aprende só com o professor, mas com diferentes elementos simbólicos que ensinam e que agem como recursos mediadores na relação da criança com o mundo.
- E)Aprender, embora seja um ato mediado por pares e elementos da cultura, está condicionado ao desenvolvimento da fala e da marcha da criança.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O processo educativo é uma construção complexa e multifacetada, presente em todas as etapas da vida humana. A aprendizagem na primeira infância ocorre por meio de experiências cotidianas, envolvendo corpo, emoção e linguagem, conforme apontam pesquisas na área da Educação Infantil. Diante disso, analisemos as alternativas apresentadas para identificar qual delas não se alinha com essa concepção de ensino e aprendizagem.
As opções A, B, C e D apresentam visões coerentes com o entendimento contemporâneo sobre educação infantil:
- A) Destaca a importância da mediação no processo de aprendizagem
- B) Aborda o ensino como construção de significados culturais
- C) Define aprendizagem como transformação pessoal
- D) Amplia o conceito de quem pode ensinar
A alternativa E, no entanto, apresenta uma limitação equivocada ao condicionar a aprendizagem ao desenvolvimento da fala e da marcha. Essa visão é restritiva porque:
- Desconsidera outras formas de comunicação e movimento
- Ignora que a aprendizagem começa antes desses marcos desenvolvimentais
- Reduz o processo complexo de aprendizagem a fatores biológicos
Portanto, a resposta correta é a alternativa E, por apresentar uma concepção limitada do processo de aprendizagem infantil, que na realidade é muito mais amplo e diversificado do que o simples desenvolvimento de habilidades específicas.
Deixe um comentário