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Questões Sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Pedagogia - concurso

Questão 11

A qualidade de vida de uma criança depende
diretamente da (o/s) _____ e a do adolescente,
das ações típicas da juventude (Arena, 2016).

Assinale a alternativa que preencha
corretamente a lacuna.

  • A)alimentação
  • B)atividades físicas
  • C)resgate do brincar
  • D)qualidade do sono
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A alternativa correta é C)

A qualidade de vida de uma criança depende diretamente do resgate do brincar e a do adolescente, das ações típicas da juventude (Arena, 2016). Essa afirmação destaca a importância fundamental do brincar no desenvolvimento infantil, conforme apontado pela alternativa correta (C).

O ato de brincar não é apenas uma forma de entretenimento para as crianças, mas um elemento essencial para seu crescimento físico, emocional e cognitivo. Através das brincadeiras, as crianças exploram o mundo, desenvolvem habilidades sociais, aprendem a resolver problemas e expressam suas emoções. A ausência desse aspecto pode comprometer significativamente sua qualidade de vida e seu desenvolvimento saudável.

Enquanto isso, na adolescência, as necessidades mudam, e as ações características dessa fase, como a busca por autonomia, a socialização em grupos e a experimentação de novos papéis sociais, passam a ser determinantes para o bem-estar. A compreensão dessas diferenças entre as fases da vida é crucial para promover políticas e práticas que atendam adequadamente às necessidades de cada grupo etário.

Portanto, a alternativa (C) "resgate do brincar" é a que melhor completa a lacuna do texto, reforçando a ideia de que a garantia do direito de brincar é um pilar indispensável para a qualidade de vida na infância.

Questão 12

A concepção de protagonismo infanto-juvenil
pressupõe:

  • A)uma relação teórica entre formação, conhecimento, participação, responsabilização e criatividade como mecanismo de fortalecimento da perspectiva de educar para a cidadania.
  • B)atuação dos educandos como personagens secundários, mas importantes, de uma iniciativa de ação voltada para a solução de problemas reais de sua comunidade que se traduzem num ganho de autonomia coletiva.
  • C)propiciar situações especiais na construção de sua autonomia, propiciando sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas na escola, comunidade e na vida social mais ampla.
  • D)ações juvenis individuais, centradas nos interesses particulares, baseadas na participação passiva e receptiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla.
  • E)uma possibilidade acadêmico-teórica do desenvolvimento e exercício da cidadania, a fim de intensificar a formação da identidade, autoconceito e autoestima.
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A alternativa correta é C)

O protagonismo infanto-juvenil é um conceito fundamental na educação contemporânea, especialmente no que diz respeito à formação de cidadãos críticos e participativos. A alternativa correta, C), sintetiza de maneira clara os princípios essenciais dessa abordagem, que valoriza a autonomia, a criatividade e a solidariedade dos jovens em sua atuação social.

Ao analisar as demais alternativas, percebe-se que elas ou distorcem o conceito ou apresentam visões limitadas do protagonismo juvenil. A alternativa A), por exemplo, embora mencione elementos importantes como conhecimento e participação, reduz o protagonismo a uma "relação teórica", desconsiderando sua dimensão prática e transformadora. Já a alternativa B) comete o erro de classificar os educandos como "personagens secundários", o que contradiz a própria ideia de protagonismo, que pressupõe um papel central e ativo dos jovens.

A alternativa D) é particularmente problemática, pois propõe uma visão individualista e passiva da participação juvenil, totalmente oposta aos princípios do protagonismo. Por fim, a alternativa E) restringe o exercício da cidadania a uma "possibilidade acadêmico-teórica", ignorando seu caráter prático e coletivo.

Portanto, a alternativa C) destaca-se como a correta por abranger de forma integral os aspectos essenciais do protagonismo infanto-juvenil: a construção da autonomia por meio de participação ativa, criativa e solidária na resolução de problemas reais em diferentes esferas sociais. Essa concepção está alinhada com as mais atuais perspectivas educacionais que buscam formar cidadãos capazes de transformar positivamente suas realidades.

Questão 13

As instituições de Educação Infantil devem criar
procedimentos para acompanhamento do trabalho
pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das
crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou
classificação, a fim de garantir:

  • A)a classificação das crianças em "aptas" ou "não aptas", "prontas" ou não "prontas", "maduras" ou "imaturas".
  • B)a retenção das crianças na educação infantil, quando estas não conseguem adquirir as habilidades características da faixa etária.
  • C)a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
  • D)a utilização de múltiplas avaliações somativas como uma forma de controle, no final do ano ou do período, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral.
  • E)o fortalecimento e prioridade do conteúdo adicionando-se, também, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a importância da avaliação na Educação Infantil, destacando que esse processo deve ser contínuo e formativo, sem caráter classificatório ou seletivo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C, que enfatiza a necessidade de garantir a continuidade dos processos de aprendizagem por meio de estratégias adequadas aos momentos de transição vividos pela criança.

A Educação Infantil tem como foco o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físico, emocional, cognitivo e social. Nessa etapa, a avaliação não deve servir como instrumento de seleção ou retenção, como sugerem as alternativas A e B, mas sim como uma ferramenta para acompanhar o progresso individual e coletivo, identificando necessidades e potencialidades.

A alternativa D, que propõe a utilização de avaliações somativas como forma de controle, também não se alinha com os princípios da Educação Infantil, já que essa modalidade de avaliação é mais adequada para etapas posteriores da educação básica. Da mesma forma, a alternativa E, apesar de mencionar brincadeiras e interações, desvia o foco ao priorizar o conteúdo, quando o correto seria equilibrar todos os aspectos do desenvolvimento infantil.

Portanto, a alternativa C é a que melhor representa os princípios de uma avaliação formativa na Educação Infantil, garantindo que as crianças tenham seus processos de aprendizagem acompanhados de forma contínua e adequada, especialmente durante os momentos de transição, que são cruciais para seu desenvolvimento.

Questão 14

Em relação ao tema “Higiene pessoal lavagem das
mãos”, podemos afirmar que fazem parte desse processo algumas etapas:
Assinale a alternativa que indica corretamente as
etapas para a lavagem das mãos em relação à higiene
pessoal.

  • A)Use sabão em barra com perfume.
  • B)Arregace as pernas das calças acima do joelho e remova adornos.
  • C)Enxágue as mãos para remoção de todos os adornos.
  • D)Seque completamente as mãos e os antebraços com toalha de algodão.
  • E)Lave as mãos e os antebraços, sem esquecer os espaços entre os dedos e as regiões embaixo das unhas.
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A alternativa correta é E)

A lavagem das mãos é um dos pilares fundamentais da higiene pessoal, sendo essencial para prevenir a transmissão de doenças e infecções. O processo deve ser realizado de maneira correta, seguindo etapas específicas que garantem a remoção eficaz de microrganismos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que descreve adequadamente as etapas da lavagem das mãos: "Lave as mãos e os antebraços, sem esquecer os espaços entre os dedos e as regiões embaixo das unhas". Essa abordagem abrange as áreas mais críticas, onde bactérias e vírus costumam se acumular.

As demais alternativas apresentam equívocos: o uso de sabão em barra com perfume (A) não é recomendado, pois pode causar irritação na pele; arregar as pernas das calças (B) não tem relação com a higienização das mãos; enxaguar apenas para remover adornos (C) é insuficiente; e secar com toalha de algodão (D), embora possa ser utilizado em alguns contextos, não é o foco principal da lavagem correta.

Portanto, a alternativa E) é a correta, pois reforça a importância de uma limpeza completa, incluindo áreas frequentemente negligenciadas, como entre os dedos e sob as unhas, garantindo assim uma higiene pessoal eficaz.

Questão 15

Leia as afirmativas a seguir:
I. A Educação Infantil deve se organizar de forma a que as crianças
desenvolvam, entre outras, as capacidades de deslocar-se com
destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc.,
desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades
motoras; e de explorar e utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
II. A prática educativa na Educação Infantil deve se organizar de
forma a que as crianças sejam impedidas de desenvolver a
capacidade de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo,
assim como de explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais
situações de interação.
Marque a alternativa CORRETA:

  • A)As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D)As duas afirmativas são falsas.
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A alternativa correta é B)

Análise das Afirmativas sobre Educação Infantil

A Educação Infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos motores, cognitivos e socioafetivos. Nesse contexto, as afirmativas apresentadas abordam princípios importantes dessa fase educacional, mas com abordagens distintas.

A Afirmativa I está correta ao destacar a importância do desenvolvimento das capacidades motoras na primeira infância. A exploração do espaço, a coordenação motora ampla (como correr e pular) e a fina (como preensão e encaixe) são essenciais para a autonomia e a confiança da criança, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já a Afirmativa II é falsa, pois contradiz os objetivos da Educação Infantil. A BNCC enfatiza a necessidade de as crianças explorarem seu corpo, gestos e ritmos como formas de expressão e interação. Impedir esse desenvolvimento seria negar um direito básico de aprendizagem nessa fase.

Portanto, a alternativa correta é B), que reconhece a veracidade da primeira afirmativa e a falsidade da segunda. Essa análise reforça a importância de práticas pedagógicas que promovam a liberdade de movimento e a expressão corporal como pilares do desenvolvimento infantil.

Questão 16

Leia as afirmativas a seguir:
I. As instituições de Educação Infantil devem favorecer um
ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e
acolhidas para que possam se arriscar e, assim, vencer os desafios
propostos, pois um ambiente rico e desafiador favorece a
ampliação de conhecimentos a cerca de si mesmas, dos outros e
do meio em que vivem. Assim, na Educação Infantil, através de
brincadeiras e atividades educacionais, as crianças podem formar
conceitos e organizar seu esquema corporal baseadas em suas
próprias experiências.
II. A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em
uma sociedade que partilha de uma determinada cultura. A criança
não é marcada pelo meio social em que se desenvolve e não
contribui com ele, não sendo considerada uma abstração, mas um
ser produtor e produto da história e da cultura.
Marque a alternativa CORRETA:

  • A)As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D)As duas afirmativas são falsas.
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A alternativa correta é B)

A importância do ambiente acolhedor e do papel social da criança na Educação Infantil

A primeira afirmativa apresenta uma visão essencial sobre o papel das instituições de Educação Infantil ao destacar a necessidade de um ambiente físico e social que proporcione segurança e acolhimento às crianças. Essa abordagem é fundamental, pois um espaço desafiador e enriquecedor estimula a exploração e a construção de conhecimentos sobre si mesmas, os outros e o mundo ao seu redor. Através das brincadeiras e atividades educativas, as crianças desenvolvem conceitos e organizam seu esquema corporal, consolidando aprendizagens baseadas em vivências concretas. Essa perspectiva está alinhada com as teorias contemporâneas de desenvolvimento infantil, que valorizam a experiência prática e o ambiente como facilitadores do crescimento.

Por outro lado, a segunda afirmativa contém uma contradição ao negar a influência do meio social no desenvolvimento da criança, afirmando que ela não é marcada por esse contexto nem contribui para ele. Essa ideia é equivocada, pois a criança é, de fato, um ser social e histórico, profundamente influenciado pela cultura e pela sociedade em que está inserida. Diversos estudos, como os de Vygotsky, comprovam que o desenvolvimento humano ocorre em interação com o meio, sendo a criança tanto produtora quanto produto de sua realidade social. Portanto, a afirmativa II é falsa ao desconsiderar essa relação dialética entre indivíduo e sociedade.

Assim, a alternativa correta é a B), pois a afirmativa I apresenta uma concepção válida e atualizada sobre a Educação Infantil, enquanto a II falha ao negar a dimensão sociocultural do desenvolvimento infantil. Essa análise reforça a importância de compreendermos a criança como um ser integral, que se constrói nas relações com o ambiente e com os outros, exigindo práticas pedagógicas que respeitem sua natureza social e individual.

Questão 17

Leia as afirmativas a seguir:

I.
As atividades escolares de Educação Infantil devem garantir
oportunidades para que as crianças sejam capazes de ampliar as
possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos
diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e
demais situações de interação.
II. A Educação Infantil deve garantir oportunidades para que as
crianças sejam capazes de utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de
manuseio dos diferentes materiais e objetos.
Marque a alternativa CORRETA:

  • A)As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D)As duas afirmativas são falsas.
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A alternativa correta é A)

Análise das Afirmativas sobre Educação Infantil

A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, pois é nesse período que se estabelecem as bases para o aprendizado e a socialização. As afirmativas apresentadas refletem princípios pedagógicos essenciais para essa fase, conforme analisado a seguir.

A Afirmativa I destaca a importância da expressão corporal e do movimento como ferramentas de desenvolvimento infantil. De fato, atividades que envolvem gestos, ritmo e interação por meio de brincadeiras, danças e jogos são fundamentais para estimular a criatividade, a coordenação motora e a comunicação não verbal das crianças. Essas práticas estão alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza a expressividade como parte integrante do processo educativo.

Já a Afirmativa II aborda o desenvolvimento das habilidades motoras finas, como preensão e encaixe, essenciais para o manuseio de objetos e materiais diversos. Essas competências não apenas preparam a criança para atividades cotidianas, como também fortalecem a concentração e a autonomia, aspectos cruciais para a aprendizagem futura.

Ambas as afirmativas são verdadeiras e complementares, pois representam dimensões distintas, porém igualmente importantes, do desenvolvimento infantil. A primeira enfatiza a expressão e a socialização, enquanto a segunda prioriza a coordenação e a manipulação. Portanto, a alternativa correta é A) As duas afirmativas são verdadeiras, já que ambas refletem práticas pedagógicas reconhecidas e incentivadas na Educação Infantil.

Questão 18

A professora Rose comentou que seu grupo, naquele dia,
estava bem ativo e falante; a professora Eva retrucou,
dizendo ser “exigente” e que seu grupo é disciplinado e
se mantêm quieto, sentado e calado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil
, volume 3, dado o alcance que a
questão motora assume na atividade da criança, é muito
importante que, ao lado das situações planejadas especialmente para trabalhar o movimento em suas várias dimensões, a instituição

  • A)reserve intervalos de tempos nos quais as crianças possam se mexer, em conformidade com os movimentos apresentados pelo docente, para dispersar suas energias física e para que possam desenvolver a coordenação motora.
  • B)estabeleça os locais nos quais as crianças podem caminhar e brincar, assim como, os momentos nos quais podem conversar, para garantir que todas as crianças possam se movimentar e se expressar na instituição de educação infantil.
  • C)reflita sobre o espaço dado ao movimento em todos os momentos da rotina diária, incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos pelos familiares e pela comunidade, e que o trabalho incorpore a expressividade e a mobilidade próprias às crianças.
  • D)uniformize procedimentos que contribuam para disciplinar o comportamento e o corpo das crianças, visto que, em alguns momentos, as manifestações motoras prejudicam a concentração, e o comportamento impetuoso as coloca em risco.
  • E)adote o uso da fila, conduzida pelo professor, durante o deslocamento nos espaços da instituição, em virtude da segurança de meninos e meninas e do aprendizado social. A fila também garante que o educador perceba rapidamente se alguma criança se afastou do grupo.
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A alternativa correta é C)

O diálogo entre as professoras Rose e Eva revela visões distintas sobre a dinâmica ideal em sala de aula: enquanto uma valoriza a participação ativa das crianças, a outra prioriza a disciplina e o silêncio. Essa dualidade reflete um debate mais amplo na educação infantil, no qual o equilíbrio entre movimento, expressão e organização é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil destaca a importância da motricidade como eixo estruturante da aprendizagem nessa fase. A alternativa correta (C) enfatiza a necessidade de integrar o movimento de forma reflexiva em toda a rotina pedagógica, considerando sua dimensão expressiva, cultural e desenvolvimentista. Essa abordagem supera visões reducionistas que associam o movimento apenas à queima de energia (A), à segmentação espacial/temporal (B) ou à disciplinação de corpos (D e E).

Ao incorporar os significados culturais do movimento e respeitar a expressividade infantil, a proposta (C) alinha-se com uma perspectiva contemporânea que compreende a criança como sujeito ativo no processo educativo. Essa visão contrasta com modelos autoritários que restringem a mobilidade em nome da ordem, demonstrando como a educação infantil pode acolher a vitalidade motora como linguagem primordial da infância.

Questão 19

Pesquisas no campo educacional evidenciam
alguns princípios da Pedagogia da Infância que precisam ser considerados ao pensar os currículos escolares.

Correspondem aos princípios de tal pedagogia:

1. Reconhecimento da importância da meritocracia escolar.

2. Exigência da disciplina para todas as crianças.

3. Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis.

4. Reconhecimento da criança como sujeito do
processo educativo.

5. Construção articulado do saber.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

  • A)São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A alternativa correta é C)

Pesquisas no campo educacional evidenciam alguns princípios da Pedagogia da Infância que precisam ser considerados ao pensar os currículos escolares. Esses princípios refletem uma abordagem mais humanizada e integral do desenvolvimento infantil, priorizando a criança como protagonista do processo de aprendizagem.

Entre os princípios apresentados, destacam-se aqueles que realmente correspondem à Pedagogia da Infância:

  1. Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis - Este princípio reconhece que o crescimento cognitivo e emocional caminham juntos na formação da criança.
  2. Reconhecimento da criança como sujeito do processo educativo - Coloca a criança no centro das práticas pedagógicas, valorizando sua voz e experiências.
  3. Construção articulada do saber - Enfatiza a importância de conectar diferentes áreas do conhecimento de forma integrada.

Os princípios que não correspondem à Pedagogia da Infância são:

  • Meritocracia escolar - Esta abordagem é contrária à visão inclusiva e igualitária defendida pela Pedagogia da Infância.
  • Exigência da disciplina para todas as crianças - A pedagogia em questão prioriza a autonomia e a construção coletiva de regras.

Portanto, a alternativa correta é a C), que indica apenas as afirmativas 3, 4 e 5 como correspondentes aos princípios da Pedagogia da Infância.

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Questão 20

Para a maioria das crianças, aprender a se vestir e despir-se é o principal passo para a independência. Dependendo do grau de problemas motores da criança, esse
ato pode não ser um objetivo realístico. Nesse caso, se
a criança tiver o desejo e a compreensão, mas não as
habilidades necessárias, deve ser

  • A)conscientizada de que sempre será dependente de outra pessoa para esse ato.
  • B)condicionada a permitir que o ato seja realizado com a maior brevidade possível.
  • C)deixada com a mesma roupa o maior tempo possível.
  • D)ajudada a executar o ato da forma mais completa possível.
  • E)condicionada a não atrapalhar a execução do ato.
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A alternativa correta é D)

O processo de aprendizagem para vestir-se e despir-se é um marco importante no desenvolvimento da autonomia infantil. No entanto, quando uma criança apresenta limitações motoras significativas, esse objetivo pode se tornar desafiador ou até mesmo inatingível. A abordagem mais adequada, nesses casos, deve priorizar o respeito à individualidade e o incentivo à participação ativa da criança, dentro de suas possibilidades.

A alternativa correta é a D), pois ela propõe que a criança seja ajudada a executar o ato da forma mais completa possível. Essa abordagem valoriza a independência parcial, permitindo que a criança participe ativamente do processo conforme suas habilidades, mesmo que necessite de auxílio. Isso promove a autoestima, o desenvolvimento motor e a sensação de conquista, em vez de reforçar a dependência total ou a passividade.

As demais alternativas apresentam falhas significativas: a opção A) é limitante e desencorajadora, a B) e E) focam apenas na eficiência do cuidador, enquanto a C) ignora necessidades básicas de higiene e conforto. A resposta D), portanto, é a única que equilibra apoio e estímulo ao desenvolvimento, respeitando as capacidades individuais da criança.

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