Questões Sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Pedagogia - concurso
Questão 21
com o que denomina desenho informal; nesse estágio, no
plano plástico, a expressão infantil começa pelo borrão
ou aglomerado e, no plano gráfico, pelo rabisco. Bernson
distingue três estágios do rabisco, e um desses estágio
é o vegetativo motor. Segundo Mèredieu, a respeito do
estágio vegetativo motor, é correto afirmar que
- A)é quando aparece o tipo de traçado próprio da criança, mais ou menos arredondado, convexo ou alongado. O lápis não sai da folha, e esses “turbilhões elípticos que partem do centro” correspondem a uma “simples excitação motora”.
- B)o olho orienta o traçado, e surge, nesse momento, a aptidão para emoldurar as figuras e enquadrar o desenho. A criança aprende a combinar figuras: círculos tangentes exteriormente, figuras circulares englobando outras figuras, aparecem os ângulos.
- C)a imitação do adulto torna-se mais manifesta e se traduz por uma vontade de “escrever” e de comunicar-se com outrem. A criança elabora uma escrita fictícia, traçada em forma de dentes de serra, que procura reproduzir a escrita do adulto.
- D)composto de esboços, delineamentos de formas, esse estágio se caracteriza essencialmente pelo aparecimento de formas isoladas, tornadas possíveis pelo levantamento do lápis. A criança passa do traço contínuo ao traço descontínuo. O ritmo se torna mais lento.
- E)há uma tentativa para reproduzir o objeto, e a criança realiza comentário verbal do seu desenho. São produzidos traços com movimentos descontínuos, e coincidem com a aquisição do controle duplo (controle do ponto de partida e do ponto de chegada).
A alternativa correta é A)
De acordo com Mèredieu (2006), o estágio vegetativo motor, dentro da evolução do desenho infantil, é caracterizado por traços que refletem uma simples excitação motora. Nessa fase inicial, a criança produz movimentos mais arredondados, convexos ou alongados, mantendo o lápis em contato constante com a folha. Esses "turbilhões elípticos", como descreve a autora, partem do centro e demonstram uma expressão gráfica ainda muito ligada ao gesto físico, sem preocupação com representações figurativas ou imitação da escrita adulta.
A alternativa A é a correta porque descreve precisamente esse momento do desenvolvimento, no qual o traçado da criança é essencialmente motor, sem intenção representacional. As outras opções desviam-se dessa definição ao mencionar características de estágios posteriores, como o controle visual do traçado (B), a imitação da escrita (C), o aparecimento de formas descontínuas (D) ou a tentativa de representação verbalizada (E), que não correspondem ao estágio vegetativo motor conforme apresentado por Mèredieu.
Questão 22
O monitor de creche Flávio trabalha com uma turma de
crianças de um ano de idade. Ele tem conhecimento de
que a crianças, durante o primeiro ano de vida, processam
informações, constroem conhecimentos e se expressam
por meio das ações que realizam. Sendo assim, ele propõe, acertadamente, atividades em que elas possam se
expressar e aprender por meio dos movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a atividade que
Flávio pode propor às crianças de sua turma, por ser adequada à faixa etária delas.
- A)Jogar peteca: colocar as crianças em círculo – ou uma de frente para o outra, no caso de apenas dois jogadores; elas devem jogar a peteca de um lado para outro, batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
- B)Agrupar algumas crianças e amarrar uma fralda na parte de trás da roupa de cada uma delas, como se fosse o rabo de um animal; a um sinal combinado, todas devem correr e tentar tirar a cauda dos amiguinhos.
- C)Colocar a criança no colo, segurar os bracinhos dela estendidos e fazer movimentos para frente e para trás cantando: “serra, serra, serrador, serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma, duas, três!”
- D)Brincar de “morto-vivo”: um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo: é ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Ao dizer “morto”, todos se deitam no chão, “vivo”, todos ficam de pé.
- E)Brincar de “passa-anel”: as crianças ficam em fila e uma delas passa pela fila tocando as mãos dos amiguinhos, deixando cair uma pedrinha nas mãos de um deles; terminada a fila, escolhe-se alguém para adivinhar com quem está a pedrinha.
A alternativa correta é C)
O monitor de creche Flávio, ao trabalhar com crianças de um ano de idade, demonstra compreensão sobre o desenvolvimento infantil nessa fase. Nessa etapa, as crianças aprendem e se expressam principalmente por meio de ações e movimentos, ainda não possuindo habilidades motoras e cognitivas mais complexas. Portanto, a escolha de atividades deve ser adequada ao seu estágio de desenvolvimento.
Entre as opções apresentadas, a alternativa C) é a mais apropriada, pois envolve uma interação física simples e afetiva entre o adulto e a criança, com movimentos suaves e repetitivos acompanhados de uma cantiga. Essa atividade estimula o vínculo, o ritmo e a coordenação motora de forma segura e prazerosa para bebês de um ano.
As demais alternativas envolvem regras complexas (A, D, E) ou movimentos muito elaborados (B) que não são compatíveis com as capacidades de crianças tão pequenas. A atividade proposta na opção C) respeita as limitações e potencialidades dessa faixa etária, promovendo desenvolvimento por meio de uma experiência lúdica e acessível.
Questão 23
da linguagem é estimulado por meio de uma sensibilidade especial para as intenções comunicativas da criança, promovendo mensagens referenciais, articulando as
palavras com clareza e utilizando estruturas sintáticas
adequadas. Isso dentro de um ambiente afetivamente
positivo – no qual ela se sinta acolhida e querida – que
favoreça a comunicação. Nesse contexto, é correto afirmar que uma das ações necessárias e valorizadas na
prática da Educação Infantil para o desenvolvimento da
linguagem é
- A)falar bem rápido com a criança com proximidade razoável, para que, principalmente quando é muito pequena, possa ver bem o rosto do locutor.
- B)utilizar uma linguagem simples e infantilizada, a fim de facilitar a assimilação de um maior número de palavras.
- C)evitar falar muito com a criança, especialmente quando ela ainda não tem vasto vocabulário.
- D)falar com a criança e ouvi-la para enriquecer sua capacidade comunicativa.
- E)ensinar os fonemas básicos às crianças para que ao juntá-los elas possam pronunciar as palavras.
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento da linguagem na primeira infância é um processo complexo e essencial, que depende não apenas de estímulos linguísticos, mas também de um ambiente afetivo favorável. Como destacado por Arribas e colaboradores (2004), a interação comunicativa deve ser pautada pela clareza, pela adequação sintática e, sobretudo, pela sensibilidade às intenções da criança. Dentro desse contexto, a alternativa D) – que propõe falar com a criança e ouvi-la para enriquecer sua capacidade comunicativa – é a mais coerente com os princípios de uma educação infantil eficaz.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação às estratégias adequadas para o desenvolvimento linguístico. Falar rápido (alternativa A) pode dificultar a compreensão, enquanto a linguagem excessivamente infantilizada (alternativa B) pode limitar a exposição a estruturas mais complexas. Evitar falar com a criança (alternativa C) priva-a de modelos linguísticos essenciais, e focar apenas nos fonemas (alternativa E) reduz a comunicação a um aspecto mecânico, negligenciando sua função social e afetiva.
Portanto, a interação dialógica, em que a criança é ouvida e incentivada a se expressar, é fundamental para o desenvolvimento pleno de suas habilidades comunicativas, confirmando a alternativa D como a correta.
Questão 24
para fazer frente à realidade congelada e opressiva
de muitas escolas é a busca de uma educação político-
-estética, que concebe o homem como ser simbólico,
cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade
de sonhar, imaginar, jogar com a realidade. Para tal, a
escola de Educação Infantil deve oportunizar atividades
em que
- A)as crianças possam jogar e brincar, desde que estejam aprendendo conceitos de matemática e ciências, pois as demais áreas são desenvolvidas com atividades específicas como roda de história.
- B)seja possível resgatar os direitos das crianças e também os seus deveres. É importante que as crianças aprendam a ser obedientes e isso se dá por meio de uma rotina rígida e por professores que têm pulso firme.
- C)ações espontâneas das crianças sejam permitidas nos momentos finais do dia e em espaços abertos, especialmente no parque, pois nos demais momentos da rotina e na sala de aula as ações espontâneas comprometem o desenvolvimento do planejamento.
- D)os jogos possam ser concentrados num período específico da rotina para que não comprometam o desenvolvimento das linguagens expressivas, bem como para que seja respeitado o momento do ensino da leitura e escrita.
- E)seja possível resgatar o direito da criança a uma educação que respeite seu processo de construção de pensamento, que lhe permita desenvolver-se por meio de linguagens expressivas do jogo, do desenho e da música, entre outras.
A alternativa correta é E)
De acordo com Dias, citado por Kishimoto (2009), a educação político-estética surge como uma alternativa para transformar a realidade rígida e opressora presente em muitas instituições escolares. Essa abordagem reconhece o ser humano como um ser simbólico, cujo pensamento está intrinsecamente ligado à capacidade de sonhar, imaginar e interagir criativamente com a realidade. Nesse contexto, a Educação Infantil deve proporcionar experiências que valorizem a expressão e o desenvolvimento integral da criança.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como a correta, pois está alinhada com os princípios de uma educação que respeita o processo de construção do pensamento infantil. Essa perspectiva defende o direito da criança de se desenvolver por meio de linguagens expressivas como o jogo, o desenho e a música, entre outras, reconhecendo a importância dessas atividades para sua formação integral.
As demais alternativas apresentam limitações que contradizem a proposta de uma educação político-estética. Enquanto algumas priorizam o ensino formal de conceitos específicos (A) ou a imposição de uma rotina rígida (B), outras restringem a espontaneidade infantil a momentos e espaços determinados (C) ou segregam as atividades lúdicas em períodos específicos (D). A alternativa E, por outro lado, enfatiza a importância de integrar as linguagens expressivas no cotidiano escolar, garantindo que a criança possa desenvolver-se de maneira plena e significativa.
Questão 25
da Fonseca explica que o desenvolvimento da criança
reconstrói e recombina dois aspectos de herança, uma
biológica e outra social. Ao final do livro, o autor descreve 13 postulados da aprendizagem humana, em que ele
explica como as crianças se desenvolvem e aprendem.
De acordo com um desses postulados,
- A)a evolução psicomotora sofre evolução anterior à evolução psicolinguística.
- B)o desenvolvimento cognitivo da criança é determinado pela história concreta da experiência psicomotora que ela edificou em um dado contexto sociocultural.
- C)a evolução da linguagem é independente da maturação biossocial, isto é, da maturação neurológica, por um lado, e da apropriação do real e da experiência social, por outro.
- D)para aprender a linguagem falada, não é necessário que a criança passe por aquisições auditivas.
- E)a criança evolui de uma maturação linguística a uma maturação emocional e motora, passando, depois, a uma maturação cognitiva.
A alternativa correta é B)
Em Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem, Vitor da Fonseca apresenta uma abordagem integrada sobre o desenvolvimento infantil, destacando a interação entre fatores biológicos e sociais. O autor propõe que o crescimento da criança não é um processo isolado, mas sim uma reconstrução dinâmica dessas duas heranças fundamentais. Ao final da obra, ele sintetiza sua teoria em 13 postulados, que servem como pilares para compreender como ocorre a aprendizagem humana.
Entre os postulados apresentados, o que melhor reflete a perspectiva de Fonseca é a alternativa B: "o desenvolvimento cognitivo da criança é determinado pela história concreta da experiência psicomotora que ela edificou em um dado contexto sociocultural". Esta afirmação está em perfeita sintonia com a visão holística do autor, que enfatiza a importância das vivências motoras no contexto cultural como base para a construção do conhecimento.
As demais alternativas apresentam concepções que divergem da teoria de Fonseca. A alternativa A inverte a relação entre desenvolvimento psicomotor e psicolinguístico. A C desconsidera a interdependência entre maturação biológica e experiência social, aspecto central na obra. A D nega a importância das aquisições auditivas, contrariando o papel dos sentidos no desenvolvimento. Por fim, a E propõe uma sequência de maturação que não corresponde à visão integradora defendida pelo autor.
Portanto, a alternativa B corretamente representa um dos postulados fundamentais da teoria de Vitor da Fonseca, destacando a relação indissociável entre experiência motora, contexto sociocultural e desenvolvimento cognitivo na aprendizagem humana.
Questão 26
aspectos da: técnica, execução, composição, literatura e de apreciação.
Texto 2:
profissionais que dominam essa escrita para ensinar seus alunos, ou por acomodação do próprio
deficiente, que muitas vezes prefere trabalhar somente com o „ouvido‟, não dando importância
à representação gráfica dos sons.
considerando as dificuldades apresentadas no texto 2, é:
- A)aplicando somente os aspectos possíveis já que os outros compensariam aquele inviabilizado pela deficiência.
- B)eliminando a literatura das atividades de ensino-aprendizagem enquanto o aluno especial estiver presente na sala de aula.
- C)fomentando o ensino-aprendizagem de música sem o suporte escrito até que o aluno com deficiência decida espontaneamente aprender a musicografia braille.
- D)capacitando o professor a modificar sua didática musical para as necessidades especiais dos alunos com deficiência visual e desconsiderar a proposta que não puder ser aplicada
- E)estimulando aluno e professor a se relacionarem através da literatura em musicografia braille, já que: técnica, execução, composição e apreciação seriam problemas superáveis pelo deficiente visual.
A alternativa correta é E)
O ensaio a seguir discute como compatibilizar a proposta de Keith Swanwick para o ensino musical, considerando as dificuldades enfrentadas no ensino da notação musical braille, conforme apresentado nos textos fornecidos.
Keith Swanwick defende um ensino musical equilibrado, abrangendo técnica, execução, composição, literatura e apreciação. Essa abordagem holística visa desenvolver não apenas habilidades práticas, mas também a compreensão e a criatividade musical. No entanto, quando aplicada a alunos com deficiência visual, surgem desafios específicos, principalmente em relação à literatura musical, devido às barreiras no acesso à notação braille.
O texto 2 destaca que a musicografia braille frequentemente é negligenciada, seja pela falta de professores qualificados, seja pela preferência de alguns alunos deficientes visuais em confiar apenas na audição. Essa realidade cria uma lacuna no processo educacional, pois a representação gráfica dos sons é um componente fundamental para a compreensão musical completa.
Diante desse cenário, a alternativa E) apresenta a solução mais adequada: estimular a relação entre aluno e professor através da literatura em musicografia braille, mantendo os outros aspectos da proposta de Swanwick. Essa abordagem reconhece que técnica, execução, composição e apreciação são acessíveis ao deficiente visual, enquanto a literatura musical requer adaptações específicas.
Ao priorizar o ensino da musicografia braille, não apenas se preserva a integralidade da proposta pedagógica de Swanwick, como também se empodera o aluno com deficiência visual, dando-lhe autonomia para ler e escrever música. Essa solução evita a exclusão de qualquer componente do ensino musical e, ao mesmo tempo, enfrenta diretamente as barreiras educacionais mencionadas no texto 2.
As outras alternativas apresentam limitações: a opção A) sugere uma compensação inadequada entre os aspectos musicais; a B) propõe a eliminação injustificada de um componente essencial; a C) perpetua a negligência com a musicografia braille; e a D) recomenda a desconsideração de partes da proposta original sem necessidade. A alternativa E), portanto, é a que melhor harmoniza a teoria pedagógica com as necessidades práticas do ensino inclusivo.
Questão 27
afirmar:
- A)Sua construção é linear e ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala dos seus pares.
- B)Está presente no cotidiano e na prática das instituições à medida que todos que dela participam (crianças e adultos) falam e se comunicam entre si.
- C)Possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
- D)Sua construção implica na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam se comunicar.
A alternativa correta é A)
O desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil é um processo complexo e multifacetado, que não ocorre de forma linear, como sugere a alternativa A. A construção da fala envolve trocas sociais, experiências variadas e interações significativas, que vão muito além de uma simples imitação ou aproximação sucessiva da fala dos pares.
As demais alternativas apresentam características corretas sobre a linguagem oral nessa fase:
- B) A linguagem está de fato presente no cotidiano das instituições, sendo parte integrante das interações entre crianças e adultos.
- C) A linguagem oral realmente serve como ferramenta para comunicação de ideias, expressão de pensamentos e estabelecimento de relações interpessoais.
- D) A construção da linguagem envolve efetivamente processos de verbalização e negociação de sentidos entre os interlocutores.
Portanto, a afirmação incorreta é realmente a alternativa A, pois reduz um processo rico e dinâmico a uma sequência linear e simplista, desconsiderando a natureza social e interacional da aquisição da linguagem.
Questão 28
Considerando as maneiras como as situações de
aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas
podem ser organizadas, relacione a COLUNA II com a
COLUNA I, associando essas maneiras às respectivas
situações de aprendizagem.
COLUNA I
1. Atividades permanentes
2. Projetos
3. Sequência de atividades
COLUNA II
( ) Atividades articuladas em torno da obtenção de
um produto final, visível e compartilhado com as
crianças, ao redor do qual são organizadas as
atividades.
( ) Ações planejadas e orientadas com o objetivo
de promover uma aprendizagem específica e
definida e que visa a oferecer desafios com graus
diferentes de complexidade.
( ) Situações propostas de forma sistemática e com
regularidade, mas não são necessariamente
diárias.
Assinale a sequência correta.
- A)3 2 1
- B)2 3 1
- C)1 3 2
- D)2 1 3
A alternativa correta é B)
A organização das situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças. A associação entre as colunas I e II permite compreender como diferentes estratégias pedagógicas podem ser aplicadas de acordo com os objetivos educacionais.
Na COLUNA I, temos três maneiras distintas de organizar as situações de aprendizagem:
- Atividades permanentes
- Projetos
- Sequência de atividades
Já na COLUNA II, encontramos as descrições que correspondem a cada uma dessas formas de organização:
- (2) Projetos: atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, ao redor do qual são organizadas as atividades.
- (3) Sequência de atividades: ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, oferecendo desafios com graus diferentes de complexidade.
- (1) Atividades permanentes: situações propostas de forma sistemática e com regularidade, mas não necessariamente diárias.
Portanto, a sequência correta é B) 2 3 1, conforme indicado no gabarito. Essa associação demonstra a importância de diversificar as estratégias pedagógicas para atender às necessidades e interesses das crianças, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas.
Questão 29
Leia as asserções sobre a construção de conhecimentos
matemáticos pela criança e assinale a alternativa CORRETA.
I- Desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade para pensar e
resolver situações-problema.
II- Considera-se desnecessário o trabalho com atividades
matemáticas na Educação Infantil.
III- O contato com formas, grandezas, números, medidas e
contagens é útil na vida da criança.
IV- Consulta a calendário e atos de compra e venda introduzem o
aprendizado do uso social de números.
- A)Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
- D)Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
- E)Todas as assertivas estão corretas.
A alternativa correta é C)
O ensino de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas e contribuem para uma compreensão adequada desse processo.
A assertiva I está correta, pois o trabalho com conceitos matemáticos na infância estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas, habilidades essenciais para o aprendizado futuro. Já a assertiva II é incorreta, uma vez que as atividades matemáticas são indispensáveis na Educação Infantil, servindo como base para a construção de conhecimentos mais complexos.
A assertiva III também está correta, pois o contato com números, formas, medidas e grandezas desde cedo auxilia a criança a compreender o mundo ao seu redor. Por fim, a assertiva IV está correta, pois situações cotidianas, como consultar calendários ou participar de transações comerciais simples, introduzem a função social dos números.
Portanto, a alternativa que contém apenas as assertivas corretas é a C) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas, confirmando a importância da matemática no desenvolvimento infantil e sua aplicação prática na vida da criança.
Questão 30
(VYGOTSKY, 1993) é CORRETO afirmar que:
- A)um conceito expresso em uma palavra expressa um ato de generalização.
- B)o ensino direto de conceitos é produtivo e adequado ao desenvolvimento da criança.
- C)os conhecimentos científicos não passam por nenhum processo de desenvolvimento.
- D)os conceitos científicos são absorvidos já prontos mediante processo de assimilação.
- E)um conceito é um ato real e completo que pode ser ensinado por meio de treinamento.
A alternativa correta é A)
De acordo com Vygotsky (1993), o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância é um processo complexo e dinâmico, que envolve a interação entre o pensamento espontâneo da criança e os conceitos sistematizados apresentados pelo ensino. A alternativa correta, neste contexto, é a letra A), que afirma que "um conceito expresso em uma palavra expressa um ato de generalização". Isso está em consonância com a teoria vygotskyana, que compreende a linguagem como ferramenta fundamental para a construção de significados e a formação de conceitos.
Vygotsky argumenta que os conceitos não são simplesmente assimilados de forma passiva, mas são construídos pela criança por meio de um processo de internalização mediado pela linguagem e pela interação social. A palavra, nesse sentido, funciona como um signo que permite à criança generalizar experiências e organizar o pensamento. Portanto, a generalização é um aspecto essencial na formação de conceitos, seja nos espontâneos (cotidianos) ou nos científicos.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação à teoria de Vygotsky. A letra B) ignora que o ensino direto de conceitos, sem considerar o desenvolvimento real da criança, pode ser ineficaz. A letra C) desconsidera que os conhecimentos científicos passam por um processo de elaboração e reconstrução pela criança. A letra D) contradiz a ideia de que os conceitos não são simplesmente absorvidos prontos, mas construídos ativamente. Por fim, a letra E) reduz a formação de conceitos a um treinamento mecânico, negligenciando sua natureza dialética e mediada pela cultura.