Questões Sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Pedagogia - concurso
Questão 51
Educação Infantil, marque aquela que NÃO corresponde ao
campo em destaque.
- A)Geometria: aberto – fechado.
- B)Geometria: primeiro – último.
- C)Medidas: ganhar – perder.
- D)Medidas: maior – menor.
A alternativa correta é C)
O desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil abrange diversos campos, como Geometria e Medidas, fundamentais para a construção do pensamento lógico e espacial nas crianças. Analisando as opções apresentadas, é possível identificar qual delas não se enquadra corretamente no campo destacado.
A alternativa C) Medidas: ganhar – perder é a que não corresponde ao campo de Medidas, pois os conceitos de "ganhar" e "perder" estão mais relacionados a situações de competição ou jogos, não envolvendo diretamente a comparação de grandezas ou quantidades, como é característico desse campo. Por outro lado, as demais alternativas apresentam noções adequadas:
- A) Geometria: aberto – fechado refere-se à compreensão de formas e contornos, essencial para a percepção espacial.
- B) Geometria: primeiro – último está ligado à ordem e sequência, conceitos geométricos importantes para a organização do pensamento.
- D) Medidas: maior – menor é uma noção central no campo de Medidas, envolvendo comparação de tamanhos e quantidades.
Portanto, a resposta correta é C), pois "ganhar – perder" não se relaciona com o desenvolvimento de conceitos matemáticos no campo de Medidas na Educação Infantil.
Questão 52
infantil não deve ser trabalhado de forma isolada ou até
mesmo incompleta, deve permitir a construção de
conhecimentos necessários aos alunos. Considera-se o
ensino de ciências como forma de promover o
conhecimento de mundo na criança, que é mediada pelo
professor e que deve explorá-lo de maneira não
fragmentada e investigativa.
- A)Toda criança, em qualquer fase, incluindo a Educação Infantil, carrega consigo conhecimentos prévios, adquiridos em seu dia a dia, por meio da sua cultura e meio familiar. O professor em seu trabalho de docência deve isolar esses conhecimentos.
- B)Ao ensinar ciências naturais , o professor deve propiciar a criança da educação infantil a interação com diferentes materiais, observação e registro de muitos fenômenos, além de explicações que façam a criança construir conhecimentos e valores.
- C)O professor deve adotar uma prática em que o ensino de ciências naturais seja apenas o de observa o espaço de vivência, onde as atividades cotidianas "enxergam" a beleza desse espaço e assim desenvolvam sentimentos e habilidades significativas nas crianças da educação infantil apenas pela observação.
- D)Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é B)
O ensino de ciências naturais na educação infantil é um processo fundamental para a formação integral da criança, pois permite que ela explore e compreenda o mundo ao seu redor de maneira significativa. Como destacado no texto, esse ensino não deve ser fragmentado ou superficial, mas sim promover a construção de conhecimentos por meio de uma abordagem investigativa e mediada pelo professor.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B), pois reflete a importância de propiciar à criança experiências práticas, como a interação com materiais diversos, a observação de fenômenos e o registro dessas descobertas. Essa abordagem estimula a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo, além de contribuir para a formação de valores, como o respeito ao meio ambiente e a capacidade de questionamento.
As demais alternativas apresentam equívocos. A alternativa A) sugere que o professor deve isolar os conhecimentos prévios da criança, o que contraria a ideia de construção contínua do saber. Já a alternativa C) limita o ensino de ciências à mera observação, ignorando a necessidade de experimentação e reflexão. Por fim, a alternativa D) é incorreta, pois a resposta adequada está claramente expressa na opção B).
Portanto, o ensino de ciências naturais na educação infantil deve ser dinâmico, permitindo que a criança vivencie, questione e construa seu conhecimento de forma ativa, sempre com a mediação cuidadosa do professor.
Questão 53
reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos.
pela capacidade de pensar.
conservação, classificação e seriação.
quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa.
- A)F, V, V, F.
- B)V, V, V, F.
- C)V, F, F, V.
- D)V, V, V, V.
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento do conceito de número na criança é um processo complexo, estudado profundamente pela psicologia do desenvolvimento e pela epistemologia genética de Piaget. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor esse processo e identificar quais são verdadeiras (V) ou falsas (F).
A primeira afirmativa indica que "O número não é empírico por natureza, a criança constrói o conceito de número por meio da abstração reflexiva, utilizando-se da sua própria ação mental e estabelecendo relações entre objetos." Esta afirmação é verdadeira (V), pois, segundo Piaget, o número não é algo que a criança simplesmente absorve do ambiente, mas sim uma construção mental que surge através da abstração reflexiva e da coordenação de ações.
A segunda afirmativa afirma que "O conceito de número não pode ser ensinado à criança, pois ela o constrói de dentro de si mesma, pela capacidade de pensar." Esta também é verdadeira (V), pois, embora o ambiente e a mediação sejam importantes, o número é uma construção lógica que a criança desenvolve internamente através de suas estruturas cognitivas.
A terceira afirmativa diz que "A construção do número é gradativa e leva anos para ser construída e depende das noções de conservação, classificação e seriação." Esta é igualmente verdadeira (V), já que Piaget demonstrou que a noção de número está intimamente ligada a essas operações lógicas, que se desenvolvem gradualmente ao longo da infância.
Por fim, a quarta afirmativa afirma que "No processo de construção do número, inicialmente, as crianças usam os números de maneira quantitativa e só posteriormente utilizam-nos de maneira qualitativa." Esta é falsa (F), pois ocorre exatamente o oposto: primeiro as crianças usam os números de forma qualitativa (como rótulos ou nomes) e só depois compreendem seu aspecto quantitativo.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Questão 54
indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre
ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do
conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:
- A)a partir de 4 anos de idade, até aproximadamente os 6 anos, a criança recorre a uma ação internalizada, presa à ação, orientada pelas aparências e baseando-se em dados perceptivos, mas ainda desconsiderando as transformações nos objetos.
- B)até cerca de, aproximadamente, 2 anos de idade, a criança constrói noções de objeto, espaço, tempo, causalidade por meio de experiências sobre as propriedades dos objetos, construindo assim seu esquema sensório-motor por meio de ações.
- C)o objetivo do ensino das noções sociais ou naturais é fazer com que as crianças sejam capazes de entender o mundo em que vivem, nos aspectos relacionados a essas áreas, envolvendo noções de geografia, história, economia, direito, política, sociologia, dentre outros.
- D)os conteúdos em ciências sociais relacionados à geografia, história, política, direito e sociologia não devem ser trabalhados com crianças até 3 anos de idade, uma vez que elas não possuem ainda os conhecimentos prévios para compreender esses conteúdos.
A alternativa correta é D)
A construção do conhecimento científico pelas crianças é um processo contínuo e complexo, que se inicia desde os primeiros anos de vida. O texto apresentado aborda as diferentes fases desse desenvolvimento, destacando como as crianças interagem com o mundo natural e social desde muito cedo. Dentre as alternativas apresentadas, a afirmação incorreta é a de que conteúdos de ciências sociais não devem ser trabalhados com crianças até 3 anos, pois elas não teriam conhecimentos prévios para compreendê-los.
Essa visão é equivocada porque subestima a capacidade das crianças pequenas de estabelecer relações e construir conhecimentos sobre o mundo social que as cerca. Mesmo antes dos 3 anos, as crianças já desenvolvem noções básicas sobre espaço, tempo, causalidade e relações sociais por meio de suas vivências cotidianas. O trabalho com temas sociais nessa fase não precisa ser formal ou abstrato, mas pode ocorrer por meio de situações concretas e significativas para a criança.
As demais alternativas apresentam concepções adequadas sobre o desenvolvimento infantil. A alternativa A descreve corretamente o pensamento pré-operatório característico da faixa etária entre 4 e 6 anos. A alternativa B aborda de forma precisa o estágio sensório-motor, enquanto a C apresenta uma visão ampla e pertinente sobre os objetivos do ensino de ciências na educação infantil.
Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa D, pois ela apresenta uma limitação injustificada às possibilidades de aprendizagem das crianças pequenas, contrariando os princípios do desenvolvimento infantil e da educação científica na primeira infância.
Questão 55
Sobre a criança e as diferentes linguagens, leia as
afirmativas.
I. A linguagem oral é um dos eixos norteadores da
ação pedagógica com crianças.
II. No estágio pré-operatório ou inteligência
simbólica, ocorrerá o aparecimento da linguagem
e da brincadeira simbólica.
III. Através da contação de histórias a criança
aprenderá, dentre outras coisas, novas palavras,
organizará seu pensamento.
IV. O recurso audiovisual possui uma linguagem
própria que aliena e impede reflexões.
V. As artes, especialmente, as esculturas, colagem
e pintura são formas de linguagem que
expressam, comunicam e atribuem sentidos às
sensações.
Está correto o que se afirma apenas em:
- A)I e III.
- B)I, Il e IV.
- C)II, III eV.
- D)I, II, III e V.
- E)I, II, III e IV.
A alternativa correta é D)
Sobre a criança e as diferentes linguagens, é importante analisar cada afirmativa para compreender quais estão corretas. A linguagem oral, como mencionado na afirmativa I, é de fato um eixo norteador da ação pedagógica, pois é fundamental para a comunicação e o desenvolvimento cognitivo da criança.
A afirmativa II também está correta, pois no estágio pré-operatório, descrito por Piaget, a criança desenvolve a linguagem e a brincadeira simbólica, elementos essenciais para sua representação do mundo. Já a afirmativa III reforça a importância da contação de histórias, que amplia o vocabulário e auxilia na organização do pensamento infantil.
A afirmativa IV, no entanto, está incorreta, pois os recursos audiovisuais, quando bem utilizados, não alienam, mas podem estimular reflexões e aprendizagens significativas. Por fim, a afirmativa V está correta, já que as artes visuais, como esculturas, colagens e pinturas, são linguagens expressivas que comunicam emoções e significados.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II, III e V, correspondendo à alternativa D).
Questão 56
algumas tarefas sozinhas, algumas dessas podem
ser realizadas com a ajuda de outras pessoas. Isso
identifica sua zona de desenvolvimento:
- A)proximal.
- B)real.
- C)potencial
- D)horizontal.
- E)Vertical.
A alternativa correta é C)
O conceito de zona de desenvolvimento, proposto por Lev Vygotsky, é fundamental para compreender o processo de aprendizagem infantil. Segundo essa teoria, existem diferentes níveis de capacidade que uma criança pode apresentar ao realizar tarefas. Quando a criança consegue executar determinadas atividades apenas com auxílio de outras pessoas mais experientes, ela está demonstrando sua zona de desenvolvimento proximal - que representa a distância entre o que ela já domina sozinha (nível de desenvolvimento real) e o que pode alcançar com orientação (nível de desenvolvimento potencial).
No contexto da questão apresentada, a alternativa correta é a C) potencial, pois refere-se justamente às habilidades que a criança pode desenvolver com o suporte adequado. Esta zona intermediária entre o que a criança já sabe fazer autonomamente e o que poderá realizar independentemente no futuro é onde ocorre o aprendizado mais significativo. A mediação de adultos ou colegas mais capacitados nessa zona permite que a criança avance em seu desenvolvimento cognitivo.
As outras alternativas apresentam conceitos não relacionados à teoria vygotskyana ou distorções terminológicas. A zona de desenvolvimento proximal não deve ser confundida com desenvolvimento "horizontal" ou "vertical", termos que não fazem parte do marco teórico original. Essa distinção é crucial para educadores e psicólogos que trabalham com processos de aprendizagem infantil.
Questão 57
- A)Os gráficos não devem ser utilizados, pois nessa fase de desenvolvimento a criança aprende a partir da interação com o mundo concreto.
- B)Cabe ao professor escolher os temas a serem utilizados na coleta e organização das informações, pois ele conhece melhor os limites e potenciais da criança.
- C)Gráficos de coluna e tabelas podem ser utilizados como atividade para crianças menores, em apresentações mais simples.
- D)Atividades de tratamento da informação devem ser realizadas exclusivamente nas aulas de matemática.
A alternativa correta é C)
Sobre as modalidades de tratamento de informação mais adequadas às séries iniciais do Ensino Fundamental, a alternativa correta é a letra C), que afirma que gráficos de coluna e tabelas podem ser utilizados como atividade para crianças menores, em apresentações mais simples. Essa abordagem é adequada porque introduz conceitos básicos de organização e interpretação de dados de forma lúdica e acessível, alinhando-se ao desenvolvimento cognitivo das crianças nessa fase.
As demais alternativas apresentam equívocos. A opção A) desconsidera que gráficos simplificados podem ser uma ponte entre o concreto e o abstrato, enquanto a B) ignora a importância de envolver os alunos na escolha de temas significativos para eles. Já a alternativa D) limita o tratamento da informação à matemática, quando na verdade esse conteúdo pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento.
Portanto, a utilização de gráficos e tabelas adaptados ao nível de compreensão das crianças é uma estratégia pedagógica válida e eficaz para desenvolver habilidades de análise e interpretação desde as séries iniciais.
Questão 58
- A)Nível I.
- B)Nível II.
- C)Nível III.
- D)Nível IV.
A alternativa correta é C)
O estudo da escrita numérica infantil, conforme abordado por Garcia e Ramires, revela um processo evolutivo marcado por diferentes níveis de representação gráfica. As autoras identificam quatro estágios que refletem o desenvolvimento cognitivo da criança ao lidar com quantidades e sua expressão simbólica. No caso específico em que a criança utiliza a correspondência termo a termo para representar números – como escrever "1, 2, 3, 4, 5 e 6 lápis" para indicar a quantidade total –, evidencia-se o Nível III dessa trajetória.
Esse nível caracteriza-se pela tentativa de estabelecer uma relação direta entre cada objeto e um símbolo numérico, demonstrando um avanço em relação aos níveis anteriores (I e II), nos quais a criança ainda não compreende plenamente a função simbólica dos números ou os usa de forma não convencional. No Nível III, há um esforço claro de representação, mesmo que a estratégia adotada – a enumeração sequencial – não corresponda ainda à escrita numérica convencional (Nível IV). Portanto, a alternativa correta é C) Nível III, conforme indicado no gabarito.
Questão 59
transformações ao longo do tempo. Adolfo Sanchez
Vázquez (1999), ao se posicionar frente à Estética
como ciência do belo, nos alerta que o estético
também se denota na presença do feio, do trágico,
do cômico, do sublime, do monstruoso. O
fundamental para este autor é que o estético traz
em si a qualidade do sensível e, diferentemente de
algumas filosofias da arte, trata também das coisas
do cotidiano. Segundo o autor, a Estética se ocupa
também do estético não-artístico, ou seja, de uma
ampla esfera de objetos elaborados pelo homem –
produtos artesanais, artefatos mecânicos ou
técnicos, artigos usuais da vida cotidiana–, que, se
reagem bem a uma finalidade extra-estética,
também têm seu lado estético. Sobre a construção
estética das crianças não está coerente a
afirmativa:
- A)As ações de educação estética precisam ser elaboradas considerando o contexto de vida e a faixa etária da criança. Esse processo é independente das concepções de arte dos professores ou ao contato que eles têm/tiveram com a arte, com a cultura visual, com a formação estética na sua formação inicial e continuada.
- B)Considera-se que o aprendizado estético, artístico e visual pode ocorrer desde os primeiros anos escolares com a realização de atividades diversificadas e mescladas com diálogos e discussão sobre os processos e resultados encontrados.
- C)É papel do professor da Educação Infantil promover a experiência estética, oferecendo condições para vivências e leituras das expressões culturais de modo crítico e reflexivo.
- D)No exercício da educação estética, nos procedimentos de apreciação, reflexão e produção, aluno e professor têm a oportunidade de vivenciar a potência da cultura visual, de construir conhecimentos sensíveis, carregados de significados. Professor, aluno, criança, no contato com a arte, mediados pela educação estética, têm a chance de discutir e se apropriar de códigos visuais para ampliação das percepções de seu mundo e contexto.
- E)Os objetos e artefatos da cultura e da vida cotidiana provocam a imaginação da criança que, desde cedo, cria imagens, símbolos e histórias para estabelecer relações com o meio. O desenvolvimento artístico e estético da criança está atrelado ao ato simbólico e se relaciona com o brincar e com os avanços de suas capacidades imaginativas.
A alternativa correta é A)
A estética, como campo de estudo, transcende a noção tradicional do belo, abarcando também o feio, o trágico, o cômico e outras manifestações sensíveis da experiência humana. Adolfo Sanchez Vázquez (1999) amplia essa compreensão ao destacar que o estético não se limita à esfera artística, mas permeia objetos cotidianos e artefatos produzidos pelo homem, desde peças artesanais até itens técnicos. Essa visão expandida da estética ressalta sua presença no dia a dia, deslocando-a de uma concepção puramente filosófica ou artística para uma dimensão mais concreta e acessível.
No contexto da educação infantil, a construção estética das crianças deve ser abordada de maneira integrada, considerando seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. As alternativas apresentadas refletem diferentes perspectivas sobre como essa educação estética pode ser conduzida. A alternativa A, no entanto, destoa das demais ao afirmar que o processo educativo é independente das concepções de arte dos professores ou de sua formação estética. Essa visão é incoerente, pois ignora a influência fundamental do educador como mediador das experiências estéticas das crianças.
As demais alternativas apresentam abordagens mais alinhadas com uma educação estética significativa. A alternativa B enfatiza a importância de atividades diversificadas e reflexivas desde os primeiros anos escolares. A alternativa C destaca o papel do professor em promover vivências críticas e reflexivas das expressões culturais. A alternativa D ressalta a construção conjunta de conhecimentos sensíveis entre professor e aluno, mediados pela cultura visual. Por fim, a alternativa E relaciona o desenvolvimento estético da criança com o ato simbólico, o brincar e a imaginação, elementos cruciais para sua formação.
Portanto, a alternativa A é a que menos se coaduna com uma visão contemporânea da educação estética, que reconhece a importância do contexto, da mediação docente e das experiências culturais no desenvolvimento das crianças. A estética, como campo sensível e cotidiano, exige uma abordagem educativa que considere essas múltiplas dimensões, integrando-as de maneira crítica e reflexiva.
Questão 60
tão presente em nossas vidas, que temos às vezes
dificuldade de compreender como ele acontece, de
definir o que é aprender e ensinar. Os estudos e as
pesquisas no campo da Educação Infantil mostram
que a criança aprende, desde o nascimento, nas
experiências cotidianas por ela vividas, por meio do
corpo, da emoção e da linguagem verbal. No que
diz respeito a essa concepção de ensino e
aprendizagem da criança, não é correto:
- A)Aprender não é resultado de processos espontâneos. Requer alguns elementos mediadores, em especial, a colaboração de diferentes parceiros na realização de alguma tarefa.
- B)Ensinar é apontar significados para alguém, condição básica para inseri-lo em uma cultura e promover seu desenvolvimento. É, partindo de situações cotidianas, apresentar um significado para outra pessoa, que constrói suas próprias significações em relação ao que foi apontado.
- C)Aprender pode ser entendido como o processo de modificação do modo de agir, sentir e pensar de cada pessoa, que não pode ser atribuído à mera maturação orgânica, mas ao acúmulo de experiências.
- D)Ensinar pode ser uma ação dos adultos, das crianças entre si e de situações interativas do cotidiano. Ou seja, não se aprende só com o professor, mas com diferentes elementos simbólicos que ensinam e que agem como recursos mediadores na relação da criança com o mundo.
- E)Aprender, embora seja um ato mediado por pares e elementos da cultura, está condicionado ao desenvolvimento da fala e da marcha da criança.
A alternativa correta é E)
O processo educativo é uma construção complexa e multifacetada, presente em todas as etapas da vida humana. A aprendizagem na primeira infância ocorre por meio de experiências cotidianas, envolvendo corpo, emoção e linguagem, conforme apontam pesquisas na área da Educação Infantil. Diante disso, analisemos as alternativas apresentadas para identificar qual delas não se alinha com essa concepção de ensino e aprendizagem.
As opções A, B, C e D apresentam visões coerentes com o entendimento contemporâneo sobre educação infantil:
- A) Destaca a importância da mediação no processo de aprendizagem
- B) Aborda o ensino como construção de significados culturais
- C) Define aprendizagem como transformação pessoal
- D) Amplia o conceito de quem pode ensinar
A alternativa E, no entanto, apresenta uma limitação equivocada ao condicionar a aprendizagem ao desenvolvimento da fala e da marcha. Essa visão é restritiva porque:
- Desconsidera outras formas de comunicação e movimento
- Ignora que a aprendizagem começa antes desses marcos desenvolvimentais
- Reduz o processo complexo de aprendizagem a fatores biológicos
Portanto, a resposta correta é a alternativa E, por apresentar uma concepção limitada do processo de aprendizagem infantil, que na realidade é muito mais amplo e diversificado do que o simples desenvolvimento de habilidades específicas.