Para Arribas e colaboradores (2004), o desenvolvimento da linguagem é estimulado por meio de uma sensibilidade especial para as intenções comunicativas da criança, promovendo mensagens referenciais, articulando as palavras com clareza e utilizando estruturas sintáticas adequadas. Isso dentro de um ambiente afetivamente positivo – no qual ela se sinta acolhida e querida – que favoreça a comunicação. Nesse contexto, é correto afirmar que uma das ações necessárias e valorizadas na prática da Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem é
da linguagem é estimulado por meio de uma sensibilidade especial para as intenções comunicativas da criança, promovendo mensagens referenciais, articulando as
palavras com clareza e utilizando estruturas sintáticas
adequadas. Isso dentro de um ambiente afetivamente
positivo – no qual ela se sinta acolhida e querida – que
favoreça a comunicação. Nesse contexto, é correto afirmar que uma das ações necessárias e valorizadas na
prática da Educação Infantil para o desenvolvimento da
linguagem é
- A)falar bem rápido com a criança com proximidade razoável, para que, principalmente quando é muito pequena, possa ver bem o rosto do locutor.
- B)utilizar uma linguagem simples e infantilizada, a fim de facilitar a assimilação de um maior número de palavras.
- C)evitar falar muito com a criança, especialmente quando ela ainda não tem vasto vocabulário.
- D)falar com a criança e ouvi-la para enriquecer sua capacidade comunicativa.
- E)ensinar os fonemas básicos às crianças para que ao juntá-los elas possam pronunciar as palavras.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento da linguagem na primeira infância é um processo complexo e essencial, que depende não apenas de estímulos linguísticos, mas também de um ambiente afetivo favorável. Como destacado por Arribas e colaboradores (2004), a interação comunicativa deve ser pautada pela clareza, pela adequação sintática e, sobretudo, pela sensibilidade às intenções da criança. Dentro desse contexto, a alternativa D) – que propõe falar com a criança e ouvi-la para enriquecer sua capacidade comunicativa – é a mais coerente com os princípios de uma educação infantil eficaz.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação às estratégias adequadas para o desenvolvimento linguístico. Falar rápido (alternativa A) pode dificultar a compreensão, enquanto a linguagem excessivamente infantilizada (alternativa B) pode limitar a exposição a estruturas mais complexas. Evitar falar com a criança (alternativa C) priva-a de modelos linguísticos essenciais, e focar apenas nos fonemas (alternativa E) reduz a comunicação a um aspecto mecânico, negligenciando sua função social e afetiva.
Portanto, a interação dialógica, em que a criança é ouvida e incentivada a se expressar, é fundamental para o desenvolvimento pleno de suas habilidades comunicativas, confirmando a alternativa D como a correta.
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