Por volta dos dez aos vinte meses é interessante que se disponibilize um cesto de objetos às crianças. Poderá se observar que o bebê vai encher, esvaziar e empilhar objetos que tiverem à sua disposição. No desenvolvimento infantil, tal atividade se faz importante, pois com isso ele:
Por volta dos dez aos vinte meses é interessante que se
disponibilize um cesto de objetos às crianças. Poderá se
observar que o bebê vai encher, esvaziar e empilhar objetos
que tiverem à sua disposição. No desenvolvimento infantil,
tal atividade se faz importante, pois com isso ele:
- A)Tenta descobrir o que fazer com os objetos.
- B)Evita ser um adolescente e/ou adulto desorganizado.
- C)Ele reelabora as suas capacidades físicas perdidas no dia anterior.
- D)Apenas mantém mente e corpo ocupados
Resposta:
A alternativa correta é A)
Por volta dos dez aos vinte meses, a disponibilização de um cesto de objetos para as crianças se mostra uma atividade altamente relevante para o desenvolvimento infantil. Nessa fase, é comum observar o bebê engajado em ações como encher, esvaziar e empilhar os objetos que estão ao seu alcance. Esse comportamento não é aleatório, mas sim uma manifestação do processo de aprendizagem e exploração do mundo ao seu redor.
A alternativa correta é a A) Tenta descobrir o que fazer com os objetos, pois essa atividade reflete a curiosidade natural da criança e seu desejo de compreender as propriedades dos objetos e as possibilidades de interação com eles. Ao manipular os itens, o bebê está desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e até mesmo sociais, já que essa exploração pode ocorrer em interação com cuidadores ou outras crianças.
As outras alternativas apresentam equívocos sobre o real significado dessa atividade:
- B) A organização na vida adulta não está diretamente relacionada a essa fase específica do desenvolvimento
- C) As capacidades físicas não são "perdidas" de um dia para outro nessa idade
- D) A atividade vai além de simplesmente manter mente e corpo ocupados, tendo um propósito desenvolvimental
Portanto, a exploração de objetos nessa fase deve ser entendida como um importante mecanismo de aprendizagem, onde a criança está ativamente construindo seu conhecimento sobre o mundo físico e desenvolvendo suas capacidades cognitivas e motoras.
Deixe um comentário