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Segundo Ostetto (2002.177, 178), o planejamento na Educação Infantil “marca a intencionalidade do processo educativo, mas não pode ficar só na intenção, ou melhor, só na imaginação, na concepção (…) Ninguém diria que não é necessário escrever o planejamento. (…) A questão não é a forma, mas os princípios que sustentam sua organização”. Considerando as afirmativas da autora, pode-se compreender sobre planejamento na Educação Infantil:

Segundo Ostetto (2002.177, 178), o
planejamento na Educação Infantil “marca a
intencionalidade do processo educativo, mas não
pode ficar só na intenção, ou melhor, só na
imaginação, na concepção (…) Ninguém diria que
não é necessário escrever o planejamento. (…) A
questão não é a forma, mas os princípios que
sustentam sua organização”. Considerando as
afirmativas da autora, pode-se compreender sobre
planejamento na Educação Infantil:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O planejamento na Educação Infantil, conforme destacado por Ostetto (2002), vai além de uma simples intenção ou concepção abstrata. Ele deve ser materializado em uma proposta concreta, refletindo a intencionalidade educativa do professor. A alternativa correta (C) aponta justamente para essa necessidade de traduzir as intenções pedagógicas em um roteiro estruturado, que documenta e orienta a prática educativa com as crianças.

A autora enfatiza que o planejamento não pode ficar restrito à imaginação, mas deve se tornar um instrumento de ação. Isso significa que o educador precisa elaborar um documento que sistematize suas propostas de trabalho, garantindo coerência entre o que se planeja e o que se executa no cotidiano escolar. A forma como esse planejamento é registrado é menos importante do que os princípios que o fundamentam.

A alternativa C corretamente identifica que a intencionalidade educativa se concretiza na elaboração de um roteiro ou programa de trabalho. Esse documento serve como guia para a ação pedagógica, sem se tornar um modelo rígido, mas mantendo flexibilidade para adaptações necessárias durante o processo educativo. O planejamento, portanto, funciona como uma ferramenta que articula teoria e prática na Educação Infantil.

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