Segundo Ostetto (2002.177, 178), o planejamento na Educação Infantil “marca a intencionalidade do processo educativo, mas não pode ficar só na intenção, ou melhor, só na imaginação, na concepção (…) Ninguém diria que não é necessário escrever o planejamento. (…) A questão não é a forma, mas os princípios que sustentam sua organização”. Considerando as afirmativas da autora, pode-se compreender sobre planejamento na Educação Infantil:
planejamento na Educação Infantil “marca a
intencionalidade do processo educativo, mas não
pode ficar só na intenção, ou melhor, só na
imaginação, na concepção (…) Ninguém diria que
não é necessário escrever o planejamento. (…) A
questão não é a forma, mas os princípios que
sustentam sua organização”. Considerando as
afirmativas da autora, pode-se compreender sobre
planejamento na Educação Infantil:
- A)A forma e o jeito de planejar é o real problema do planejamento na Educação Infantil, pois expressa marcas e ideias do educador.
- B)Como processo reflexivo, no processo de elaboração do planejamento o educador vai aprendendo e exercitando sobre compreensões de criança, de trabalho pedagógico, funções da Educação Infantil, currículo dentre outros.
- C)A intencionalidade educativa se traduz no traçar, no programar, elaborar um roteiro, documentar a proposta de trabalho do educador a ser seguida, necessariamente, na relação com as crianças.
- D)A forma de escrever um planejamento no dia a dia precisa ser geral, não marcada pela pessoalidade.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O planejamento na Educação Infantil, conforme destacado por Ostetto (2002), vai além de uma simples intenção ou concepção abstrata. Ele deve ser materializado em uma proposta concreta, refletindo a intencionalidade educativa do professor. A alternativa correta (C) aponta justamente para essa necessidade de traduzir as intenções pedagógicas em um roteiro estruturado, que documenta e orienta a prática educativa com as crianças.
A autora enfatiza que o planejamento não pode ficar restrito à imaginação, mas deve se tornar um instrumento de ação. Isso significa que o educador precisa elaborar um documento que sistematize suas propostas de trabalho, garantindo coerência entre o que se planeja e o que se executa no cotidiano escolar. A forma como esse planejamento é registrado é menos importante do que os princípios que o fundamentam.
A alternativa C corretamente identifica que a intencionalidade educativa se concretiza na elaboração de um roteiro ou programa de trabalho. Esse documento serve como guia para a ação pedagógica, sem se tornar um modelo rígido, mas mantendo flexibilidade para adaptações necessárias durante o processo educativo. O planejamento, portanto, funciona como uma ferramenta que articula teoria e prática na Educação Infantil.
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