Sobre as modalidades de tratamento de informação mais adequadas às séries iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta.
- A)Os gráficos não devem ser utilizados, pois nessa fase de desenvolvimento a criança aprende a partir da interação com o mundo concreto.
- B)Cabe ao professor escolher os temas a serem utilizados na coleta e organização das informações, pois ele conhece melhor os limites e potenciais da criança.
- C)Gráficos de coluna e tabelas podem ser utilizados como atividade para crianças menores, em apresentações mais simples.
- D)Atividades de tratamento da informação devem ser realizadas exclusivamente nas aulas de matemática.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Sobre as modalidades de tratamento de informação mais adequadas às séries iniciais do Ensino Fundamental, a alternativa correta é a letra C), que afirma que gráficos de coluna e tabelas podem ser utilizados como atividade para crianças menores, em apresentações mais simples. Essa abordagem é adequada porque introduz conceitos básicos de organização e interpretação de dados de forma lúdica e acessível, alinhando-se ao desenvolvimento cognitivo das crianças nessa fase.
As demais alternativas apresentam equívocos. A opção A) desconsidera que gráficos simplificados podem ser uma ponte entre o concreto e o abstrato, enquanto a B) ignora a importância de envolver os alunos na escolha de temas significativos para eles. Já a alternativa D) limita o tratamento da informação à matemática, quando na verdade esse conteúdo pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento.
Portanto, a utilização de gráficos e tabelas adaptados ao nível de compreensão das crianças é uma estratégia pedagógica válida e eficaz para desenvolver habilidades de análise e interpretação desde as séries iniciais.
Deixe um comentário