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Texto 1: Keith Swanwick propõe na sua obra que o educar musical seja desenvolvido equilibrando os aspectos da: técnica, execução, composição, literatura e de apreciação. Texto 2: A notação musical braille sempre esteve à margem do ensino musical, ou pela falta de profissionais que dominam essa escrita para ensinar seus alunos, ou por acomodação do próprio deficiente, que muitas vezes prefere trabalhar somente com o „ouvido‟, não dando importância à representação gráfica dos sons. A opção que indica como compatibilizar a proposta de Keith Swanwick no texto 1, considerando as dificuldades apresentadas no texto 2, é:

Texto 1:
Keith Swanwick propõe na sua obra que o educar musical seja desenvolvido equilibrando os
aspectos da: técnica, execução, composição, literatura e de apreciação.

Texto 2:
A notação musical braille sempre esteve à margem do ensino musical, ou pela falta de
profissionais que dominam essa escrita para ensinar seus alunos, ou por acomodação do próprio
deficiente, que muitas vezes prefere trabalhar somente com o „ouvido‟, não dando importância
à representação gráfica dos sons.
A opção que indica como compatibilizar a proposta de Keith Swanwick no texto 1,
considerando as dificuldades apresentadas no texto 2, é:

Resposta:

A alternativa correta é E)

O ensaio a seguir discute como compatibilizar a proposta de Keith Swanwick para o ensino musical, considerando as dificuldades enfrentadas no ensino da notação musical braille, conforme apresentado nos textos fornecidos.

Keith Swanwick defende um ensino musical equilibrado, abrangendo técnica, execução, composição, literatura e apreciação. Essa abordagem holística visa desenvolver não apenas habilidades práticas, mas também a compreensão e a criatividade musical. No entanto, quando aplicada a alunos com deficiência visual, surgem desafios específicos, principalmente em relação à literatura musical, devido às barreiras no acesso à notação braille.

O texto 2 destaca que a musicografia braille frequentemente é negligenciada, seja pela falta de professores qualificados, seja pela preferência de alguns alunos deficientes visuais em confiar apenas na audição. Essa realidade cria uma lacuna no processo educacional, pois a representação gráfica dos sons é um componente fundamental para a compreensão musical completa.

Diante desse cenário, a alternativa E) apresenta a solução mais adequada: estimular a relação entre aluno e professor através da literatura em musicografia braille, mantendo os outros aspectos da proposta de Swanwick. Essa abordagem reconhece que técnica, execução, composição e apreciação são acessíveis ao deficiente visual, enquanto a literatura musical requer adaptações específicas.

Ao priorizar o ensino da musicografia braille, não apenas se preserva a integralidade da proposta pedagógica de Swanwick, como também se empodera o aluno com deficiência visual, dando-lhe autonomia para ler e escrever música. Essa solução evita a exclusão de qualquer componente do ensino musical e, ao mesmo tempo, enfrenta diretamente as barreiras educacionais mencionadas no texto 2.

As outras alternativas apresentam limitações: a opção A) sugere uma compensação inadequada entre os aspectos musicais; a B) propõe a eliminação injustificada de um componente essencial; a C) perpetua a negligência com a musicografia braille; e a D) recomenda a desconsideração de partes da proposta original sem necessidade. A alternativa E), portanto, é a que melhor harmoniza a teoria pedagógica com as necessidades práticas do ensino inclusivo.

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