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Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos auxilia nesse processo. Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala de aula:Infle dois balões a um mesmo tamanho. Amarre cada bico com um fio, fazendo um laço. Prenda com uma fita adesiva, pelo lado inverso ao bico, a uma vareta – um balão em cada ponta. Suspenda a vareta pelo centro de modo que os dois balões fiquem equilibrados na horizontal. Desfaça o laço de um dos balões, deixando o ar sair. (Adaptado do experimento narrado pelo professor Luiz Ferraz Netto disponível no site Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br. Acesso em: 30 jul. 2018O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar

Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o
desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos
auxilia nesse processo.
Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala
de aula:
Infle dois balões a um mesmo tamanho. Amarre cada bico com um fio, fazendo
um laço. Prenda com uma fita adesiva, pelo lado inverso ao bico, a uma vareta
– um balão em cada ponta. Suspenda a vareta pelo centro de modo que os
dois balões fiquem equilibrados na horizontal. Desfaça o laço de um dos
balões, deixando o ar sair. (Adaptado do experimento narrado pelo professor
Luiz Ferraz Netto disponível no site
Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br. Acesso em: 30 jul. 2018
O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar

Resposta:

A alternativa correta é A)

A curiosidade infantil é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do pensamento científico. Nesse contexto, a escola desempenha um papel crucial ao promover atividades experimentais que despertem o interesse e a capacidade investigativa das crianças. O experimento descrito, que utiliza balões para demonstrar uma propriedade física do ar, é um exemplo claro de como a prática pode complementar o ensino teórico.

Ao inflar dois balões de mesmo tamanho e suspendê-los equilibrados em uma vareta, cria-se uma situação de simetria. Quando um dos balões é esvaziado, o equilíbrio se rompe, evidenciando que o ar contido no balão possuía massa e, consequentemente, peso. Essa simples demonstração permite aos estudantes compreenderem de forma concreta um conceito abstrato: o ar, apesar de invisível, ocupa espaço e tem peso mensurável.

A alternativa correta (A) "tem peso" é confirmada pela observação do desequilíbrio na vareta após a saída do ar de um dos balões. As outras opções, embora contenham afirmações verdadeiras sobre o ar em outros contextos, não são demonstradas por este experimento específico. Essa distinção é importante para desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar evidências experimentais com conclusões científicas adequadas.

Experimentos como este mostram como a educação científica pode ser acessível mesmo com materiais simples. Eles estimulam não apenas a compreensão de conceitos físicos, mas também o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de observação - habilidades essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

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