Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A compreensão da interação criança-criança é de fundamental importância no entendimento do desenvolvimento infantil. De acordo com Oliveira (2011), as funções da brincadeira e do faz de conta no desenvolvimento humano são:

A compreensão da interação criança-criança é de fundamental importância no entendimento do desenvolvimento infantil. De acordo com Oliveira (2011), as funções da
brincadeira e do faz de conta no desenvolvimento humano são:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A interação entre crianças, especialmente por meio do brincar e do faz de conta, desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. Segundo Oliveira (2011), essas atividades não são apenas momentos de diversão, mas ferramentas essenciais para o crescimento emocional, social e cognitivo. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) destaca-se como a mais abrangente e precisa, pois aborda aspectos fundamentais dessa dinâmica.

A alternativa C) descreve três funções principais da brincadeira no desenvolvimento humano: exercitar papéis sociais, reviver situações emocionais intensas e trabalhar conflitos internos. Esses elementos são centrais para a formação da identidade e da inteligência emocional da criança. Ao assumir diferentes papéis — como mãe, professor ou herói —, a criança experimenta perspectivas diversas, desenvolvendo empatia e compreensão do mundo ao seu redor.

Além disso, o faz de conta permite que a criança reprocesse experiências marcantes, transformando emoções como medo ou alegria em narrativas controláveis. Esse mecanismo é vital para a elaboração psicológica de vivências complexas. Por fim, a brincadeira funciona como um espaço seguro para resolver tensões, seja com colegas ou consigo mesma, preparando-a para desafios reais. Portanto, a alternativa C) sintetiza de forma mais completa as múltiplas dimensões do brincar no desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *