A concepção de criança é uma noção historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A respeito disso, marque a opção FALSA.
A concepção de criança é uma noção historicamente
construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos
tempos, não se apresentando de forma homogênea nem
mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A
respeito disso, marque a opção FALSA.
- A)A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
- B)As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.
- C)A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
- D)No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento se constitui, dessa forma, em cópia da realidade.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A concepção de criança é um tema complexo e dinâmico, que reflete as transformações sociais e culturais ao longo da história. Analisando as alternativas apresentadas, podemos identificar que a opção FALSA é a letra D), conforme indicado pelo gabarito.
A alternativa D afirma que o conhecimento se constitui como uma "cópia da realidade", o que é incorreto sob a perspectiva construtivista e sociocultural. O conhecimento não é uma mera reprodução passiva do mundo, mas sim uma construção ativa, mediada pelas interações sociais, linguagens e experiências individuais. Crianças não apenas absorvem informações, mas reinterpretam, questionam e recriam significados a partir de suas vivências.
As demais alternativas apresentam visões coerentes sobre a infância:
- A) Destaca o papel central da família, mesmo em um contexto de múltiplas influências sociais.
- B) Reconhece a singularidade infantil e a forma peculiar como as crianças interpretam o mundo.
- C) Afirma o caráter social e histórico da criança, inserida em contextos culturais específicos.
Portanto, a resposta incorreta é realmente a alternativa D, que reduz o processo de construção do conhecimento a uma simples cópia da realidade, negligenciando seu aspecto ativo e criativo.
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