Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Educação Infantil constitui-se importante espaço de socialização e de inclusão de todas as crianças. Compreende-se que nesta etapa da educação básica, sejam necessárias práticas capazes de promover o sentimento de pertencimento e de identidade a todos os sujeitos. Tendo como referência a obra “Educação infantil: Saberes e práticas da inclusão: Introdução”, leia as proposições a seguir e julgue-as conforme o documento. I – No âmbito da Educação Infantil e Especial, a democratização do ensino traz consigo o conceito de educação como direito social, passando do modelo médico do cuidar, do clínico e terapêutico para a abordagem social e cultural que valoriza a diversidade como forma de aprendizagem, de fortalecimento e de modificação do ambiente escolar e da comunidade para a promoção da aprendizagem. II – O conceito de “necessidades educacionais especiais” refere-se a toda a criança ou jovem cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem e têm, portanto, necessidades educacionais em algum momento de sua escolaridade. III – O conceito de integração tem origem no princípio ideológico e filosófico de “normalização”, tornar o indivíduo “normal” capacitando-o a participar da corrente natural da vida, inclusive na escola. Surge, daí, o princípio de oferecer condições e oportunidades iguais do ponto de vista educacional, e também atividades sociais mais amplas. IV – O movimento de inclusão propõe uma mudança de foco, deixa de ser a deficiência e passa a centrar-se no indivíduo e no êxito do processo ensino e aprendizagem, para o qual o ambiente deve ser adaptado às necessidades específicas do educando, tanto no contexto escolar e familiar, como no comunitário.V – Integração sugere uma composição pela combinação e diversidade das partes e pelo movimento, obtendo-se composições novas e mais complexas; já a inclusão sugere o atendimento às diferenças individuais nas classes especiais, salas de recursos ou serviço itinerante mediante a preparação gradativa do educando para o ensino comum. Assinale a alternativa CORRETA:

A Educação Infantil constitui-se importante espaço de socialização e de inclusão de todas as crianças.
Compreende-se que nesta etapa da educação básica, sejam necessárias práticas capazes de promover o
sentimento de pertencimento e de identidade a todos os sujeitos. Tendo como referência a obra “Educação
infantil: Saberes e práticas da inclusão: Introdução
”, leia as proposições a seguir e julgue-as conforme o
documento.

I – No âmbito da Educação Infantil e Especial, a democratização do ensino traz consigo o conceito de
educação como direito social, passando do modelo médico do cuidar, do clínico e terapêutico para a
abordagem social e cultural que valoriza a diversidade como forma de aprendizagem, de fortalecimento e
de modificação do ambiente escolar e da comunidade para a promoção da aprendizagem.

II – O conceito de “necessidades educacionais especiais” refere-se a toda a criança ou jovem cujas
necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem e têm, portanto,
necessidades educacionais em algum momento de sua escolaridade.

III – O conceito de integração tem origem no princípio ideológico e filosófico de “normalização”, tornar o
indivíduo “normal” capacitando-o a participar da corrente natural da vida, inclusive na escola. Surge, daí, o
princípio de oferecer condições e oportunidades iguais do ponto de vista educacional, e também
atividades sociais mais amplas.

IV – O movimento de inclusão propõe uma mudança de foco, deixa de ser a deficiência e passa a centrar-se no
indivíduo e no êxito do processo ensino e aprendizagem, para o qual o ambiente deve ser adaptado às
necessidades específicas do educando, tanto no contexto escolar e familiar, como no comunitário.

V – Integração sugere uma composição pela combinação e diversidade das partes e pelo movimento, obtendo-se
composições novas e mais complexas; já a inclusão sugere o atendimento às diferenças individuais nas
classes especiais, salas de recursos ou serviço itinerante mediante a preparação gradativa do educando
para o ensino comum.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Educação Infantil é um espaço fundamental para a socialização e inclusão de todas as crianças, promovendo um sentimento de pertencimento e identidade. Com base na obra Educação infantil: Saberes e práticas da inclusão: Introdução, analisamos as proposições apresentadas para identificar quais estão corretas de acordo com o documento.

A proposição I está correta, pois aborda a transição do modelo médico para uma abordagem social e cultural na Educação Infantil e Especial, valorizando a diversidade como elemento essencial para a aprendizagem e transformação do ambiente escolar.

A proposição II também está correta, uma vez que define adequadamente o conceito de "necessidades educacionais especiais" como algo que pode surgir em qualquer momento da escolaridade, independentemente de capacidades ou dificuldades específicas.

A proposição III, no entanto, está incorreta. O conceito de integração, baseado na ideia de "normalização", não reflete a perspectiva inclusiva defendida no documento, que prioriza a adaptação do ambiente às necessidades do indivíduo, e não o contrário.

A proposição IV está correta, pois destaca a mudança de foco proposta pelo movimento de inclusão, que prioriza o indivíduo e seu processo de aprendizagem, adaptando o ambiente escolar, familiar e comunitário às suas necessidades.

Por fim, a proposição V está incorreta, pois confunde os conceitos de integração e inclusão. A inclusão não se limita a atendimentos em classes especiais ou salas de recursos, mas busca a participação plena do educando no ensino comum, com os apoios necessários.

Portanto, a alternativa correta é B) Somente as proposições I, II e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *