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A formação cultural da criança está em primeiro plano relacionada ao seu convívio familiar e secundariamente a sua formação educacional. É na educação infantil que a criança começa a criar a base fundamental para seu desenvolvimento. Analise as assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale a opção CORRETA. I – É no ambiente escolar que a criança deve ser observada por profissionais gabaritados, os quais poderão detectar possíveis dificuldades para que possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um problema em suas futuras aprendizagens. II – As práticas de educação e cuidados voltadas à criança pequena se destinam a possibilitar a ela a integração entre os aspetos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. III – A identificação precoce das necessidades individuais abre portas para o desenvolvimento das potencialidades da criança de uma forma mais ampla.

A formação cultural da criança está em primeiro
plano relacionada ao seu convívio familiar e
secundariamente a sua formação educacional. É na
educação infantil que a criança começa a criar a base
fundamental para seu desenvolvimento. Analise as assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale
a opção CORRETA.

I – É no ambiente escolar que a criança deve ser
observada por profissionais gabaritados, os quais
poderão detectar possíveis dificuldades para que
possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um
problema em suas futuras aprendizagens.

II – As práticas de educação e cuidados voltadas à
criança pequena se destinam a possibilitar a ela a
integração entre os aspetos físicos, emocionais,
afetivos, cognitivos e sociais.

III – A identificação precoce das necessidades
individuais abre portas para o desenvolvimento das
potencialidades da criança de uma forma mais ampla.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A formação cultural e educacional da criança é um processo complexo e multifacetado, que envolve tanto o ambiente familiar quanto o escolar. Ambos os contextos desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento infantil, cada um contribuindo de maneira única para a construção da identidade e das habilidades da criança.

A primeira assertiva destaca a importância do ambiente escolar como um espaço de observação profissional. É nesse cenário que educadores qualificados podem identificar precocemente dificuldades de aprendizagem ou desenvolvimento, permitindo intervenções adequadas e evitando que essas questões se tornem obstáculos futuros. Essa abordagem preventiva é essencial para garantir um percurso educacional mais equilibrado.

A segunda afirmação reforça a visão holística da educação infantil, que deve integrar cuidadosamente todas as dimensões do desenvolvimento humano. Ao considerar aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais de forma conjunta, a educação infantil cumpre seu papel de alicerce para uma formação integral.

Por fim, a terceira assertiva complementa as anteriores ao enfatizar a importância da individualização no processo educativo. Reconhecer as necessidades específicas de cada criança permite criar estratégias pedagógicas mais eficazes, potencializando seu desenvolvimento de maneira personalizada e significativa.

Portanto, todas as assertivas apresentadas estão corretas e inter-relacionadas, formando um conjunto coerente sobre a importância da educação infantil no desenvolvimento pleno da criança.

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