A interação social é um elemento essencial na promoção de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Tratando-se de pensamento e linguagem, o ambiente, o tempo e os diferentes espaços contribuem para a formação do pensamento discursivo. Nesse contexto, na fase inicial de formação de conceito, na qual a criança busca refletir sobre a definição de uma palavra, as qualidades plásticas da palavra que desempenham função importante são
Tratando-se de pensamento e linguagem, o ambiente, o tempo e os diferentes espaços contribuem para a
formação do pensamento discursivo. Nesse contexto, na fase inicial de formação de conceito, na qual a criança
busca refletir sobre a definição de uma palavra, as qualidades plásticas da palavra que desempenham função
importante são
- A)pensar sensório-motor, linguagem não cognitiva e balbucio.
- B)narrativa, pensamento e linguagem.
- C)ritmos, modulações e consonâncias.
- D)então, antes e depois.
- E)imagens, traços e mímica.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A interação social desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, especialmente quando consideramos a relação entre pensamento e linguagem. O ambiente, o tempo e os diversos espaços em que a criança está inserida contribuem significativamente para a formação do pensamento discursivo. Durante a fase inicial de formação de conceitos, quando a criança começa a refletir sobre o significado das palavras, as qualidades plásticas dessas palavras assumem uma importância crucial.
Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é a C) ritmos, modulações e consonâncias. Esses elementos são essenciais nesse estágio, pois estão diretamente ligados à sonoridade e à forma como a criança percebe e internaliza as palavras. Os ritmos e as modulações da fala, por exemplo, ajudam a criança a distinguir padrões e a associar sons a significados, enquanto as consonâncias facilitam a memorização e a compreensão das palavras em um contexto comunicativo.
As outras alternativas, embora relevantes em outros aspectos do desenvolvimento infantil, não representam as qualidades plásticas da palavra de forma tão direta. O pensamento sensório-motor e o balbucio (alternativa A) estão mais relacionados ao desenvolvimento motor e pré-linguístico, enquanto narrativa, pensamento e linguagem (B) são elementos mais amplos e complexos. As noções temporais como "então, antes e depois" (D) e as representações visuais como "imagens, traços e mímica" (E) também não capturam a essência sonora e rítmica que caracteriza a formação inicial de conceitos linguísticos.
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