A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Diante disso, a professora Rosana busca criar um ambiente acolhedor e pacífico, desenvolvendo atividades calmas, eliminando os conflitos, divergências e disputas entre as crianças sem deixar que nenhuma fique sozinha em momento algum.Sobre a ação da professora Rosana, é CORRETO afirmar que ela
- A)está equivocada, pois as crianças se desenvolvem em situações de interação social nas quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.
- B)está correta, pois as atividades calmas trazem paz e tranquilidade para as crianças, o que favorece o desenvolvimento social e afetivo das mesmas, sem conflitos nem disputas que agitam e prejudicam o grupo.
- C)está equivocada, pois a interação social acontece independente da ação da professora, portanto, ela não necessita investir num ambiente acolhedor que propicie as interações entre as crianças.
- D)está correta, pois, se alguma criança ficar sozinha, mesmo que por pouco tempo, ela perde a oportunidade de interagir com outras crianças e, assim, ficará comprometida em seu desenvolvimento social.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A abordagem da professora Rosana, embora bem-intencionada ao buscar um ambiente harmonioso, apresenta uma visão limitada sobre o papel dos conflitos no desenvolvimento infantil. A alternativa correta é a A), pois os conflitos, quando mediados adequadamente, são oportunidades valiosas para que as crianças aprendam a negociar, expressar sentimentos e resolver problemas. A interação social não se resume à ausência de disputas, mas sim à capacidade de lidar com elas de forma construtiva.
Evitar completamente os conflitos priva as crianças de experiências essenciais para o desenvolvimento emocional e social. A mediação do professor é fundamental para transformar esses momentos em aprendizados, incentivando a empatia, a cooperação e o respeito às diferenças. Um ambiente que apenas elimina divergências, sem permitir que as crianças vivenciem e superem desafios, pode resultar em uma socialização artificial e pouco preparadora para as complexidades das relações humanas.
Portanto, o equilíbrio está em promover um espaço acolhedor que inclua a gestão positiva dos conflitos, e não sua supressão. A professora Rosana poderia enriquecer sua prática ao incorporar estratégias que ensinem as crianças a lidar com divergências, transformando-as em ferramentas de crescimento coletivo e individual.
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