Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Diante disso, a professora Rosana busca criar um ambiente acolhedor e pacífico, desenvolvendo atividades calmas, eliminando os conflitos, divergências e disputas entre as crianças sem deixar que nenhuma fique sozinha em momento algum.Sobre a ação da professora Rosana, é CORRETO afirmar que ela

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Diante disso, a professora Rosana busca criar um ambiente acolhedor e pacífico, desenvolvendo atividades calmas, eliminando os conflitos, divergências e disputas entre as crianças sem deixar que nenhuma fique sozinha em momento algum.
Sobre a ação da professora Rosana, é CORRETO afirmar que ela

Resposta:

A alternativa correta é A)

A abordagem da professora Rosana, embora bem-intencionada ao buscar um ambiente harmonioso, apresenta uma visão limitada sobre o papel dos conflitos no desenvolvimento infantil. A alternativa correta é a A), pois os conflitos, quando mediados adequadamente, são oportunidades valiosas para que as crianças aprendam a negociar, expressar sentimentos e resolver problemas. A interação social não se resume à ausência de disputas, mas sim à capacidade de lidar com elas de forma construtiva.

Evitar completamente os conflitos priva as crianças de experiências essenciais para o desenvolvimento emocional e social. A mediação do professor é fundamental para transformar esses momentos em aprendizados, incentivando a empatia, a cooperação e o respeito às diferenças. Um ambiente que apenas elimina divergências, sem permitir que as crianças vivenciem e superem desafios, pode resultar em uma socialização artificial e pouco preparadora para as complexidades das relações humanas.

Portanto, o equilíbrio está em promover um espaço acolhedor que inclua a gestão positiva dos conflitos, e não sua supressão. A professora Rosana poderia enriquecer sua prática ao incorporar estratégias que ensinem as crianças a lidar com divergências, transformando-as em ferramentas de crescimento coletivo e individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *