Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Pedagogia da Infância está relacionada com a sociedade, a infância e a escola, pois entende-se a criança como sujeito histórico e de direitos. Logo, a preocupação com a infância inicia-se somente no século XIX, junto com a institucionalização da escola. Considerando as informações mencionadas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A criança é ser biológico e a infância está ligada a uma construção social e histórica. ( ) A infância moderna vê a criança de uma maneira diferenciada, por isso a necessidade de moralizá-la e discipliná-la. ( ) A criança é um ser social em desenvolvimento e que estabelece relações sociais. ( ) A pedagogia voltada para a infância tem conquistado um espaço particular na sociedade, em que a criança torna-se o principal objeto das ações pedagógicas.

A Pedagogia da Infância está
relacionada com a sociedade, a
infância e a escola, pois entende-se
a criança como sujeito histórico e de
direitos. Logo, a preocupação com a
infância inicia-se somente no século
XIX, junto com a institucionalização da
escola. Considerando as informações
mencionadas, informe se é verdadeiro
(V) ou falso (F) o que se afirma a seguir
e assinale a alternativa com a sequência
correta.


( ) A criança é ser biológico e a infância
está ligada a uma construção social e
histórica.

( ) A infância moderna vê a criança de
uma maneira diferenciada, por isso a
necessidade de moralizá-la e discipliná-la.

( ) A criança é um ser social em
desenvolvimento e que estabelece
relações sociais.

( ) A pedagogia voltada para a infância tem
conquistado um espaço particular na
sociedade, em que a criança torna-se o
principal objeto das ações pedagógicas.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Pedagogia da Infância é um campo de estudo e prática que reconhece a criança como um sujeito histórico e de direitos, inserido em um contexto social e cultural. Essa abordagem surge com maior força no século XIX, paralelamente à institucionalização da escola, marcando um momento em que a infância passa a ser vista de maneira mais específica e valorizada.

Analisando as afirmações apresentadas, podemos concluir que a primeira é verdadeira (V), pois a criança é, de fato, um ser biológico, mas a infância é uma construção social e histórica, variando de acordo com as épocas e culturas. A segunda afirmação é falsa (F), já que a infância moderna, apesar de reconhecer a criança como um ser distinto, não se limita a moralizá-la e discipliná-la, mas também a compreendê-la em sua singularidade. A terceira afirmação é verdadeira (V), pois a criança é um ser social em desenvolvimento, que interage e estabelece relações com o mundo ao seu redor. Por fim, a quarta afirmação também é verdadeira (V), uma vez que a pedagogia voltada para a infância tem ganhado espaço na sociedade, colocando a criança como foco central das ações educativas.

Portanto, a sequência correta é V – F – V – V, correspondente à alternativa C).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *