Analise as afirmativas correlatas. I. “Para que a educação seja de fato um espaço pleno de significados e aprendizagens, é importante não esquecer que é na interação com o outro e com o mundo que se edifica o conhecimento e se compreende a realidade.” NESTE SENTIDO II. “O currículo deve ser apresentado como uma listagem de conteúdos e objetivos a serem alcançados.” Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas correlatas.
I. “Para que a educação seja de fato um espaço pleno de significados e aprendizagens, é importante não esquecer que
é na interação com o outro e com o mundo que se edifica o conhecimento e se compreende a realidade.”
NESTE SENTIDO
II. “O currículo deve ser apresentado como uma listagem de conteúdos e objetivos a serem alcançados.”
Assinale a alternativa correta.
- A)As duas afirmativas são falsas.
- B)A segunda afirmativa contradiz a primeira.
- C)As duas afirmativas são verdadeiras e se completam.
- D)As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Análise das Afirmativas Correlatas
A primeira afirmativa destaca a importância da interação social e do diálogo com o mundo como fundamentos para a construção do conhecimento e da compreensão da realidade. Essa perspectiva está alinhada com teorias educacionais que valorizam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento crítico, como as ideias de Vygotsky e Freire. Nesse contexto, a educação não se limita à transmissão de informações, mas envolve processos dinâmicos de troca e reflexão.
Já a segunda afirmativa propõe uma visão reducionista do currículo, tratando-o como uma mera listagem de conteúdos e objetivos a serem cumpridos. Essa abordagem é contrária à ideia de construção colaborativa e contextualizada do saber, apresentada na primeira afirmação. Um currículo engessado em listas ignora a complexidade do processo educativo e a necessidade de adaptação às realidades dos estudantes.
Portanto, a segunda afirmativa contradiz a primeira, pois enquanto uma defende uma educação dialógica e interativa, a outra reduz o currículo a um instrumento burocrático e desconectado das práticas pedagógicas transformadoras. A alternativa correta é B), pois há um claro antagonismo entre as duas proposições.
Deixe um comentário