Analise o texto abaixo: A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos……(1)….. que enriquecem o seu desenvolvimento ……(2)…… Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A instituição de educação infantil deve tornar
acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente,
elementos……(1)….. que enriquecem
o seu desenvolvimento ……(2)……
lacunas numeradas do texto.
- A)(1) cognitivos • (2) linear
- B)(1) formativos • (2) faseológico
- C)(1) da cultura • (2) e inserção social
- D)(1) funcionais • (2) e a conformação social
- E)(1) de caráter moral • (2) e que favoreçam o processo de subalternidade
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto em análise aborda o papel fundamental da educação infantil ao garantir que todas as crianças tenham acesso a elementos que contribuam para seu desenvolvimento integral. A questão solicita a identificação das palavras ou expressões que melhor completam as lacunas numeradas (1) e (2), de modo a manter a coerência e o sentido original da mensagem.
Analisando as alternativas, a opção C) é a que melhor se adequa ao contexto. A expressão "elementos da cultura" para a lacuna (1) reflete a importância de a educação infantil proporcionar às crianças o contato com manifestações culturais, como arte, música, literatura e tradições, enriquecendo seu repertório e identidade. Já a lacuna (2), preenchida por "e inserção social", reforça o objetivo de promover não apenas o desenvolvimento individual, mas também a integração da criança em seu meio social, preparando-a para uma convivência coletiva e participativa.
As demais alternativas apresentam problemas de inadequação. A opção A) limita o desenvolvimento a aspectos cognitivos e lineares, ignorando a multidimensionalidade da aprendizagem infantil. A alternativa B), apesar de mencionar elementos formativos, utiliza o termo "faseológico", que não é comumente associado ao desenvolvimento infantil. A opção D) traz uma visão reducionista ao focar em aspectos funcionais e "conformação social", que pode ser interpretada como uma padronização indesejável. Por fim, a alternativa E) é a mais inadequada, pois sugere a promoção da subalternidade, um conceito contrário aos princípios de equidade e autonomia defendidos pela educação infantil.
Portanto, a alternativa C) é a correta, pois alinha-se com a proposta de uma educação infantil inclusiva, que valoriza a cultura e a socialização como pilares do desenvolvimento pleno da criança.
Deixe um comentário