As competências dos alunos são reveladas quando se revelam suas habilidades. Dessa maneira, as vivências no agir concreto e reflexivo dos saberes garantem que competências e habilidades não se adquirem de uma vez por todas, são construídas pela necessidade de progressivo aperfeiçoamento. A esse respeito, assinale a opção correta.
habilidades. Dessa maneira, as vivências no agir concreto e
reflexivo dos saberes garantem que competências e habilidades não
se adquirem de uma vez por todas, são construídas pela necessidade
de progressivo aperfeiçoamento. A esse respeito, assinale a opção
correta.
- A)Competências e habilidades são construídas na prática; portanto, o movimento corporal deve ser trabalhado de forma integral com a finalidade de recreação e compensação do estresse no trabalho.
- B)O nível de competência que será observado na transferência dos conteúdos para a prática expressa as capacidades de resolver problemas interpessoais, como, por exemplo, no ajudar um companheiro e superar obstáculos.
- C)As habilidades requeridas para a realização de um movimento intencional são as mesmas necessárias para a resolução de uma equação matemática.
- D)As competências podem ser capacidades de natureza social, pois correspondem à cognição social no desenvolvimento de programas que atendam à comunidade.
- E)O termo competência é sinônimo de saber, capacidade ou conhecimento; assim, competência é uma habilidade de ordem específica, e habilidade é uma competência de ordem mais geral.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos é um processo contínuo e dinâmico, que se manifesta por meio da prática reflexiva e da aplicação concreta dos saberes. A alternativa correta, B), destaca que o nível de competência observado na transferência de conteúdos para a prática reflete a capacidade de resolver problemas interpessoais, como ajudar um companheiro ou superar obstáculos. Essa visão reforça a ideia de que competências não são estáticas, mas sim construídas e aprimoradas por meio da experiência e da interação social.
As demais alternativas apresentam equívocos conceituais ou reducionismos. A alternativa A) limita o desenvolvimento de competências e habilidades ao movimento corporal e à recreação, ignorando outras dimensões cognitivas e sociais. A alternativa C) iguala habilidades motoras e cognitivas de forma simplista, desconsiderando suas especificidades. A alternativa D) restringe as competências a capacidades sociais, negligenciando sua abrangência em diferentes áreas do conhecimento. Por fim, a alternativa E) confunde os conceitos de competência e habilidade, invertendo suas relações e generalizações.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa a compreensão de competências como capacidades desenvolvidas e demonstradas na prática, especialmente em situações que exigem resolução de problemas e cooperação, aspectos fundamentais no processo de aprendizagem.
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