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As Creches e Instituições de Educação Infantil constituem-se espaços de interações entre crianças e entre elas e os adultos. Tais interações devem promover o desenvolvimento das crianças em suas plenas capacidades e considerar que estão inseridas em contextos sociais e culturais distintos. Martins Filho (2008), propõe “Práticas de socialização entre adultos e crianças, e estas entre si, no interior da creche”. De acordo com o autor, todas as proposições abaixo estão corretas, EXCETO:

As Creches e Instituições de Educação Infantil constituem-se espaços de interações entre crianças e entre elas e
os adultos. Tais interações devem promover o desenvolvimento das crianças em suas plenas capacidades e
considerar que estão inseridas em contextos sociais e culturais distintos. Martins Filho (2008), propõe “Práticas
de socialização entre adultos e crianças, e estas entre si, no interior da creche
”. De acordo com o autor, todas as
proposições abaixo estão corretas, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é D)

As creches e instituições de educação infantil desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, servindo como ambientes ricos em interações sociais e culturais. Conforme destacado por Martins Filho (2008), essas interações devem ser pensadas de forma a valorizar a socialização entre adultos e crianças, bem como entre as próprias crianças, considerando a diversidade de contextos em que estão inseridas.

Entre as proposições apresentadas, três delas refletem corretamente a visão do autor sobre a dinâmica desses espaços:

  • A) A creche é um ambiente sociocultural marcado por relações sociais complexas, incluindo hierarquias entre os atores envolvidos.
  • B) A infância é compreendida como um movimento entre os mundos adulto e infantil, rompendo com a visão dualista e reconhecendo as crianças como agentes sociais e culturais.
  • C) A cultura infantil é diversa e composta por múltiplos sistemas simbólicos, exigindo que os estudos considerem o contexto social em que as crianças estão inseridas.

No entanto, a alternativa D) apresenta uma visão equivocada, ao descrever as relações sociais na educação infantil como lineares, funcionais e contraditórias, com ênfase em tensões entre ser sujeito ou assujeitado. Essa perspectiva não condiz com a abordagem proposta por Martins Filho, que valoriza a complexidade e a reciprocidade nas interações entre adultos e crianças.

Portanto, a resposta correta é D), pois as relações nas instituições de educação infantil são muito mais dinâmicas e multifacetadas do que a descrição linear e funcional apresentada nessa alternativa.

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