As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, de 2009, indicam que: as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação infantil devem ter como eixos norteadores: as interações e a brincadeira, as quais devem ser observadas, registradas e avaliadas. A aquisição de brinquedos para uso das crianças na Educação Infantil é uma estratégia de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As crianças brincam de forma espontânea em qualquer lugar e com qualquer coisa, mas há uma diferença entre uma postura espontaneista e outra reveladora da qualidade. A alta qualidade é resultado da intencionalidade do adulto que, ao programar o eixo das interações e brincadeiras, procura oferecer autonomia às crianças, para a exploração dos brinquedos e a recriação da cultura lúdica. Na educação infantil, sob a ótica das crianças, ocorrem interações entre:I-As crianças e as professoras/adultos – essenciais para dar riqueza e complexidade às brincadeiras. II-As crianças entre si – a cultura lúdica ou a cultura infantil só acontece quando as crianças brincam entre si, com idades iguais ou diferentes (maiores com bebês, crianças pequenas com as maiores).III-As crianças e o ambiente – a organização do ambiente facilita ou dificulta a ação de brincar. Uma estante na altura do olhar das crianças facilita o uso independente dos brinquedos. Um escorregador alto no parque, além do risco oferecido ao uso pelos pequenos, leva a uma situação de estresse no grupo quando a professora proíbe utilizá-lo.IV-As crianças, as instituições e as famílias – tais relações possibilitam vínculos que favorecem um clima de respeito mútuo e confiabilidade, gerando espaços para o trabalho colaborativo e a identificação da cultura popular da criança e de sua família, de suas brincadeiras e brinquedos preferidos. Mediante o exposto assinale a alternativa CORRETA:
Infantil, de 2009, indicam que: as práticas pedagógicas
que compõem a proposta curricular da Educação infantil
devem ter como eixos norteadores: as interações e a
brincadeira, as quais devem ser observadas, registradas
e avaliadas. A aquisição de brinquedos para uso das
crianças na Educação Infantil é uma estratégia de
implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. As crianças brincam de forma
espontânea em qualquer lugar e com qualquer coisa, mas
há uma diferença entre uma postura espontaneista e
outra reveladora da qualidade. A alta qualidade é
resultado da intencionalidade do adulto que, ao
programar o eixo das interações e brincadeiras, procura
oferecer autonomia às crianças, para a exploração dos
brinquedos e a recriação da cultura lúdica.
interações entre:
riqueza e complexidade às brincadeiras.
acontece quando as crianças brincam entre si, com idades
iguais ou diferentes (maiores com bebês, crianças pequenas
com as maiores).
facilita ou dificulta a ação de brincar. Uma estante na altura
do olhar das crianças facilita o uso independente dos
brinquedos. Um escorregador alto no parque, além do risco
oferecido ao uso pelos pequenos, leva a uma situação de
estresse no grupo quando a professora proíbe utilizá-lo.
possibilitam vínculos que favorecem um clima de respeito
mútuo e confiabilidade, gerando espaços para o trabalho colaborativo e a identificação da cultura popular da criança e
de sua família, de suas brincadeiras e brinquedos
preferidos.
- A)São verdadeiras I, II e IV apenas.
- B)São verdadeiras II e III apenas.
- C)São verdadeiras I, II III e IV.
- D)Nenhuma das alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, estabelecidas em 2009, destacam a importância das interações e da brincadeira como eixos fundamentais para a proposta pedagógica nessa etapa educacional. Essas práticas não apenas devem ser incorporadas ao currículo, mas também observadas, registradas e avaliadas, garantindo assim uma abordagem intencional por parte dos educadores. A aquisição de brinquedos, nesse contexto, não é um mero detalhe, mas uma estratégia essencial para implementar essas diretrizes, pois permite que as crianças explorem e recriem a cultura lúdica de forma autônoma.
Embora as crianças demonstrem uma capacidade inata de brincar em qualquer situação, a qualidade dessas experiências depende diretamente da mediação do adulto. A postura do educador não deve ser passiva ou meramente espontaneista, mas sim planejada e reflexiva, visando promover interações ricas e significativas. Isso inclui a organização do ambiente, a seleção de materiais adequados e o estímulo à autonomia infantil, elementos que contribuem para uma educação infantil de alta qualidade.
Na perspectiva das crianças, as interações ocorrem em múltiplas dimensões, todas igualmente relevantes. Primeiramente, a relação entre crianças e adultos, especialmente professores, é crucial para enriquecer as brincadeiras e ampliar suas possibilidades. Em segundo lugar, a interação entre as próprias crianças, independentemente da idade, é fundamental para o desenvolvimento da cultura lúdica e infantil. Além disso, o ambiente físico desempenha um papel determinante, pois sua organização pode facilitar ou dificultar o brincar. Por fim, a conexão entre crianças, instituições e famílias fortalece vínculos, promove o respeito mútuo e valoriza a cultura popular e as preferências individuais.
Diante dessas considerações, fica evidente que todas as afirmações apresentadas (I, II, III e IV) estão corretas, pois cada uma delas aborda um aspecto essencial das interações e brincadeiras na educação infantil. Portanto, a alternativa correta é a letra C, que reconhece a veracidade de todas as proposições.
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