Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) destacam que a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve cumprir sua função sociopolítica e pedagógica e para tanto, deverão garantir condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais. Para isso, é preciso, EXCETO:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (2010) destacam que a proposta pedagógica das
instituições de educação infantil deve cumprir sua função
sociopolítica e pedagógica e para tanto, deverão garantir
condições e recursos para que as crianças usufruam
seus direitos civis, humanos e sociais. Para isso, é
preciso, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é B)

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) estabelecem princípios fundamentais para a construção de uma proposta pedagógica que respeite os direitos das crianças e promova seu desenvolvimento integral. Entre as alternativas apresentadas, a única que não está alinhada com essas diretrizes é a opção B, que sugere a substituição do papel da família pela instituição de ensino.

A alternativa B se mostra incorreta porque as diretrizes enfatizam a importância da parceria entre família e escola, não a substituição do núcleo familiar. A educação infantil deve complementar, e não assumir totalmente, a responsabilidade pelo cuidado e educação das crianças. Essa visão está em consonância com o princípio de que a educação é um processo compartilhado entre família, escola e comunidade.

As demais alternativas apresentam propostas coerentes com as diretrizes: a alternativa A aborda a importância da convivência social e da ampliação de conhecimentos; a C destaca o compromisso com valores democráticos e o rompimento de relações de dominação; e a D enfatiza a promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Todas essas são orientações fundamentais para uma educação infantil de qualidade.

Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B, pois contraria o princípio de complementaridade entre família e escola que está presente nas diretrizes curriculares para a educação infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *