Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As significações matemáticas se expressam em diferentes situações cotidianas, inclusive nas interações professor/criança da educação infantil. Cita-se por exemplo: I – A utilização de calendário; II – A comparação e classificação de objetos por tamanho; III – A distribuição dos materiais escolares às crianças; IV – A contagem de crianças presentes em sala de aula, comparando com a quantidade de ausentes.

As significações matemáticas se expressam em diferentes situações cotidianas, inclusive nas interações
professor/criança da educação infantil. Cita-se por exemplo:
I – A utilização de calendário;
II – A comparação e classificação de objetos por tamanho;
III – A distribuição dos materiais escolares às crianças;
IV – A contagem de crianças presentes em sala de aula, comparando com a quantidade de ausentes.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A matemática está presente em diversas situações do cotidiano, inclusive na educação infantil, onde as interações entre professor e criança proporcionam oportunidades ricas para o desenvolvimento de noções matemáticas básicas. O texto apresentado exemplifica quatro situações em que essas significações se manifestam: o uso do calendário, a comparação e classificação de objetos por tamanho, a distribuição de materiais escolares e a contagem de crianças presentes e ausentes.

Analisando cada alternativa, percebe-se que todas elas envolvem conceitos matemáticos fundamentais. O calendário (I) trabalha noções de tempo, sequência numérica e organização. A comparação de objetos (II) explora grandezas e medidas, enquanto a distribuição de materiais (III) envolve divisão e quantificação. Por fim, a contagem de crianças (IV) aborda números e operações básicas.

Portanto, a alternativa correta é a C, que afirma que todas as situações apresentadas são válidas para demonstrar como a matemática se manifesta na educação infantil. Essas atividades cotidianas, quando bem orientadas pelo professor, podem se tornar poderosas ferramentas para a construção do pensamento matemático nas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *