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Bruno e João, ambos com 5 anos de idade, estão brincando com alguns carrinhos. Bruno achou, no meio dos brinquedos,um caminhãozinho, que, rapidamente, despertou o interesse de João. Os meninos começaram a disputar o objeto,cada qual puxando-o para o seu lado. O conflito chamou a atenção da professora.Conforme Kamii, é correto afirmar que a atitude de umaprofessora que tenha como objetivo promover o pensamentoda criança será a de

Bruno e João, ambos com 5 anos de idade, estão brincando com alguns carrinhos. Bruno achou, no meio dos brinquedos,um caminhãozinho, que, rapidamente, despertou o interesse de João. Os meninos começaram a disputar o objeto,cada qual puxando-o para o seu lado. O conflito chamou a atenção da professora.
Conforme Kamii, é correto afirmar que a atitude de umaprofessora que tenha como objetivo promover o pensamentoda criança será a de

Resposta:

A alternativa correta é E)

O conflito entre Bruno e João pelo caminhãozinho ilustra uma situação comum na infância, onde a disputa por objetos pode se tornar uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento do pensamento autônomo e da resolução de problemas. Conforme a perspectiva de Kamii, a intervenção do educador deve priorizar a construção do raciocínio moral e a capacidade de negociação entre as crianças, em vez de impor soluções externas.

A alternativa correta (E) reflete essa abordagem ao propor que a professora guarde o brinquedo e estimule as crianças a refletirem sobre uma solução para o impasse. Essa estratégia:

  • Evita a imposição de regras adultas que não consideram a perspectiva infantil
  • Favorece o desenvolvimento da autonomia moral
  • Estimula o diálogo e a cooperação entre os pares
  • Permite que as crianças vivenciem o processo de negociação
  • Fortalecer a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica

As demais alternativas falham em promover o pensamento infantil porque:

  • (A) Simplesmente elimina o conflito sem oportunizar aprendizagem
  • (B) Impõe uma solução baseada em conceitos adultos de propriedade
  • (C) Desvia a atenção do problema central sem resolvê-lo
  • (D) Cria uma punição arbitrária que não estimula a reflexão

A abordagem construtivista defendida por Kamii entende que conflitos entre crianças são momentos privilegiados para o desenvolvimento cognitivo e moral, desde que mediados de forma a estimular a reflexão e não a submissão a regras externas.

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