Bruno e João, ambos com 5 anos de idade, estão brincando com alguns carrinhos. Bruno achou, no meio dos brinquedos,um caminhãozinho, que, rapidamente, despertou o interesse de João. Os meninos começaram a disputar o objeto,cada qual puxando-o para o seu lado. O conflito chamou a atenção da professora.Conforme Kamii, é correto afirmar que a atitude de umaprofessora que tenha como objetivo promover o pensamentoda criança será a de
- A)tirar o brinquedo das crianças como uma forma de eliminar o conflito criado. Eliminando o motivo, elimina--se a discórdia.
- B)definir com quem deve ficar o brinquedo. Fazer com que as crianças pensem: quem achou o item? É com ele que deve ficar, por direito.
- C)encerrar o período destinado à brincadeira e propor outro tipo de atividade, para que as crianças se distraiam e parem de se agredir.
- D)entregar o brinquedo, fruto da discórdia, a uma terceira criança, e pedir para que as crianças pensem o motivo pelo qual ficaram sem o objeto.
- E)guardar o brinquedo na prateleira e solicitar às crianças uma solução ao impasse criado.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O conflito entre Bruno e João pelo caminhãozinho ilustra uma situação comum na infância, onde a disputa por objetos pode se tornar uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento do pensamento autônomo e da resolução de problemas. Conforme a perspectiva de Kamii, a intervenção do educador deve priorizar a construção do raciocínio moral e a capacidade de negociação entre as crianças, em vez de impor soluções externas.
A alternativa correta (E) reflete essa abordagem ao propor que a professora guarde o brinquedo e estimule as crianças a refletirem sobre uma solução para o impasse. Essa estratégia:
- Evita a imposição de regras adultas que não consideram a perspectiva infantil
- Favorece o desenvolvimento da autonomia moral
- Estimula o diálogo e a cooperação entre os pares
- Permite que as crianças vivenciem o processo de negociação
- Fortalecer a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica
As demais alternativas falham em promover o pensamento infantil porque:
- (A) Simplesmente elimina o conflito sem oportunizar aprendizagem
- (B) Impõe uma solução baseada em conceitos adultos de propriedade
- (C) Desvia a atenção do problema central sem resolvê-lo
- (D) Cria uma punição arbitrária que não estimula a reflexão
A abordagem construtivista defendida por Kamii entende que conflitos entre crianças são momentos privilegiados para o desenvolvimento cognitivo e moral, desde que mediados de forma a estimular a reflexão e não a submissão a regras externas.
Deixe um comentário