Com o objetivo de combater a injustiça, a desigualdade, o individualismo e a exclusão nas aulas de educação física em uma escola de ensino fundamental, o professor utilizou jogos que promoviam a interação social e a ação colaborativa de todos os estudantes.Com base nessas informações, é correto afirmar que o professor utilizou jogos
Com o objetivo de combater a injustiça, a desigualdade, o
individualismo e a exclusão nas aulas de educação física em uma
escola de ensino fundamental, o professor utilizou jogos que
promoviam a interação social e a ação colaborativa de todos os
estudantes.
Com base nessas informações, é correto afirmar que o professor
utilizou jogos
- A)sensório-motores.
- B)pré-desportivos.
- C)cooperativos.
- D)agonísticos.
- E)simbólicos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresenta uma situação em que um professor de educação física, buscando combater problemas como injustiça, desigualdade, individualismo e exclusão em suas aulas, optou por utilizar jogos que incentivam a interação social e a colaboração entre os estudantes. Essa abordagem pedagógica reflete uma preocupação com a inclusão e o desenvolvimento de valores coletivos, em contraste com práticas que priorizam a competição ou habilidades individuais.
Analisando as alternativas fornecidas, fica claro que os jogos cooperativos (alternativa C) são os mais alinhados com os objetivos descritos no texto. Diferentemente dos jogos agonísticos (D), que enfatizam a rivalidade, ou dos pré-desportivos (B), que focam em técnicas específicas, os jogos cooperativos têm como principal característica a promoção do trabalho em equipe e da ajuda mútua, onde o sucesso depende da colaboração de todos os participantes.
Portanto, a alternativa correta é a C) cooperativos, pois esses jogos são projetados justamente para criar um ambiente inclusivo e colaborativo, eliminando barreiras e incentivando a participação igualitária de todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas.
Deixe um comentário