Considere que Júlia é professora de uma turma de crianças com idades entre 4 e 5 anos. Ela organizou com seus alunos uma coleção de tampinhas de garrafas e, semanalmente, as crianças organizam, agregam novas peças, contam e controlam o crescimento da coleção em registros. Acerca desse trabalho desenvolvido pela professora Júlia, é correto afirmar que está:
crianças com idades entre 4 e 5 anos. Ela organizou com
seus alunos uma coleção de tampinhas de garrafas e,
semanalmente, as crianças organizam, agregam novas
peças, contam e controlam o crescimento da coleção em
registros.
Júlia, é correto afirmar que está:
- A)adequado, pois as crianças se envolvem com a coleção e ocupam o tempo em que estão na escola.
- B)inadequado, pois as crianças não sabem contar e nem fazer registros, o que traz ansiedade às crianças.
- C)adequada, pois possibilita à criança comparar quantidades, produzir e interpretar notações numéricas.
- D)inadequada, pois estimula a competição entre os alunos que podem brigar pela posse da coleção.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A prática pedagógica desenvolvida pela professora Júlia com sua turma de crianças de 4 a 5 anos demonstra um excelente exemplo de como atividades lúdicas podem ser utilizadas para promover aprendizagens significativas na Educação Infantil. Ao organizar uma coleção de tampinhas de garrafas e envolver as crianças em processos de contagem, registro e acompanhamento do crescimento da coleção, a professora cria oportunidades valiosas para o desenvolvimento do pensamento matemático.
A alternativa correta é a C) porque a atividade proposta vai muito além de simplesmente ocupar o tempo das crianças na escola. Ela permite que os pequenos vivenciem situações concretas onde podem comparar quantidades, estabelecer relações numéricas e comecem a desenvolver noções básicas de registro - competências fundamentais para a construção do conhecimento matemático nesta faixa etária.
Contrariando as afirmações das alternativas B) e D), crianças nesta idade são perfeitamente capazes de participar de atividades de contagem e registro de forma adequada ao seu desenvolvimento, desde que mediadas por um professor. Além disso, quando bem orientadas, atividades coletivas como esta promovem a cooperação e não a competição entre os alunos.
A alternativa A), embora não esteja incorreta, é reducionista ao limitar o valor da atividade apenas ao envolvimento das crianças e ocupação do tempo escolar, desconsiderando seus importantes aspectos pedagógicos e de desenvolvimento cognitivo.
Portanto, a atividade proposta pela professora Júlia está plenamente adequada, pois respeita as características do desenvolvimento infantil nesta fase e oferece oportunidades ricas para a construção de conhecimentos matemáticos iniciais de forma concreta e significativa.
Deixe um comentário