No livro “A ética na educação infantil”, DeVriés e Zan (2004) afirmam que as crianças pequenas ainda não construíram um sistema próprio e estável de sentimentos, de reações sociais, de interesses e de valores. Todas as crianças podem apresentar-se como “difíceis” em alguns momentos. Entretanto, existem aquelas que por diferentes fatores apresentam comportamentos diferenciados que podem levá-las a ser consideradas “crianças difíceis”.Em relação a esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:
No livro “A ética na educação infantil”, DeVriés e Zan (2004) afirmam que as crianças pequenas ainda não
construíram um sistema próprio e estável de sentimentos, de reações sociais, de interesses e de valores.
Todas as crianças podem apresentar-se como “difíceis” em alguns momentos. Entretanto, existem aquelas
que por diferentes fatores apresentam comportamentos diferenciados que podem levá-las a ser
consideradas “crianças difíceis”.
Em relação a esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:
- A)As “crianças difíceis” apresentam características muito peculiares: constantemente colocam a si e ao outro em perigo, perturbam regularmente os outros com descuido ou comportamento agressivo. Confrontações diárias, colegas aborrecidos e interrupções frequentes nas atividades são muito comuns a essas crianças.
- B)A mesma criança pode ser considerada difícil ou não, dependendo da concepção teórica adotada pelo profissional. É importante que esse profissional tenha clareza da abordagem e saiba identificar o que é “comportamento normal” e “comportamento atípico”, a partir da observação e do conhecimento a respeito de cada criança.
- C)Numa abordagem behaviorista, há uma ideia da necessidade de se alterar o comportamento, atentando-se às causas e às origens do “mau” comportamento, oferecendo para tanto um ambiente de pressão sobre o sujeito.
- D)O professor construtivista deve tentar compreender as causas internas do mau comportamento, a fim de desenvolver estratégias para possibilitar a construção de novas motivações e novos comportamentos pela criança.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No livro "A ética na educação infantil", DeVriés e Zan (2004) abordam a complexidade do comportamento infantil, destacando que crianças pequenas ainda não desenvolveram um sistema estável de sentimentos, reações sociais e valores. Embora todas as crianças possam apresentar momentos desafiadores, algumas se destacam por padrões comportamentais mais persistentes, sendo frequentemente classificadas como "crianças difíceis".
A análise das afirmativas revela que a opção C) apresenta uma incorreção teórica significativa. Enquanto as demais alternativas refletem compreensões pedagógicas consistentes, a abordagem behaviorista não se concentra prioritariamente nas causas e origens do comportamento, mas sim na modificação através de estímulos e reforços. A alternativa C) distorce essa perspectiva ao mencionar "ambiente de pressão", o que não corresponde ao princípio básico do behaviorismo de moldagem comportamental por condicionamento.
As outras alternativas apresentam concepções válidas: a alternativa A) descreve adequadamente as características das crianças difíceis; a B) aborda corretamente a relatividade da avaliação conforme a perspectiva teórica; e a D) representa adequadamente a postura construtivista de compreensão das motivações internas. Portanto, a resposta incorreta é efetivamente a C), como indicado no gabarito.
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