Questões Sobre O Processo de Socialização - Pedagogia - concurso
Questão 11
A formação cultural da criança está em primeiro
plano relacionada ao seu convívio familiar e
secundariamente a sua formação educacional. É na
educação infantil que a criança começa a criar a base
fundamental para seu desenvolvimento. Analise as assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale
a opção CORRETA.
I – É no ambiente escolar que a criança deve ser
observada por profissionais gabaritados, os quais
poderão detectar possíveis dificuldades para que
possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um
problema em suas futuras aprendizagens.
II – As práticas de educação e cuidados voltadas à
criança pequena se destinam a possibilitar a ela a
integração entre os aspetos físicos, emocionais,
afetivos, cognitivos e sociais.
III – A identificação precoce das necessidades
individuais abre portas para o desenvolvimento das
potencialidades da criança de uma forma mais ampla.
- A)Somente I e II estão corretas.
- B)Somente II e III estão corretas.
- C)Somente I e III estão corretas.
- D)Todas as opções estão corretas.
A alternativa correta é D)
A formação cultural e educacional da criança é um processo complexo e multifacetado, que envolve tanto o ambiente familiar quanto o escolar. Ambos os contextos desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento infantil, cada um contribuindo de maneira única para a construção da identidade e das habilidades da criança.
A primeira assertiva destaca a importância do ambiente escolar como um espaço de observação profissional. É nesse cenário que educadores qualificados podem identificar precocemente dificuldades de aprendizagem ou desenvolvimento, permitindo intervenções adequadas e evitando que essas questões se tornem obstáculos futuros. Essa abordagem preventiva é essencial para garantir um percurso educacional mais equilibrado.
A segunda afirmação reforça a visão holística da educação infantil, que deve integrar cuidadosamente todas as dimensões do desenvolvimento humano. Ao considerar aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais de forma conjunta, a educação infantil cumpre seu papel de alicerce para uma formação integral.
Por fim, a terceira assertiva complementa as anteriores ao enfatizar a importância da individualização no processo educativo. Reconhecer as necessidades específicas de cada criança permite criar estratégias pedagógicas mais eficazes, potencializando seu desenvolvimento de maneira personalizada e significativa.
Portanto, todas as assertivas apresentadas estão corretas e inter-relacionadas, formando um conjunto coerente sobre a importância da educação infantil no desenvolvimento pleno da criança.
Questão 12
A Pedagogia da Infância está
relacionada com a sociedade, a
infância e a escola, pois entende-se
a criança como sujeito histórico e de
direitos. Logo, a preocupação com a
infância inicia-se somente no século
XIX, junto com a institucionalização da
escola. Considerando as informações
mencionadas, informe se é verdadeiro
(V) ou falso (F) o que se afirma a seguir
e assinale a alternativa com a sequência
correta.
( ) A criança é ser biológico e a infância
está ligada a uma construção social e
histórica.
( ) A infância moderna vê a criança de
uma maneira diferenciada, por isso a
necessidade de moralizá-la e discipliná-la.
( ) A criança é um ser social em
desenvolvimento e que estabelece
relações sociais.
( ) A pedagogia voltada para a infância tem
conquistado um espaço particular na
sociedade, em que a criança torna-se o
principal objeto das ações pedagógicas.
- A)V – V – V – V.
- B)F – V – F – V.
- C)V – F – V – V.
- D)V – F – F – V.
A alternativa correta é C)
A Pedagogia da Infância é um campo de estudo e prática que reconhece a criança como um sujeito histórico e de direitos, inserido em um contexto social e cultural. Essa abordagem surge com maior força no século XIX, paralelamente à institucionalização da escola, marcando um momento em que a infância passa a ser vista de maneira mais específica e valorizada.
Analisando as afirmações apresentadas, podemos concluir que a primeira é verdadeira (V), pois a criança é, de fato, um ser biológico, mas a infância é uma construção social e histórica, variando de acordo com as épocas e culturas. A segunda afirmação é falsa (F), já que a infância moderna, apesar de reconhecer a criança como um ser distinto, não se limita a moralizá-la e discipliná-la, mas também a compreendê-la em sua singularidade. A terceira afirmação é verdadeira (V), pois a criança é um ser social em desenvolvimento, que interage e estabelece relações com o mundo ao seu redor. Por fim, a quarta afirmação também é verdadeira (V), uma vez que a pedagogia voltada para a infância tem ganhado espaço na sociedade, colocando a criança como foco central das ações educativas.
Portanto, a sequência correta é V – F – V – V, correspondente à alternativa C).
Questão 13
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando os conhecimentos dos pequenos a respeito de si mesmos e dos outros. A autoimagem também é construída por meio das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente que promova o reconhecimento das diversidades,aceitando-as e respeitando-as, contribui para a construção da unidade coletiva e de uma autoimagem positiva. Para tanto, a sala de aula deve ser:
- A)limitada ao foco educativo e lúdico da faixa etária em questão.
- B)farta em intereções, que acolha as particularidades de cada indivíduo.
- C)homogênea, buscando as afinidades e correspondências entre os alunos.
- D)variada em atividades que desenvolvam o aspecto intelectual das crianças.
- E)espaço de integração e entendimento entre alunos de diferentes faixas etárias.
A alternativa correta é B)
A construção da identidade infantil é um processo complexo e dinâmico, que ocorre principalmente através das interações sociais. O texto apresentado destaca o papel fundamental da escola de Educação Infantil como um espaço distinto do ambiente familiar, onde a criança tem a oportunidade de ampliar suas experiências sociais e desenvolver sua autoimagem.
Como mencionado, a escola oferece um universo social diferente, permitindo que as crianças estabeleçam novas relações e adquiram conhecimentos sobre si mesmas e sobre os outros. Essas interações são essenciais para a formação da identidade, pois é através do contato com o outro que a criança começa a se perceber como indivíduo único.
A construção de uma autoimagem positiva está diretamente relacionada à qualidade dessas interações. Um ambiente escolar que valorize e respeite as diversidades, como apontado no texto, contribui significativamente para o desenvolvimento saudável da criança. Nesse contexto, a alternativa correta (B) reforça a importância de um espaço farto em interações que acolha as particularidades individuais.
As outras alternativas apresentam limitações importantes: a opção A restringe demais o ambiente escolar; a C propõe uma homogeneidade que não condiz com a realidade das diferenças individuais; a D foca excessivamente no aspecto intelectual; e a E, embora valorize a integração, não aborda especificamente a questão do acolhimento às particularidades.
Portanto, a resposta B é a que melhor reflete a necessidade de um ambiente escolar rico em interações sociais que respeitem e valorizem as individualidades, conforme destacado no texto original. Essa abordagem é fundamental para a construção de uma identidade positiva e para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais na primeira infância.
Questão 14
crianças com idades entre 4 e 5 anos. Ela organizou com
seus alunos uma coleção de tampinhas de garrafas e,
semanalmente, as crianças organizam, agregam novas
peças, contam e controlam o crescimento da coleção em
registros.
Júlia, é correto afirmar que está:
- A)adequado, pois as crianças se envolvem com a coleção e ocupam o tempo em que estão na escola.
- B)inadequado, pois as crianças não sabem contar e nem fazer registros, o que traz ansiedade às crianças.
- C)adequada, pois possibilita à criança comparar quantidades, produzir e interpretar notações numéricas.
- D)inadequada, pois estimula a competição entre os alunos que podem brigar pela posse da coleção.
A alternativa correta é C)
A prática pedagógica desenvolvida pela professora Júlia com sua turma de crianças de 4 a 5 anos demonstra um excelente exemplo de como atividades lúdicas podem ser utilizadas para promover aprendizagens significativas na Educação Infantil. Ao organizar uma coleção de tampinhas de garrafas e envolver as crianças em processos de contagem, registro e acompanhamento do crescimento da coleção, a professora cria oportunidades valiosas para o desenvolvimento do pensamento matemático.
A alternativa correta é a C) porque a atividade proposta vai muito além de simplesmente ocupar o tempo das crianças na escola. Ela permite que os pequenos vivenciem situações concretas onde podem comparar quantidades, estabelecer relações numéricas e comecem a desenvolver noções básicas de registro - competências fundamentais para a construção do conhecimento matemático nesta faixa etária.
Contrariando as afirmações das alternativas B) e D), crianças nesta idade são perfeitamente capazes de participar de atividades de contagem e registro de forma adequada ao seu desenvolvimento, desde que mediadas por um professor. Além disso, quando bem orientadas, atividades coletivas como esta promovem a cooperação e não a competição entre os alunos.
A alternativa A), embora não esteja incorreta, é reducionista ao limitar o valor da atividade apenas ao envolvimento das crianças e ocupação do tempo escolar, desconsiderando seus importantes aspectos pedagógicos e de desenvolvimento cognitivo.
Portanto, a atividade proposta pela professora Júlia está plenamente adequada, pois respeita as características do desenvolvimento infantil nesta fase e oferece oportunidades ricas para a construção de conhecimentos matemáticos iniciais de forma concreta e significativa.
Questão 15
capacidades de socialização por meio da interação e da
utilização e experimentação de regras e papéis sociais,
portanto, o brincar é:
- A)Uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia
- B)Uma capacidade de vivenciar a realidade de maneira contraditória afetando o desenvolvimento
- C)Uma sensibilidade irreal do que já se conhece
- D)Uma experiência prévia além da sensibilidade
- E)Uma atividade que deve ser acompanhada pelo professor
A alternativa correta é A)
O brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, sendo muito mais do que um simples passatempo. Através das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades sociais e emocionais, e constroem sua identidade e autonomia. A alternativa A) corretamente identifica o brincar como uma atividade essencial para esse processo.
Durante as brincadeiras, as crianças experimentam diferentes papéis sociais, negociam regras e aprendem a conviver em grupo. Essa interação lúdica permite que elas compreendam melhor o funcionamento da sociedade e seu próprio lugar dentro dela. Ao assumir diferentes personagens e situações, a criança desenvolve empatia, criatividade e capacidade de resolver problemas.
As outras alternativas apresentam visões distorcidas ou limitadas sobre o brincar. A opção B) é incorreta pois o brincar não vivencia a realidade de maneira contraditória, mas sim como forma de assimilação. A alternativa C) falha ao caracterizar o brincar como algo irreal, quando na verdade ele representa uma importante forma de aprendizagem. A opção D) também está errada, pois o brincar não vai além da sensibilidade, mas trabalha diretamente com ela. Por fim, a alternativa E), embora contenha uma verdade parcial sobre a importância do acompanhamento adulto, não capta a essência mais ampla do brincar como descrito na opção correta.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor define o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e autonomia, pois através dele a criança experimenta, cria, recria e compreende o mundo à sua volta, construindo gradualmente sua personalidade e independência.
Questão 16
A educação não deve ser uma modelagem de pessoas nem a mera transmissão de conhecimentos; ao contrário, deve garantir a produção de uma consciência autêntica, crítica e autônoma.
Conforme essa concepção, assinale a alternativa que apresenta as funções sociais da escola.
- A)contínua e intercalada
- B)hegemônica e contra‐hegemônica
- C)social e empresarial
- D)assistencialista e política
- E)democrática e deliberativa
A alternativa correta é B)
A educação, conforme o texto apresentado, não deve se limitar à simples transmissão de conhecimentos ou à modelagem de indivíduos conforme padrões preestabelecidos. Seu papel fundamental é fomentar o desenvolvimento de uma consciência autêntica, crítica e autônoma, capaz de questionar e transformar a realidade. Nesse contexto, a escola assume funções sociais que vão além do ensino técnico ou instrumental, abrangendo dimensões políticas e culturais.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B) hegemônica e contra-hegemônica. Essa resposta reflete a dualidade presente no papel da escola: por um lado, ela pode reproduzir valores e ideologias dominantes (função hegemônica), mas também tem o potencial de questionar e subverter essas mesmas estruturas (função contra-hegemônica). Essa perspectiva dialética está alinhada com a visão de que a educação deve ser um espaço de formação crítica, onde os estudantes são incentivados a analisar e contestar as normas sociais estabelecidas.
As demais alternativas não capturam plenamente essa complexidade. Enquanto opções como "social e empresarial" ou "assistencialista e política" reduzem a escola a um papel utilitarista ou meramente compensatório, a função "democrática e deliberativa" (alternativa E) aproxima-se do ideal, mas ainda não engloba a tensão entre manutenção e transformação que caracteriza a dinâmica hegemonia/contra-hegemonia.
Portanto, a escola cumpre uma função social ambivalente: ao mesmo tempo que pode servir ao status quo, também carrega em si a semente da mudança, formando cidadãos capazes de reinterpretar e ressignificar o mundo à sua volta.
Questão 17
A escola, como espaço de experiências e aprendizagens que permitem aos indivíduos se incorporar à sociedade de forma ativa e crítica, considera a escolarização como um(a)
- A)benesse das pessoas menos favorecidas.
- B)política pública afirmativa.
- C)expectativa de muitas famílias.
- D)programa de elevação de cultura brasileira e geral.
- E)direito público subjetivo.
A alternativa correta é B)
A escola desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, sendo um espaço de experiências e aprendizagens que os capacita a se integrar na sociedade de maneira ativa e crítica. Nesse contexto, a escolarização é entendida como uma política pública afirmativa, conforme indicado pela alternativa correta (B).
Essa visão destaca a educação como um instrumento de promoção da igualdade social, garantindo que todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento intelectual e cidadão. Diferentemente de uma simples benesse (A) ou expectativa familiar (C), a escolarização como política pública afirmativa reforça o compromisso do Estado em reduzir desigualdades e fomentar a inclusão.
Além disso, embora a educação também possa ser vista como um programa de elevação cultural (D) ou um direito público subjetivo (E), a alternativa B melhor representa a função transformadora da escola enquanto mecanismo de ação afirmativa, voltado para a correção de disparidades históricas e a construção de uma sociedade mais justa.
Questão 18
“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de
socialização.” Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças
e com os adultos.
II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.
III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.
IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- A)III, apenas.
- B)I, II, III e IV.
- C)I e II, apenas.
- D)I, III e IV, apenas.
A alternativa correta é D)
A relação entre o desenvolvimento da identidade e da autonomia com os processos de socialização é um tema central na educação e na psicologia. As interações sociais desempenham um papel fundamental na formação do indivíduo, pois é por meio delas que se estabelecem laços afetivos, valores e aprendizados coletivos. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível compreender como cada uma delas contribui para essa discussão.
A afirmativa I está correta, pois destaca a importância das interações sociais para a ampliação dos laços afetivos, tanto entre crianças quanto entre crianças e adultos. Essas relações são essenciais para o desenvolvimento emocional e social.
A afirmativa II, embora traga uma ideia relevante sobre a construção de laços de afeto e respeito, não está totalmente correta no contexto da questão, pois o foco principal é a relação entre identidade, autonomia e socialização, e não apenas características coletivas.
A afirmativa III está correta, pois reforça que o processo de ensino-aprendizagem é influenciado diretamente pelas interações sociais. A troca entre os sujeitos envolvidos é fundamental para a construção do conhecimento.
Por fim, a afirmativa IV também está correta, já que a ação consciente do educador é determinante para criar um ambiente propício às interações em sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da identidade dos alunos.
Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, correspondendo à alternativa D).
Questão 19
início da vida. Em geral a _________________________é a primeira matriz de socialização. Ali,
cada um possui traços que o distingue dos demais elementos, ligados à posição que ocupa (filho mais
velho, caçula etc.), ao papel que desempenha, às suas características físicas, ao seu temperamento, às
relações específicas com pai, mãe e outros membros etc
- A)família
- B)professora
- C)escola
- D)mamadeira
A alternativa correta é A)
A construção da identidade humana é um processo complexo que começa nos primeiros anos de vida, sendo a família o principal agente desse desenvolvimento inicial. Como aponta o texto, a família funciona como "a primeira matriz de socialização", onde a criança estabelece suas primeiras relações significativas e começa a formar sua autoimagem.
Dentro da estrutura familiar, diversos fatores contribuem para a formação da identidade individual. A posição hierárquica que a criança ocupa (como primogênito ou caçula), os papéis que desempenha, suas características físicas únicas e seu temperamento particular criam uma rede de relações que moldam sua percepção de si mesma e do mundo ao seu redor.
As interações específicas com cada membro da família - pai, mãe, irmãos e outros parentes próximos - oferecem à criança um espelho social onde ela começa a reconhecer sua individualidade. Essas relações precoces estabelecem os fundamentos para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo que se estenderá por toda a vida.
Embora outros agentes como a escola e os professores venham a desempenhar papéis importantes posteriormente no desenvolvimento infantil, conforme indicado pelas alternativas B e C, é inegável que a família mantém o lugar central como fonte primária de identidade, justificando plenamente a opção A como resposta correta.
Questão 20
educação básica, é fundamental. Algumas
características do educador são comuns tanto aos
professores da educação infantil, quanto aos
professores das demais etapas educacionais. Dentre
elas é possível citar:
- A)competência teórica, domínio de turma e bastante controle nas avaliações, para evitar que os alunos copiem as respostas uns dos outros.
- B)disciplinar os corpos e controlar a aprendizagem.
- C)controlar os alunos e aplicar provas.
- D)preparar aulas com no mínimo 2 horas de duração, para manter os alunos ocupados.
- E)comprometimento político, competência teórica e técnico-profissional.
A alternativa correta é E)
O papel do educador na educação básica vai muito além de simplesmente transmitir conhecimentos ou controlar o ambiente escolar. Trata-se de uma função complexa que exige múltiplas habilidades e um profundo comprometimento com a formação integral dos alunos. Entre as alternativas apresentadas, a opção E) "comprometimento político, competência teórica e técnico-profissional" se destaca como a mais completa e adequada para definir as características essenciais de um bom educador.
O comprometimento político refere-se à consciência do educador sobre seu papel na transformação social e na formação de cidadãos críticos. Já a competência teórica envolve o domínio dos conteúdos específicos de sua área, enquanto a competência técnico-profissional abrange as metodologias de ensino e a capacidade de adaptá-las às necessidades dos alunos. Esses três elementos combinados formam a base para uma prática educativa verdadeiramente transformadora.
As outras alternativas apresentam visões reducionistas do trabalho docente. Controlar alunos, aplicar provas ou simplesmente manter os alunos ocupados são abordagens que não consideram a complexidade do processo educativo. A verdadeira missão do educador é mediar o conhecimento, estimular o pensamento crítico e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.