Questões Sobre O Processo de Socialização - Pedagogia - concurso
Questão 51
- A)A aprendizagem, como uma construção social, envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros, infantis e adultos, nos contextos educativos.
- B)As interações são mais prolongadas, interessantes, criativas e criadoras de novas formas de agir, quando o professor organiza as vivências propostas.
- C)As melhores interações para a aprendizagem são aquelas concentradas no professor e as que ocorrem espontaneamente ao agrupar as crianças em um mesmo espaço.
- D)A organização dos tempos, dos espaços/ambientes e a disponibilização de materiais diversos favorecem as interações entre as crianças para agirem e aprenderem.
- E)Possibilitar diferentes trocas entre os diversos grupos de crianças de uma mesma turma favorece as interações.
A alternativa correta é C)
O papel das interações na aprendizagem de crianças pequenas é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. A alternativa C) está incorreta porque as melhores interações não são aquelas concentradas apenas no professor ou que ocorrem de forma espontânea sem intencionalidade pedagógica.
A aprendizagem infantil, como aponta a alternativa A), é uma construção social que envolve o indivíduo em sua totalidade, sendo nutrida pelas interações entre crianças e adultos em ambientes educativos. Essas trocas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.
A alternativa B) destaca a importância do professor como mediador, organizando vivências que promovam interações mais ricas e criativas. Já a D) reforça que a estruturação de espaços, tempos e materiais diversificados é crucial para estimular a autonomia e a aprendizagem por meio das interações entre as crianças.
Por fim, a alternativa E) ressalta a riqueza das trocas entre diferentes grupos dentro da mesma turma, o que amplia as possibilidades de aprendizado mútuo. Portanto, a resposta correta é C), pois interações efetivas requerem planejamento, mediação ativa e não se limitam a agrupamentos aleatórios ou centralização no professor.
Questão 52
desenvolvimento, tendo em vista a relação entre linguagem e pensamento no desenvolvimento da cognição
- A)a organização das atividades pedagógicas.
- B)a interação social.
- C)o amor da professora às crianças.
- D)a leitura de histórias infantis.
- E)a imitação artística.
A alternativa correta é B)
Zilma Ramos de Oliveira enfatiza a interação social como a prática educativa mais relevante para fomentar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Essa abordagem está fundamentada na relação intrínseca entre linguagem e pensamento, elementos essenciais para o progresso cognitivo. Ao priorizar a interação, o processo educativo ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos, favorecendo a construção ativa do saber por meio do diálogo e da troca entre os indivíduos.
A interação social, indicada como resposta correta (alternativa B), permite que a criança desenvolva sua capacidade de raciocínio e comunicação dentro de um contexto coletivo. Diferentemente de outras práticas pedagógicas — como a organização de atividades (A), o afeto da professora (C), a leitura de histórias (D) ou a imitação artística (E) —, a interação estimula a reflexão crítica e a resolução de problemas de forma colaborativa, alinhando-se às teorias que destacam o papel do meio social no desenvolvimento intelectual.
Portanto, a perspectiva de Zilma Ramos de Oliveira reforça que o aprendizado não ocorre isoladamente, mas sim por meio da mediação entre sujeitos, consolidando a interação social como eixo central para uma educação transformadora e significativa.
Questão 53
identifica como marco teórico de referência comum, a conexão entre interação e aprendizagem afirmando que a interação social
- A)contribui para o surgimento de controvérsias de efeitos construtivos para aprendizagem, graças ao equilíbrio entre conflitos e consensos.
- B)é dependente do processo de coordenação social e graças a ele promove a interiorização das aprendizagens.
- C)favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e a aquisição de conteúdos escolares, graças a um processo de reorganização cognitiva provocado pelo surgimento de conflitos e por sua superação.
- D)é decisiva no processo de desenvolvimento intelectual graças ao adiamento que impõe ao raciocínio lógico.
- E)é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual, graças ao processo de autonomização intelectual que possibilita, em especial quando estimula conflitos mantidos em alta pressão.
A alternativa correta é C)
O ensaio a seguir discute a importância da interação social no processo de aprendizagem escolar, com base nas investigações de Cesar Coll e o marco teórico que conecta interação e aprendizagem.
A interação entre alunos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e na aquisição de conhecimentos. Conforme apontado por Cesar Coll, essa dinâmica social não apenas facilita a troca de informações, mas também estimula processos internos de reorganização mental.
A alternativa correta (C) destaca como a interação favorece o raciocínio lógico e a aprendizagem de conteúdos escolares através de um mecanismo específico: o surgimento de conflitos cognitivos seguido de sua superação. Esse processo reflete a perspectiva construtivista, onde o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo aprendiz.
Quando os alunos interagem, especialmente em situações de aprendizagem cooperativa, eles são confrontados com diferentes perspectivas e pontos de vista. Esses momentos de dissonância cognitiva criam a necessidade de reavaliar e reestruturar o próprio pensamento, levando a uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos.
O processo descrito na alternativa C vai além da simples socialização do conhecimento. Ele envolve uma transformação qualitativa nas estruturas mentais dos aprendizes, que precisam reconciliar diferentes pontos de vista e encontrar soluções para os conflitos conceituais que surgem durante a interação.
Esta visão ressalta a importância pedagógica de criar ambientes de aprendizagem que promovam a interação produtiva entre os alunos, onde o conflito cognitivo seja encarado não como obstáculo, mas como oportunidade para avanços no desenvolvimento intelectual.
Questão 54
essa relação com o outro. “A vida é dialógica
por natureza. Viver significa participar de um
diálogo” (BAKHTIN, 1961, p.293).“Viver significa
ocupar uma posição de valores em cada um
dos aspectos da vida”. (BAKHTIN, 1979, p.201).
Neste sentido, as relações consigo mesmo e com o
outro se apropriam de um princípio dialógico que é
fundado pela:
- A)ressignificação.
- B)reestruturação.
- C)determinação.
- D)alteridade.
- E)inatividade.
A alternativa correta é D)
O pensamento de Bakhtin nos revela que a essência da linguagem e da própria existência humana está no dialogismo, na relação fundamental com o outro. Quando o autor afirma que "a vida é dialógica por natureza", ele nos convida a refletir sobre como nossa identidade e compreensão do mundo se constroem nesse espaço de interação contínua. A noção de que viver significa "ocupar uma posição de valores" reforça que nossa existência é sempre situada e em constante diálogo com diferentes perspectivas.
O princípio dialógico mencionado no texto encontra seu fundamento mais profundo na alteridade (alternativa D), conceito central no pensamento bakhtiniano. A alteridade representa esse reconhecimento do outro como elemento constitutivo de nossa própria consciência e discurso. É através do encontro com a diferença, com a voz do outro, que nossas palavras ganham significado e nossa existência se torna plenamente humana. As demais alternativas, embora possam parecer plausíveis em outros contextos, não capturam a essência relacional e intersubjetiva que Bakhtin atribui ao processo dialógico.
Questão 55
O processo de socialização define-se
- A)somente nas atitudes observadas em ambiente escolar, pois essas interações produzem resultados de conhecimento, de acordo com a psicologia social.
- B)por ter como seu aspecto principal a formação de grupos com poucas características em comum, de acordo com a psicologia social.
- C)por produzir o conjunto de crenças, valores e significados, leva ao processo, denominado pela psicologia social, de socialização. O indivíduo passa a pertencer um determinado grupo social, vivenciando seus códigos e regras de relacionamento, apropriando-se dos conhecimentos já sistematizados pelo grupo.
- D)pelos questionamentos às normas e regras de conduta de determinados grupo, forçando os relacionamentos rivais.
- E)somente pela interação entre crianças, famílias e comunidades na busca por informações sobre qualidade de vida na educação dos filhos.
A alternativa correta é C)
O processo de socialização define-se:
- A) somente nas atitudes observadas em ambiente escolar, pois essas interações produzem resultados de conhecimento, de acordo com a psicologia social.
- B) por ter como seu aspecto principal a formação de grupos com poucas características em comum, de acordo com a psicologia social.
- C) por produzir o conjunto de crenças, valores e significados, leva ao processo, denominado pela psicologia social, de socialização. O indivíduo passa a pertencer um determinado grupo social, vivenciando seus códigos e regras de relacionamento, apropriando-se dos conhecimentos já sistematizados pelo grupo.
- D) pelos questionamentos às normas e regras de conduta de determinados grupos, forçando os relacionamentos rivais.
- E) somente pela interação entre crianças, famílias e comunidades na busca por informações sobre qualidade de vida na educação dos filhos.
O gabarito correto é C).
Questão 56
diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças”.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA acerca das situações que podem ser oportunizadas.
- A)Cuidado, organização dos materiais e um ambiente acolhedor sem nenhum tipo de conflito entre as crianças.
- B)Exclusivamente coletivas, pois na Educação Infantil somente se aprende com as trocas de experiências.
- C)Exclusivamente livres, pois nessa faixa etária não é possível direcionar interações.
- D)Situações em que a criança aprenda a utilizar somente o seu brinquedo por questões de higiene.
- E)Conversas, brincadeiras e resolução de conflitos.
A alternativa correta é E)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) destaca a importância da interação social como estratégia fundamental para promover aprendizagens significativas entre as crianças. Diante disso, analisando as alternativas apresentadas, a opção correta é a E) Conversas, brincadeiras e resolução de conflitos, pois essas situações são essenciais para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.
A alternativa A sugere um ambiente sem conflitos, o que não condiz com a realidade das interações sociais, onde os desentendimentos são naturais e oportunidades de aprendizado. A alternativa B limita as experiências apenas a situações coletivas, ignorando que momentos individuais também são valiosos. Já a alternativa C defende exclusivamente interações livres, desconsiderando a importância da mediação do professor. A alternativa D, por sua vez, restringe o uso compartilhado de brinquedos, o que vai contra o princípio de socialização.
Portanto, a alternativa E é a mais adequada, pois engloba situações que estimulam a comunicação, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, alinhando-se com os princípios da Educação Infantil.
Questão 57
Tratando-se de pensamento e linguagem, o ambiente, o tempo e os diferentes espaços contribuem para a
formação do pensamento discursivo. Nesse contexto, na fase inicial de formação de conceito, na qual a criança
busca refletir sobre a definição de uma palavra, as qualidades plásticas da palavra que desempenham função
importante são
- A)pensar sensório-motor, linguagem não cognitiva e balbucio.
- B)narrativa, pensamento e linguagem.
- C)ritmos, modulações e consonâncias.
- D)então, antes e depois.
- E)imagens, traços e mímica.
A alternativa correta é C)
A interação social desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, especialmente quando consideramos a relação entre pensamento e linguagem. O ambiente, o tempo e os diversos espaços em que a criança está inserida contribuem significativamente para a formação do pensamento discursivo. Durante a fase inicial de formação de conceitos, quando a criança começa a refletir sobre o significado das palavras, as qualidades plásticas dessas palavras assumem uma importância crucial.
Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é a C) ritmos, modulações e consonâncias. Esses elementos são essenciais nesse estágio, pois estão diretamente ligados à sonoridade e à forma como a criança percebe e internaliza as palavras. Os ritmos e as modulações da fala, por exemplo, ajudam a criança a distinguir padrões e a associar sons a significados, enquanto as consonâncias facilitam a memorização e a compreensão das palavras em um contexto comunicativo.
As outras alternativas, embora relevantes em outros aspectos do desenvolvimento infantil, não representam as qualidades plásticas da palavra de forma tão direta. O pensamento sensório-motor e o balbucio (alternativa A) estão mais relacionados ao desenvolvimento motor e pré-linguístico, enquanto narrativa, pensamento e linguagem (B) são elementos mais amplos e complexos. As noções temporais como "então, antes e depois" (D) e as representações visuais como "imagens, traços e mímica" (E) também não capturam a essência sonora e rítmica que caracteriza a formação inicial de conceitos linguísticos.
Questão 58
Infantil (2010) destacam que a proposta pedagógica das
instituições de educação infantil deve cumprir sua função
sociopolítica e pedagógica e para tanto, deverão garantir
condições e recursos para que as crianças usufruam
seus direitos civis, humanos e sociais. Para isso, é
preciso, EXCETO:
- A)Possibilitar, tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
- B)Assumir de forma total a responsabilidade pela educação e o cuidado das crianças, em substituição à sua família.
- C)Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relação de dominação etária, sociopolítica, etnicorracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
- D)Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
A alternativa correta é B)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) estabelecem princípios fundamentais para a construção de uma proposta pedagógica que respeite os direitos das crianças e promova seu desenvolvimento integral. Entre as alternativas apresentadas, a única que não está alinhada com essas diretrizes é a opção B, que sugere a substituição do papel da família pela instituição de ensino.
A alternativa B se mostra incorreta porque as diretrizes enfatizam a importância da parceria entre família e escola, não a substituição do núcleo familiar. A educação infantil deve complementar, e não assumir totalmente, a responsabilidade pelo cuidado e educação das crianças. Essa visão está em consonância com o princípio de que a educação é um processo compartilhado entre família, escola e comunidade.
As demais alternativas apresentam propostas coerentes com as diretrizes: a alternativa A aborda a importância da convivência social e da ampliação de conhecimentos; a C destaca o compromisso com valores democráticos e o rompimento de relações de dominação; e a D enfatiza a promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Todas essas são orientações fundamentais para uma educação infantil de qualidade.
Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B, pois contraria o princípio de complementaridade entre família e escola que está presente nas diretrizes curriculares para a educação infantil.
Questão 59
manter-se em comunicação constante com a escola, para conhecer os trabalhos e
objetivos desenvolvidos pelos docentes. Nas últimas décadas, as escolas vêm
tentando melhorar suas relações com as famílias e comunidade, propondo que os
mesmos participem mais da vida escolar de seus filhos. A instituição de educação
infantil deve tornar acessíveis a todas as crianças que a frequentam, com elementos
que enriqueçam o seu desenvolvimento e inserção social. Analise as afirmativas acerca
do cuidado na educação infantil e analise a CORRETA:
- A)Cuidar de uma criança significa satisfazer suas vontades imediatas evitando qualquer tipo de frustração para elas.
- B)Para cuidar, é preciso se comprometer com a criança, ser solidário com suas necessidades e confiar em suas capacidades.
- C)Ao cuidar de uma criança, é preciso desconsiderar seu choro e manhas que, geralmente, são manipulativos.
- D)Para cuidar de uma criança, basta estar atenta às suas necessidades de alimentação, higiene e repouso.
A alternativa correta é B)
A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento harmonioso da criança, especialmente na educação infantil. A alternativa correta, B), destaca que cuidar de uma criança vai além de atender apenas às suas necessidades básicas. Envolve um comprometimento genuíno, solidariedade e confiança em suas capacidades, aspectos essenciais para seu crescimento integral.
As outras alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o cuidado infantil. A opção A) sugere evitar frustrações, o que pode impedir o desenvolvimento de resiliência. Já a C) ignora a importância de validar os sentimentos da criança, enquanto a D) reduz o cuidado a aspectos físicos, negligenciando dimensões emocionais e sociais.
Portanto, a resposta correta reforça que o cuidado na educação infantil deve ser compreendido como uma prática acolhedora, que valoriza a criança em sua totalidade, promovendo não apenas seu bem-estar imediato, mas também seu desenvolvimento como ser humano autônomo e social.
Questão 60
anos, convida seus alunos para ajudarem na arrumação e organização da sala.
- A)É uma ação inadequada, pois as crianças ficarão frustradas ao perceberem que não conseguem arrumar a sala.
- B)Com essa ação, as crianças podem aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos.
- C)É uma ação arriscada, pois a criança fica exposta a materiais que podem machucá- la.
- D)É uma ação dispensável, pois o adulto pode arrumar a sala rapidamente e ter mais tempo para realizar os trabalhinhos.
A alternativa correta é B)
A ação da professora ao convidar seus alunos de quatro anos para ajudarem na arrumação e organização da sala é uma prática pedagógica valiosa e intencional. Essa iniciativa vai muito além de simplesmente manter o ambiente limpo; ela representa uma oportunidade de aprendizado significativo para as crianças.
A alternativa correta é a B), pois essa ação estimula nos pequenos a noção de cooperação e responsabilidade coletiva. Ao participar da arrumação, as crianças desenvolvem importantes habilidades socioemocionais, como:
- O senso de pertencimento ao grupo
- A compreensão de que todos devem contribuir para o bem comum
- A construção da autonomia
- A organização pessoal
Contrariando a alternativa A), as crianças dessa idade não se frustram com tarefas adequadas ao seu desenvolvimento. Pelo contrário, sentem-se valorizadas e capazes quando podem contribuir. A opção C) também não se aplica, pois a professora certamente supervisiona a atividade e seleciona tarefas seguras. Quanto à D), embora o adulto possa fazer mais rápido sozinho, o valor educativo da ação justifica plenamente o tempo investido.
Essa prática pedagógica está alinhada com as abordagens contemporâneas da Educação Infantil, que valorizam a participação ativa da criança em atividades significativas do cotidiano escolar, promovendo seu desenvolvimento integral.