Questões Sobre O Processo de Socialização - Pedagogia - concurso
Questão 71
Sobre a Roda de Conversa, assinale a alternativa
INCORRETA.
- A)É um momento importante para a aquisição da noção de tempo.
- B)O educador/professor deve evitar perguntas com respostas previsíveis (sim e não) ou de tempo (quando?).
- C)O educador/professor deve garantir que todos tenham um momento para falar, para ver uns aos outros e perceber mudanças e novidades nos colegas.
- D)A duração da roda da conversa deve ser sempre de 30 (trinta) minutos.
A alternativa correta é D)
Análise sobre a Roda de Conversa
A Roda de Conversa é uma estratégia pedagógica valiosa, porém algumas concepções equivocadas podem surgir em relação à sua aplicação. Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra D, que afirma que a duração deve ser sempre de 30 minutos.
Vejamos os motivos:
- A) A Roda de Conversa realmente contribui para a noção de tempo, pois organiza o ritmo das interações e a sequência de falas.
- B) O educador deve, de fato, evitar perguntas fechadas, priorizando questões que estimulem reflexão e diálogo.
- C) A mediação do professor é essencial para garantir participação equitativa e observação mútua entre os alunos.
- D) Incorreto: O tempo da roda deve ser flexível, adaptando-se à faixa etária, interesse do grupo e objetivos da atividade.
Portanto, a rigidez temporal contraria a natureza dinâmica e orgânica dessa prática educativa.
Questão 72
Relacione as colunas e assinale a alternativa com
a sequência correta.
1. Fase Oral.
2. Fase Anal.
3. Fase Fálica.
4. Fase de Latência.
( ) Este período tem por característica principal
um deslocamento da libido da sexualidade
para atividades socialmente aceitas.
( ) Neste período, surge também o complexo
de Édipo, no qual o menino passa a
apresentar uma atração pela mãe e a se
rivalizar com o pai, e, na menina, ocorre o
inverso.
( ) É pela boca que a criança entra em contato
com o mundo.
( ) Neste período a criança passa a adquirir o
controle dos esfíncteres.
- A)4 – 3 – 1 – 2.
- B)1 – 2 – 4 – 3.
- C)2 – 1 – 3 – 4.
- D)4 – 1 – 2 – 3.
A alternativa correta é A)
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Fase Oral.
2. Fase Anal.
3. Fase Fálica.
4. Fase de Latência.
(4) Este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas.
(3) Neste período, surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e, na menina, ocorre o inverso.
(1) É pela boca que a criança entra em contato com o mundo.
(2) Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres.
- A)4 – 3 – 1 – 2.
- B)1 – 2 – 4 – 3.
- C)2 – 1 – 3 – 4.
- D)4 – 1 – 2 – 3.
O gabarito correto é A).
Questão 73
- A)Familiaridade.
- B)Cultura.
- C)Identidade.
- D)Socialização.
- E)Educação.
A alternativa correta é D)
O fragmento apresentado aborda o processo pelo qual os indivíduos são moldados para viver em sociedade, internalizando normas e valores sociais. Esse conceito está diretamente relacionado à socialização, que é o mecanismo pelo qual aprendemos a nos adaptar ao meio social, desenvolvendo nosso self e controlando nossos instintos de acordo com as expectativas coletivas.
A socialização não se limita apenas à educação formal, mas engloba todas as interações que influenciam a formação do indivíduo, desde a família até as instituições sociais mais amplas. Por meio dela, internalizamos regras, papéis e comportamentos que permitem a convivência harmoniosa em grupo.
Embora outros conceitos, como cultura ou identidade, estejam relacionados ao tema, eles não descrevem o processo em si, mas sim elementos ou resultados dele. A socialização (alternativa D) é, portanto, a resposta correta, pois define justamente a dinâmica de adaptação e internalização das coerções sociais mencionadas no texto.
Questão 74
- A)tirar o brinquedo das crianças como uma forma de eliminar o conflito criado. Eliminando o motivo, elimina--se a discórdia.
- B)definir com quem deve ficar o brinquedo. Fazer com que as crianças pensem: quem achou o item? É com ele que deve ficar, por direito.
- C)encerrar o período destinado à brincadeira e propor outro tipo de atividade, para que as crianças se distraiam e parem de se agredir.
- D)entregar o brinquedo, fruto da discórdia, a uma terceira criança, e pedir para que as crianças pensem o motivo pelo qual ficaram sem o objeto.
- E)guardar o brinquedo na prateleira e solicitar às crianças uma solução ao impasse criado.
A alternativa correta é E)
O conflito entre Bruno e João pelo caminhãozinho ilustra uma situação comum na infância, onde a disputa por objetos pode se tornar uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento do pensamento autônomo e da resolução de problemas. Conforme a perspectiva de Kamii, a intervenção do educador deve priorizar a construção do raciocínio moral e a capacidade de negociação entre as crianças, em vez de impor soluções externas.
A alternativa correta (E) reflete essa abordagem ao propor que a professora guarde o brinquedo e estimule as crianças a refletirem sobre uma solução para o impasse. Essa estratégia:
- Evita a imposição de regras adultas que não consideram a perspectiva infantil
- Favorece o desenvolvimento da autonomia moral
- Estimula o diálogo e a cooperação entre os pares
- Permite que as crianças vivenciem o processo de negociação
- Fortalecer a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica
As demais alternativas falham em promover o pensamento infantil porque:
- (A) Simplesmente elimina o conflito sem oportunizar aprendizagem
- (B) Impõe uma solução baseada em conceitos adultos de propriedade
- (C) Desvia a atenção do problema central sem resolvê-lo
- (D) Cria uma punição arbitrária que não estimula a reflexão
A abordagem construtivista defendida por Kamii entende que conflitos entre crianças são momentos privilegiados para o desenvolvimento cognitivo e moral, desde que mediados de forma a estimular a reflexão e não a submissão a regras externas.
Questão 75
Conforme Neira, partindo do pressuposto de que todo homem é um ser possuidor de cultura e de que todo comportamento humano relaciona-se com a cultura, conclui-se,portanto, que os comportamentos corporais são produções culturais. Dessa forma, é correto afirmar que há
- A)uma forma universal e natural de andar, correr, saltar, dançar, lutar, jogar etc.
- B)uma forma ímpar própria ao grupo social na realização de cada gesto e que se distingue de outras formas de execução dessas ações por outros grupos.
- C)um comportamento corporal único e correto a todos os grupos sociais, sendo, portanto, objeto da educação sistemática.
- D)a necessidade de definição de uma técnica corporal a ser seguida, numa determinada cultura, a fim de padronizar os comportamentos corporais.
- E)a demanda de homogeneização dos comportamentos, a fim de minimizar a dificuldade de trabalhar com a diversidade.
A alternativa correta é B)
Conforme Neira, partindo do pressuposto de que todo homem é um ser possuidor de cultura e de que todo comportamento humano relaciona-se com a cultura, conclui-se, portanto, que os comportamentos corporais são produções culturais. Dessa forma, é correto afirmar que há:
- A) uma forma universal e natural de andar, correr, saltar, dançar, lutar, jogar etc.
- B) uma forma ímpar própria ao grupo social na realização de cada gesto e que se distingue de outras formas de execução dessas ações por outros grupos.
- C) um comportamento corporal único e correto a todos os grupos sociais, sendo, portanto, objeto da educação sistemática.
- D) a necessidade de definição de uma técnica corporal a ser seguida, numa determinada cultura, a fim de padronizar os comportamentos corporais.
- E) a demanda de homogeneização dos comportamentos, a fim de minimizar a dificuldade de trabalhar com a diversidade.
O gabarito correto é B.
Questão 76
A concepção de criança é uma noção historicamente
construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos
tempos, não se apresentando de forma homogênea nem
mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. A
respeito disso, marque a opção FALSA.
- A)A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
- B)As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.
- C)A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
- D)No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento se constitui, dessa forma, em cópia da realidade.
A alternativa correta é D)
A concepção de criança é um tema complexo e dinâmico, que reflete as transformações sociais e culturais ao longo da história. Analisando as alternativas apresentadas, podemos identificar que a opção FALSA é a letra D), conforme indicado pelo gabarito.
A alternativa D afirma que o conhecimento se constitui como uma "cópia da realidade", o que é incorreto sob a perspectiva construtivista e sociocultural. O conhecimento não é uma mera reprodução passiva do mundo, mas sim uma construção ativa, mediada pelas interações sociais, linguagens e experiências individuais. Crianças não apenas absorvem informações, mas reinterpretam, questionam e recriam significados a partir de suas vivências.
As demais alternativas apresentam visões coerentes sobre a infância:
- A) Destaca o papel central da família, mesmo em um contexto de múltiplas influências sociais.
- B) Reconhece a singularidade infantil e a forma peculiar como as crianças interpretam o mundo.
- C) Afirma o caráter social e histórico da criança, inserida em contextos culturais específicos.
Portanto, a resposta incorreta é realmente a alternativa D, que reduz o processo de construção do conhecimento a uma simples cópia da realidade, negligenciando seu aspecto ativo e criativo.
Questão 77
Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
- A)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. À medida que ela se reconhece como indivíduo e cidadão no mundo, vai desenvolvendo os processos de construção de sua autonomia e identidade. Aprendendo e brincando ela vai conhecendo-se e construindo sua autoimagem. O convívio com as outras crianças e a interação com os profissionais num ambiente conhecido e seguro, permite à criança definir a própria identidade e a valorizar seus semelhantes.
- B)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança, pois nos seus primeiros anos de vida, ela é um ser dependente e incapaz e é no contato com os adultos e com o currículo escolar que ela irá adquirir sua bagagem de conhecimentos. O livro didático, junto com as condições do ambiente físico, constituem os componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma Educação Infantil de qualidade.
- C)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança, baseada na concepção pedagógica inatista, onde o saber está dentro do aluno e basta ser desabrochado. Nada existe fora da criança e o mundo real é um mero fenômeno da consciência. As capacidades básicas da criança já estão praticamente prontas no momento do nascimento bastando de um esforço para virem à tona.
- D)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. Para isso, o que importa é acumular dados, acrescentar fatos, conteúdos, reunir quantidades externas e transferir para as bases cognitivas internas da criança todas as informações possíveis.
A alternativa correta é A)
Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, a alternativa correta é:
- A) A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. À medida que ela se reconhece como indivíduo e cidadão no mundo, vai desenvolvendo os processos de construção de sua autonomia e identidade. Aprendendo e brincando ela vai conhecendo-se e construindo sua autoimagem. O convívio com as outras crianças e a interação com os profissionais num ambiente conhecido e seguro, permite à criança definir a própria identidade e a valorizar seus semelhantes.
Essa alternativa reflete a abordagem mais adequada para a Educação Infantil, pois destaca a importância do desenvolvimento da autonomia, identidade e interação social da criança em um ambiente acolhedor e estimulante. As demais alternativas apresentam visões reducionistas, seja pela ênfase excessiva na dependência da criança (B), na perspectiva inatista (C) ou na acumulação mecânica de informações (D), que não correspondem às práticas pedagógicas contemporâneas para essa etapa educacional.
Questão 78
De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo
- A)crítico.
- B)individualizado.
- C)passivo.
- D)dinâmico.
- E)inconsciente.
A alternativa correta é D)
De acordo com Craidy, a teoria sociointeracionista é aquela que concebe o desenvolvimento infantil como um processo
- A)crítico.
- B)individualizado.
- C)passivo.
- D)dinâmico.
- E)inconsciente.
O gabarito correto é D) dinâmico.
Questão 79
Os estudos sobre a infância realizados pela Antropologia, História Social e Sociologia apontam para novas concepções de criança e de socialização.
Algumas destas novas concepções consideram que:
1. a infância é uma construção social.
2. a infância é variável e não pode ser inteiramente separada de outras variáveis como classe social, sexo ou pertencimento étnico.
3. os métodos etnográficos são particularmente úteis para o estudo da infância.
4. a criança é uma tábula rasa, necessita de tempo para amadurecimento e para tornar-se sujeito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A)É correta apenas a afirmativa 1.
- B)É correta apenas a afirmativa 4.
- C)São corretas apenas as afrmativas 1, 2 e 3.
- D)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
- E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
A alternativa correta é C)
Os estudos contemporâneos sobre a infância, conduzidos por disciplinas como Antropologia, História Social e Sociologia, revelam uma transformação significativa na compreensão do conceito de criança e dos processos de socialização. Essas abordagens destacam que a infância não é um fenômeno universal e imutável, mas sim uma construção social moldada por contextos históricos, culturais e sociais específicos.
A primeira afirmação, que defende a infância como uma construção social, está correta. Diversos estudos demonstram que as noções de infância variam entre culturas e períodos históricos, desafiando a ideia de uma experiência infantil única.
A segunda proposição também é válida, pois reconhece que a vivência da infância é atravessada por fatores como classe social, gênero e etnia. Essas variáveis influenciam profundamente as oportunidades, expectativas e experiências das crianças em diferentes sociedades.
A terceira afirmação, sobre a utilidade dos métodos etnográficos, é igualmente correta. A observação participante e outras técnicas qualitativas permitem captar a complexidade das culturas infantis e a agência das crianças em seus próprios processos de socialização.
Entretanto, a quarta afirmação, que retoma a noção de tábula rasa, não se sustenta nas perspectivas contemporâneas. As pesquisas atuais enfatizam que as crianças são atores sociais desde cedo, capazes de interpretar e modificar seu ambiente, contrariando a visão de que seriam meras receptoras passivas da socialização.
Portanto, as afirmações corretas são 1, 2 e 3, correspondendo à alternativa C. Essa seleção reflete o consenso acadêmico atual que reconhece a infância como um fenômeno social complexo, diverso e culturalmente situado.
Questão 80
Durante o recreio, a professora Alice observou dois de seus alunos brincando de lutar como guerreiros e heróis. Ela considerou a brincadeira turbulenta e, preocupada em reprimir a violência, separou os alunos, proibiu a brincadeira e disse que se voltassem a brincar de heróis, eles ficariam sem o recreio.
Sobre a ação da professora diante da brincadeira de luta, é CORRETO afirmar que ela
- A)está certa em separar os alunos, pois a brincadeira incentiva a violência.
- B)está equivocada, pois a professora não pode intervir no brincar da criança.
- C)está certa, pois tirar o recreio dos alunos impõe disciplina e ordem.
- D)está equivocada, pois na brincadeira os alunos podem elaborar sua agressividade.
A alternativa correta é D)
Durante o recreio, a professora Alice observou dois de seus alunos brincando de lutar como guerreiros e heróis. Ela considerou a brincadeira turbulenta e, preocupada em reprimir a violência, separou os alunos, proibiu a brincadeira e disse que se voltassem a brincar de heróis, eles ficariam sem o recreio.
Sobre a ação da professora diante da brincadeira de luta, é CORRETO afirmar que ela:
- A) está certa em separar os alunos, pois a brincadeira incentiva a violência.
- B) está equivocada, pois a professora não pode intervir no brincar da criança.
- C) está certa, pois tirar o recreio dos alunos impõe disciplina e ordem.
- D) está equivocada, pois na brincadeira os alunos podem elaborar sua agressividade.
O gabarito correto é D), pois a brincadeira de luta entre crianças, quando supervisionada e dentro de limites saudáveis, permite que elas explorem e compreendam suas emoções, incluindo a agressividade, de forma simbólica e criativa. A intervenção rígida da professora, sem considerar o aspecto lúdico e desenvolvimental da brincadeira, pode impedir esse processo natural de elaboração emocional.