Segundo as “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a criança, ao ingressar em um espaço de educação infantil, vive a passagem de um ambiente doméstico e íntimo para um coletivo, com outras regras e relações sociais. Logo, esse novo espaço, por respeito à criança, precisa garantir-lhe:
- A)muros altos e indevassáveis, flexibilidade de horário de acordo com a demanda de cada família e atividades de curta duração
- B)construção de relações positivas, atividades diárias com curta duração e planejamento fixo e inflexível
- C)proteção à saúde e segurança, construção de relações positivas e criação de oportunidades para a aprendizagem
- D)oportunidades para a aprendizagem, flexibilidade de horário de entrada e saída de acordo com a demanda de cada professor e construção de relações positivas
Resposta:
A alternativa correta é C)
De acordo com as "Orientações curriculares para a educação infantil" (2010), a transição da criança de um ambiente familiar para um espaço coletivo de educação infantil exige cuidados específicos para garantir seu bem-estar e desenvolvimento. A alternativa correta, neste caso, é a C), que engloba três aspectos fundamentais: proteção à saúde e segurança, construção de relações positivas e criação de oportunidades para a aprendizagem.
Esses elementos são essenciais porque, ao ingressar na educação infantil, a criança enfrenta um novo contexto social, com regras e interações distintas daquelas vivenciadas em casa. A proteção à saúde e segurança garante que o ambiente seja físico e emocionalmente acolhedor, enquanto a construção de relações positivas favorece a adaptação e o desenvolvimento socioafetivo. Por fim, a criação de oportunidades para a aprendizagem assegura que o espaço educativo cumpra seu papel pedagógico, estimulando a criança de maneira lúdica e significativa.
As demais alternativas apresentam equívocos. A alternativa A) sugere muros altos e flexibilidade excessiva, o que não condiz com a proposta de um ambiente acolhedor e estruturado. A opção B) menciona um planejamento inflexível, o que pode ser prejudicial à dinâmica infantil, e a alternativa D) propõe ajustes de horário baseados no professor, desconsiderando as necessidades das crianças e famílias. Portanto, a resposta correta é mesmo a C), por abranger os princípios fundamentais para um ambiente educativo respeitoso e promotor do desenvolvimento infantil.
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