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Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
- A)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. À medida que ela se reconhece como indivíduo e cidadão no mundo, vai desenvolvendo os processos de construção de sua autonomia e identidade. Aprendendo e brincando ela vai conhecendo-se e construindo sua autoimagem. O convívio com as outras crianças e a interação com os profissionais num ambiente conhecido e seguro, permite à criança definir a própria identidade e a valorizar seus semelhantes.
- B)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança, pois nos seus primeiros anos de vida, ela é um ser dependente e incapaz e é no contato com os adultos e com o currículo escolar que ela irá adquirir sua bagagem de conhecimentos. O livro didático, junto com as condições do ambiente físico, constituem os componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma Educação Infantil de qualidade.
- C)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança, baseada na concepção pedagógica inatista, onde o saber está dentro do aluno e basta ser desabrochado. Nada existe fora da criança e o mundo real é um mero fenômeno da consciência. As capacidades básicas da criança já estão praticamente prontas no momento do nascimento bastando de um esforço para virem à tona.
- D)A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. Para isso, o que importa é acumular dados, acrescentar fatos, conteúdos, reunir quantidades externas e transferir para as bases cognitivas internas da criança todas as informações possíveis.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Sobre a formação pessoal e social da criança na Educação Infantil, a alternativa correta é:
- A) A educação infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. À medida que ela se reconhece como indivíduo e cidadão no mundo, vai desenvolvendo os processos de construção de sua autonomia e identidade. Aprendendo e brincando ela vai conhecendo-se e construindo sua autoimagem. O convívio com as outras crianças e a interação com os profissionais num ambiente conhecido e seguro, permite à criança definir a própria identidade e a valorizar seus semelhantes.
Essa alternativa reflete a abordagem mais adequada para a Educação Infantil, pois destaca a importância do desenvolvimento da autonomia, identidade e interação social da criança em um ambiente acolhedor e estimulante. As demais alternativas apresentam visões reducionistas, seja pela ênfase excessiva na dependência da criança (B), na perspectiva inatista (C) ou na acumulação mecânica de informações (D), que não correspondem às práticas pedagógicas contemporâneas para essa etapa educacional.
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