A formação de professores na Educação Infantil é fundamental para essa etapa de ensino que visa a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, mas apresenta alguns entraves. PROPOSIÇÃO 1: No tocante à questão, Raupp (2012, p.149) afirma que “A epistemologia da prática como base da formação docente nega a função social da educação das crianças de 0 a 5 anos como área que transmita conhecimentos e” CONSEQUENTEMENTE PROPOSIÇÃO 2: “Desvaloriza o trabalho das professoras. […] Dito de outra forma, […] acaba excluindo […] o direito da criança à apropriação de conhecimentos e o dever do professor de ensinar”. De acordo com a autora, assinale a alternativa CORRETA:
A formação de professores na Educação Infantil é fundamental para essa etapa de ensino que visa a
aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, mas apresenta alguns entraves.
PROPOSIÇÃO 1: No tocante à questão, Raupp (2012, p.149) afirma que “A epistemologia da prática como base
da formação docente nega a função social da educação das crianças de 0 a 5 anos como área que transmita
conhecimentos e”
CONSEQUENTEMENTE
PROPOSIÇÃO 2: “Desvaloriza o trabalho das professoras. […] Dito de outra forma, […] acaba excluindo […] o
direito da criança à apropriação de conhecimentos e o dever do professor de ensinar”.
De acordo com a autora, assinale a alternativa CORRETA:
- A)A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
- B)A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.
- C)As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não complementa a primeira.
- D)As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação da primeira
Resposta:
A alternativa correta é D)
A formação de professores na Educação Infantil é um tema de extrema relevância, pois está diretamente relacionada ao desenvolvimento integral das crianças e à qualidade do ensino oferecido nessa etapa. No entanto, como apontado no texto, existem desafios significativos nesse processo, especialmente no que diz respeito à valorização do trabalho docente e ao papel do conhecimento na educação infantil.
O trecho citado de Raupp (2012) apresenta duas proposições interligadas que merecem atenção. A primeira proposição critica a epistemologia da prática quando esta nega a função social da educação infantil como transmissora de conhecimentos. Já a segunda proposição, introduzida pelo termo "CONSEQUENTEMENTE", demonstra como essa negação leva à desvalorização do trabalho das professoras e à exclusão do direito das crianças ao conhecimento.
Analisando as alternativas, fica claro que a opção D) é a correta, pois:
- As duas proposições são verdadeiras
- Existe uma relação de causalidade entre elas
- A segunda proposição complementa e desenvolve a primeira
Essa análise revela como a desvalorização da transmissão de conhecimentos na educação infantil tem consequências práticas importantes, afetando tanto os profissionais quanto as crianças. A formação docente precisa, portanto, considerar tanto a prática pedagógica quanto a importância do conhecimento científico nessa etapa educacional.
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