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A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade. Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio). Brasília: Ministério da Educação, 2002, p. 75.Com relação à identidade, assinale a opção correta.

A prática administrativa e pedagógica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivência no ambiente escolar, os mecanismos de formulação e implementação de políticas, os critérios de alocação de recursos, a organização do currículo e das situações de aprendizagem, os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a LDB, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.

Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio).
Brasília: Ministério da Educação, 2002, p. 75.

Com relação à identidade, assinale a opção correta.






Resposta:

A alternativa correta é A)

A prática administrativa e pedagógica nos sistemas de ensino e escolas deve refletir os valores estéticos, políticos e éticos presentes na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), pautando-se pelos princípios de sensibilidade, igualdade e identidade. Esses elementos são fundamentais para orientar não apenas a convivência escolar, mas também a formulação de políticas educacionais, a organização curricular e os processos de avaliação.

No que diz respeito à identidade, o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002) destaca sua importância como um âmbito privilegiado do "aprender a ser". A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A), que afirma:

"Âmbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no coração humano, aquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria, o privado e o público."

Essa visão ressalta a identidade como um elemento capaz de superar dicotomias históricas, integrando aspectos morais e materiais, bem como as esferas pública e privada. Diferentemente das outras opções, que abordam a identidade em relação à ética, criatividade ou direitos humanos, a alternativa A) capta o cerne da questão ao apresentar a identidade como um processo de reconciliação e construção do ser, alinhado aos princípios educacionais propostos.

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