A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões: I. planejamento institucional. II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar. III. interações. IV. promoção da saúde. V. espaços, materiais e mobiliários. VI. form ação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais. VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. VIII. instrumentalização assistencial do ensino. Estão corretos apenas os itens:
Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros
Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
(MEC) em indicadores operacionais, separados em
diferentes dimensões:
mundo e se expressar.
professoras e demais profissionais.
participação na rede de proteção social.
- A)IV, V e VI.
- B)III, IV, V e VI.
- C)III, IV, V, VI e VIII.
- D)I, II, III, IV, V, VI,e VII.
- E)I, II, III, IV, V, VI e VIII.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil representa um esforço significativo para operacionalizar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ao detalhar esses parâmetros em indicadores práticos, a publicação organiza as diretrizes em oito dimensões essenciais, que abrangem desde o planejamento institucional até a relação com as famílias e a comunidade.
A primeira dimensão, Planejamento Institucional, refere-se à estruturação pedagógica e administrativa da instituição, garantindo que haja um projeto educativo claro e alinhado às necessidades das crianças. Em seguida, a dimensão Formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar destaca a importância de atividades que estimulem a curiosidade, a criatividade e a expressão infantil, fundamentais para o desenvolvimento integral.
A terceira dimensão, Interações, enfatiza a qualidade das relações entre crianças, educadores e demais profissionais, reconhecendo que o vínculo afetivo é base para a aprendizagem. Já a quarta, Promoção da Saúde, aborda práticas que garantem o bem-estar físico e emocional, incluindo alimentação adequada, higiene e acompanhamento médico quando necessário.
As dimensões Espaços, materiais e mobiliários e Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais tratam, respectivamente, da infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades e da valorização dos educadores, com formação continuada e condições dignas de trabalho.
Por fim, a sétima dimensão, Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, reforça a importância da parceria entre escola e família, além da integração com serviços locais de assistência social. A oitava dimensão, Instrumentalização assistencial do ensino, não consta como um eixo válido nos parâmetros oficiais, sendo um distrator na questão.
Diante disso, a alternativa correta é a D) I, II, III, IV, V, VI e VII, pois contempla todas as dimensões válidas apresentadas na publicação, excluindo apenas o item VIII, que não faz parte dos indicadores oficiais de qualidade para a Educação Infantil.
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