Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

Resposta:

A alternativa correta é C)

As crianças na faixa etária de 0 a 1 ano possuem necessidades específicas que devem ser atendidas por meio de ambientes adequados em instituições de educação infantil. Conforme o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (MEC, SEB, 2006), a estrutura física deve garantir o desenvolvimento saudável e integral dos bebês, contemplando espaços que permitam repouso, atividades, higiene e alimentação.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois destaca a importância de ambientes essenciais, como a sala para repouso e a sala para atividades, que são imprescindíveis para atender às necessidades básicas das crianças. Além disso, menciona outros espaços complementares, como o fraldário, o lactário e o solário, que podem ser adaptados conforme a realidade da instituição.

Essa organização espacial assegura que os bebês tenham um local adequado para dormir, brincar, explorar objetos e interagir, além de receber os cuidados necessários de higiene e alimentação. A flexibilidade na disposição desses ambientes permite que as instituições otimizem seus recursos sem comprometer o bem-estar e o desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *