As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores
- A)as reflexões e a brincadeira.
- B)as interações e a brincadeira.
- C)as interações e a psicomotricidade.
- D)as reflexões e a tradição.
- E)as reflexões e a psicomotricidade.
Resposta:
A alternativa correta é B)
As práticas pedagógicas na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Nesse contexto, os eixos norteadores propostos no currículo devem priorizar experiências que promovam o crescimento saudável e a aprendizagem significativa.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) as interações e a brincadeira é a correta, pois reflete os princípios defendidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por teóricos da educação infantil. As interações são essenciais para a construção de vínculos, a comunicação e a socialização, enquanto a brincadeira é a linguagem natural da criança, permitindo que ela explore o mundo, desenvolva criatividade e adquira conhecimentos de forma lúdica.
As demais alternativas apresentam elementos relevantes, como reflexões, psicomotricidade e tradição, mas não representam os eixos centrais da proposta pedagógica para essa etapa. A combinação interações e brincadeira garante um ambiente acolhedor, dinâmico e estimulante, alinhado com as necessidades e potencialidades das crianças na primeira infância.
Deixe um comentário