De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), para sistematização de suas propostas pedagógicas, as instituições de Educação Infantil devem: I. promover práticas de cuidado e educação na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. II. promover, desde a mais tenra idade, o acesso aos conhecimentos vinculados a diversas áreas do conhecimento, sobretudo no que se refere à leitura e à escrita. III. organizar intencionalmente as atividades das crianças ora estruturadas, ora espontâneas e livres. IV. promover a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de conteúdos básicos necessários à constituição de conhecimentos e valores. V. explicitar o reconhecimento da importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais e da identidade de cada unidade educacional nos vários contextos em que se situam. Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), para sistematização de suas propostas pedagógicas, as instituições de Educação Infantil devem:
I. promover práticas de cuidado e educação na perspectiva da integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
II. promover, desde a mais tenra idade, o acesso aos conhecimentos vinculados a diversas áreas do conhecimento, sobretudo no que se refere à leitura e à escrita.
III. organizar intencionalmente as atividades das crianças ora estruturadas, ora espontâneas e livres.
IV. promover a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo para o provimento de conteúdos básicos necessários à constituição de conhecimentos e valores.
V. explicitar o reconhecimento da importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais e da identidade de cada unidade educacional nos vários contextos em que se situam.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), as instituições de Educação Infantil devem seguir diretrizes específicas para a sistematização de suas propostas pedagógicas. Essas diretrizes incluem:
I. Promover práticas de cuidado e educação que integrem os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, reconhecendo-a como um ser completo e indivisível.
II. Garantir, desde a primeira infância, o acesso a conhecimentos de diversas áreas, com ênfase na leitura e escrita.
III. Organizar atividades intencionalmente, equilibrando momentos estruturados com outros de livre espontaneidade.
IV. Fomentar a interação entre diferentes áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo para a formação de valores e saberes essenciais.
V. Reconhecer explicitamente a importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, educadores e da própria unidade educacional em seus contextos sociais.
Analisando as alternativas, verifica-se que apenas a opção A está correta, pois contempla as afirmativas I, III, IV e V. A afirmativa II, embora relevante, não está incluída entre os critérios essenciais estabelecidos pelo documento para a sistematização pedagógica.
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