De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,
- A)igualmente, atividades de desenho, pintura e demais atividades relacionadas, exclusivamente, às artes plásticas.
- B)igualmente, atividades de alimentação, leitura de histórias, troca de fraldas, desenho, música, banho, jogos coletivos, brincadeiras, sono, descanso, entre outras tantas propostas realizadas cotidianamente com as crianças.
- C)apenas, as atividades de cunho pedagógico, ou seja, aquelas desenvolvidas no espaço da sala de aula na denominada “hora da atividade”.
- D)de modo diferenciado, as atividades de educação e cuidado, atribuindo sempre maior importância às de educação, prioridade primeira das instituições de Educação Infantil.
- E)prioritariamente, aquelas relacionadas ao cuidado como troca de fraldas, banho, sono, descanso e alimentação.
Resposta:
A alternativa correta é B)
De acordo com os fundamentos da Educação Infantil, a abordagem pedagógica deve ser holística, integrando todas as experiências vividas pela criança no ambiente escolar. A alternativa B) corretamente reflete essa perspectiva ao afirmar que os profissionais devem valorizar igualmente atividades diversas, como alimentação, leitura, higiene, expressão artística e brincadeiras.
Essa visão está alinhada com as diretrizes nacionais, que compreendem a Educação Infantil como um espaço de educação e cuidado indissociáveis. Ao contrário das opções que fragmentam ou hierarquizam as atividades (como A, C, D e E), a resposta correta reconhece que:
- Rotinas de cuidado são oportunidades pedagógicas
- Brincadeiras possuem intencionalidade educativa
- Todos os momentos constituem aprendizagens significativas
Portanto, a igual valorização de todas as vivências cotidianas, conforme proposto na alternativa B, representa a compreensão contemporânea de que na primeira infância toda interação é curricular e contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Deixe um comentário