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Discorrendo sobre a temática do processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil, Raupp (2012, p.144) pontua que “A composição do contexto histórico possibilitou localizar uma ‘nova e velha’ carreira de professoras de crianças dessa faixa etária. ‘Velha’ carreira, porque são professoras desde que o jardim de infância/classes pré-primárias passou a existir no Brasil. ‘Nova’ carreira com o reconhecimento das profissionais da educação de crianças de 0 a 5 anos na sua condição de professoras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 .[..]”. A partir da promulgação dessa lei, a necessidade de formação do professor é legalmente constituída, mas segundo Raupp, apresenta várias tensões e tendências. Marque a alternativa que aponta algumas razões citadas pela autora, que podem vir a comprometer esse processo:

Discorrendo sobre a temática do processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil,
Raupp (2012, p.144) pontua que “A composição do contexto histórico possibilitou localizar uma ‘nova e velha’
carreira de professoras de crianças dessa faixa etária. ‘Velha’ carreira, porque são professoras desde que o
jardim de infância/classes pré-primárias passou a existir no Brasil. ‘Nova’ carreira com o reconhecimento das
profissionais da educação de crianças de 0 a 5 anos na sua condição de professoras na Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDBEN) de 1996
.[..]”. A partir da promulgação dessa lei, a necessidade de formação do
professor é legalmente constituída, mas segundo Raupp, apresenta várias tensões e tendências. Marque a
alternativa que aponta algumas razões citadas pela autora, que podem vir a comprometer esse processo:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil, conforme analisado por Raupp (2012), apresenta uma dualidade histórica: ao mesmo tempo em que se configura como uma carreira "velha" – por existir desde os primórdios da educação pré-escolar no Brasil –, também se revela "nova" devido ao reconhecimento legal dessas profissionais pela LDBEN de 1996. Essa conquista jurídica, contudo, não eliminou as tensões inerentes ao processo formativo dessas educadoras.

Conforme a alternativa correta (A), destacam-se fatores críticos que comprometem a consolidação dessa formação:

  • A influência de organismos multilaterais nas diretrizes formativas, privilegiando uma epistemologia da prática em detrimento de bases teóricas mais sólidas;
  • A ressignificação da teoria do capital humano como fundamentação pedagógica, subordinando a formação a lógicas produtivistas;
  • A crescente hibridização entre público e privado na oferta formativa, com predominância de interesses mercadológicos;
  • O aligeiramento da formação inicial, comprometendo a construção de repertórios profissionais consistentes.

Esses elementos, conforme a análise da autora, refletem contradições profundas no campo da formação docente para a primeira infância, onde avanços legais convivem com modelos formativos frágeis e instrumentalizados.

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