Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre: I – A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas. II – Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
organização de práticas na Educação Infantil
argumentam sobre:
crianças pequenas.
exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento
social humano.
brinquedos para exploração e envolvimento das crianças
em diferentes situações possíveis pode se configurar
como atividade infantil.
- A)A afirmativa I está incorreta.
- B)A afirmativa II está incorreta.
- C)A afirmativa III está incorreta.
- D)Todas afirmativas estão corretas.
- E)Todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresenta três fundamentos teóricos histórico-sociais para a organização de práticas na Educação Infantil, discutindo aspectos cruciais do desenvolvimento infantil e do papel do educador. A análise das afirmativas revela que:
Afirmativa I: Está correta ao destacar a importância da intervenção intencional e consciente do professor, pois a mediação pedagógica é essencial para promover aprendizagens significativas na primeira infância.
Afirmativa II: Está incorreta (conforme o gabarito) ao reduzir o desenvolvimento humano apenas às condições biológicas, ignorando a dimensão sociocultural que é fundamental na perspectiva histórico-social. O ser humano se constitui nas relações sociais e pela cultura.
Afirmativa III: Está correta ao valorizar a oferta diversificada de objetos e brinquedos, pois estes são mediadores culturais importantes para o desenvolvimento infantil através da atividade lúdica.
Portanto, apenas a afirmativa II apresenta um equívoco teórico, tornando a alternativa B a correta. Esta análise reforça a importância de compreender a criança como sujeito social que se desenvolve nas interações com o meio culturalmente organizado.
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