Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:
Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:
- A)Uma prática curricular articulada com o conjunto de práticas sociais que constituem, não apenas a escolarização, mas toda a experiência que nos institui como sujeitos.
- B)A ideia de que o currículo escolar constitui um marco que delimita a inserção das crianças em sistema de significação, nos quais elas representam coisas, aprendem a conviver com a diferença, partilham significação e ampliam sua compreensão da realidade.
- C)Um ponto de vista de que a vida se encontra em eterno movimento de equilíbrio e que as relações sociais acompanham esse movimento.
- D)A perspectiva de uma visão unitária da cultura, que não problematiza as relações sociais porque conserva ideias de estabilidade e de harmonia no mundo social.
- E)A ideia de uma educação assistencial, preconceituosa em relação à pobreza e descomprometida quanto à qualidade do atendimento.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, a concepção de que todas as crianças devem ter acesso a elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e inserção social está fundamentada em uma visão ampla e integradora da educação. A alternativa A) corretamente expressa essa ideia ao destacar a importância de uma prática curricular articulada não apenas com a escolarização, mas com todas as práticas sociais que nos constituem como sujeitos.
Essa abordagem reconhece que o currículo não deve ser um elemento isolado, mas sim parte de um contexto mais amplo, que inclui as experiências culturais, sociais e afetivas das crianças. Ao contrário de uma visão assistencialista (alternativa E) ou de uma perspectiva que ignora as desigualdades sociais (alternativa D), a proposta dos referenciais enfatiza a necessidade de uma educação que dialogue com a diversidade e promova a equidade.
As demais alternativas apresentam visões parciais ou equivocadas. A alternativa B, embora contenha elementos válidos sobre a função do currículo, reduz sua importância a um "marco delimitador". Já a alternativa C, apesar de mencionar o movimento social, não capta a essência da proposta curricular defendida nos referenciais nacionais.
Portanto, a alternativa A é a que melhor representa os princípios dos referenciais curriculares para a Educação Infantil, ao defender uma prática educativa conectada com as múltiplas dimensões da vida social e cultural.
Deixe um comentário