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Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:

Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, a concepção de que todas as crianças devem ter acesso a elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e inserção social está fundamentada em uma visão ampla e integradora da educação. A alternativa A) corretamente expressa essa ideia ao destacar a importância de uma prática curricular articulada não apenas com a escolarização, mas com todas as práticas sociais que nos constituem como sujeitos.

Essa abordagem reconhece que o currículo não deve ser um elemento isolado, mas sim parte de um contexto mais amplo, que inclui as experiências culturais, sociais e afetivas das crianças. Ao contrário de uma visão assistencialista (alternativa E) ou de uma perspectiva que ignora as desigualdades sociais (alternativa D), a proposta dos referenciais enfatiza a necessidade de uma educação que dialogue com a diversidade e promova a equidade.

As demais alternativas apresentam visões parciais ou equivocadas. A alternativa B, embora contenha elementos válidos sobre a função do currículo, reduz sua importância a um "marco delimitador". Já a alternativa C, apesar de mencionar o movimento social, não capta a essência da proposta curricular defendida nos referenciais nacionais.

Portanto, a alternativa A é a que melhor representa os princípios dos referenciais curriculares para a Educação Infantil, ao defender uma prática educativa conectada com as múltiplas dimensões da vida social e cultural.

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