O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo. I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças. II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças. III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola. IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores. Assinale a alternativa CORRETA.
O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo.
I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.
II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças.
III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola.
IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.
V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) destaca a importância da cooperação entre instituições de ensino, famílias e a rede de proteção social como uma das sete dimensões essenciais para garantir a qualidade na educação infantil. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com os princípios do documento.
A afirmativa I está correta, pois reforça o papel da instituição de Educação Infantil como um espaço de socialização e aprendizagem, onde a participação das famílias enriquece a vivência das crianças. A afirmativa II também está correta, ao ressaltar que a garantia dos direitos das crianças é uma responsabilidade compartilhada, envolvendo não apenas a escola e a família, mas também a Rede de Proteção Social.
A afirmativa III está incorreta, pois o plano de ação deve ser construído de forma coletiva, com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, e não apenas pelos dirigentes da escola. Já a afirmativa IV está correta, pois incentiva a criatividade para envolver as famílias na avaliação dos indicadores, promovendo maior engajamento. Por fim, a afirmativa V está correta, ao destacar a necessidade de acessibilidade e inclusão, buscando recursos especializados quando necessário.
Portanto, a alternativa A) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas é a resposta correta, conforme indicado no gabarito.
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